De acordo com dados da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotivos), houve um aumento considerável na procura de usados e seminovos no Brasil durante o período da pandemia.
E entre os pontos que mais chamam a atenção desse levantamento, vale destacar pelo menos 2 tendências importantes em que todo revendedor deveria ficar de olho: o aumento da demanda online e a busca por promoção de carro.
E é justamente sobre essas oportunidades que vamos falar neste post. Abordaremos algumas dicas fundamentais sobre como melhorar o desempenho de suas vendas no cenário virtual e montar uma estratégia de promoção de carros imbatível para o seu negócio.
Então, sem mais delongas, vamos às dicas. Boa leitura!
Afinal, onde focar minha promoção de carro?
Antes de começar com as dicas práticas, vamos aproveitar algumas informações importantes desse mesmo levantamento destacado na introdução. Ele aponta para um cenário bem interessante e completamente diferente do ano passado, por exemplo, em especial por conta dos impactos da pandemia. E tudo isso pode ajudar você a rever ou direcionar suas estratégias de vendas de carros.
O primeiro ponto é o crescimento nas compras de usados e seminovos, tendo em vista que, devido ao contexto da pandemia da Covid-19 e as paralizações nas linhas de produção, os veículos 0Km tiveram uma queda significativa de produção (31,6%) em 2020.
Outros pontos interessantes do mesmo levantamento da Fenauto foram:
- 64% dos entrevistados prefeririam financiar seus veículos;
- 95% disseram que gostariam de trocar seus carros esse ano;
- 8% pretendem comprar um veículo como alternativa aos riscos de contágio da Covid-19;
- houve 20% de aumento na compra online de carros.
E é com base nesses dados que você pode focar melhor sua estratégia e criar uma promoção de carros mais direcionada ao que o público busca.
E como criar uma promoção de carros de sucesso?
Há inúmeras estratégias para criar uma promoção de carros mais eficiente. Porém, como em qualquer outro negócio, cabe ao revendedor conhecer bem o seu mercado, entender o que o consumidor procura e atender às suas necessidades.
Logo, não há uma receita pronta de promoção de carro para a sua loja ou revenda. Mas nada impede de darmos algumas ideias e sugestões fundamentais para você se inspirar e correr atrás dos resultados. Então, anote aí!
Trabalhe melhor seu preço
Quando o assunto é revenda de veículos, o preço sempre é fator diferencial e decisivo na hora de assinar a papelada. Afinal, o cliente sempre vai querer economizar e, se você não flexibilizar, a concorrência faz, certo?
Logo, trata-se de um jogo em que, muitas vezes, é preciso ceder para ganhar. Para isso, além da tabela Fipe, baseie seu preço na média aplicada pelo mercado e pela concorrência em sua região.
Isso não significa necessariamente vender abaixo, mas equilibrar dentro de uma média justa e atrativa para quem busca o carro. Uma outra dica é sempre trabalhar com margens flexíveis de preço mínimo, caso o cliente negocie muito. Ou seja, defina um percentual de desconto possível e flexibilize o valor final da venda para aumentar as chances de negociação.
Ofereça condições de pagamentos diferenciadas
Conforme vimos, um dos chamarizes para uma promoção de carro eficiente está na facilidade de pagamento oferecida pelo vendedor.
Logo, simplesmente disponibilizar opções de financiamento do veículo não é mais um diferencial por si só. É preciso ir além!
E, muitas vezes, alguns detalhes e vantagens fora da curva já são suficientes para agregar mais atração ao seu cliente, como taxas de juros mais baixas, financiamento direto, carência de alguns meses para a primeira parcela, parcelamento mais flexível etc. Se você trabalha com uma financeira parceira, é importante discutir com ela essas condições. E nunca é demais ficar ligado na concorrência e nas condições oferecidas por ela.
Forneça a documentação e revisões pré-entrega
Outra forma de agregar valor à sua promoção de carro é facilitando a vida — e o bolso — do cliente. Ou seja, além do preço, é possível oferecer outras economias no valor do veículo, seja de tempo, seja de dinheiro mesmo.
Por exemplo, documentação e IPVA pago no ano já são, indiscutivelmente, fatores que convencem mais na hora da compra.
E dá para ir além! Por exemplo, sua loja pode garantir uma revisão completa pré-entrega, entre outros fatores que aumentam a credibilidade, transparência e garantias para o comprador.
Agregue diferenciais à venda
O vendedor de carros pode oferecer mais do que a simples venda do veículo, ainda que tais serviços não façam parte de sua especialidade. Por exemplo, que tal fechar parcerias com estabelecimentos vizinhos e agregar diferenciais e vantagens ao comprador?
Serviços de higienização, customização, som, embelezamento e até descontos em abastecimentos, troca de óleos e manutenções podem servir de exemplos práticos e que valorizam ainda mais a sua promoção de carro. Você é parceiro de algum posto ou oficina, por exemplo? Será que seria possível negociar um voucher para entregar a quem sair de carro novo da sua loja? Este é um exemplo de como você pode ir além.
Invista na venda online
Por fim, a sua promoção de carro ganha ainda mais notoriedade quando você sabe aproveitar as oportunidades que só a internet proporciona. Hoje, a venda de carro online já é uma realidade em todo o Brasil — dados da OLX indicam que 85% dos estabelecimentos que comercializam veículos no Brasil já anunciam no online. Mais do que isso, trata-se de uma tendência repleta de vantagens e benefícios para o seu negócio, assim como para o consumidor em geral.
Sendo assim, capriche nos seus anúncios e usufrua de todas as ferramentas disponibilizadas pelas plataformas de vendas de grande alcance. Para você ter sucesso, uma primeira dica é preencher sempre por completo todas as informações solicitadas no site. Insira também fotos e vídeos de alta qualidade, aposte em títulos chamativos e objetivos, faça uma descrição detalhada de cada diferencial do carro e aumente os seus canais de contato com o mercado.
Em resumo, essas são algumas dicas e estratégias essenciais para se criar uma boa promoção de carro, tanto em sua loja ou concessionária, como no universo online em seu site e em plataformas especializadas. Sendo assim, sem perder tempo, coloque as ideias no papel, avalie bem as necessidades de seu público, pesquise todos os canais de venda e comece agora mesmo a ampliar suas oportunidades para vender mais.
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