Prospecção de novos clientes: por que esse é o momento para investir em novas oportunidades?

Como fazer a prospecção de novos clientes no pós-pandemia? Descubra a resposta para essa e outras dúvidas

prospecção de novos clientes

O ano de 2020 tem sido desafiador e complexo. Como sabemos, a pandemia modificou o mercado, criando novas regras para o jogo. Por isso, aproveitamos o momento para falar sobre um detalhe muito especial nesse tema: é hora de investir na prospecção de novos clientes.

Em pleno final de ano, fica claro para as empresas que esse é o momento adequado para partir para o ataque, abandonando a postura defensiva de contenção de danos adotada no início de 2021. Agora, vamos mostrar como você pode fazer isso, acelerando as suas vendas. Acompanhe!

Qual o impacto da pandemia nas vendas empresariais?

A crise de 2020 foi um dos episódios mais catastróficos na história da economia moderna. Afinal de contas, a pandemia criou uma série de obstáculos operacionais, dificultando a atuação de praticamente todos os setores do mercado, seja imobiliário, automotivo e afins.

Inclusive, essa queda não aconteceu apenas na ponta lojista e prestadora de serviços, mas também nos setores industriais e logísticos, responsáveis por fabricar e escoar a produção nacional. Assim, o distanciamento, que foi fundamental para reduzir o contágio, também contribuiu para a desaceleração econômica da cadeia produtiva.

Por conta disso, a maioria das empresas foi pressionada por uma queda no faturamento, que afetou tanto os negócios B2B como B2C — com algumas exceções posicionadas em setores estratégicos para a resolução da pandemia, como farmacêutico e alimentício.

Mas além desse desaquecimento geral da produção e do mercado, o consumo também caiu drasticamente por uma mudança no comportamento do consumidor. Em um cenário repleto de incertezas, as pessoas adotaram uma postura mais defensiva e cautelosa com o próprio dinheiro.

Por isso, frequentemente falamos em nosso blog que a pandemia chacoalhou o mercado brasileiro, assim como os demais ao redor do mundo. Em pouquíssimo tempo, tudo mudou.

Qual a importância de investir em novas formas de prospecção na pandemia?

O mercado mudou. Por isso, as suas estratégias devem mudar. Essa é a justificativa para adotar um novo conjunto de ferramentas para a captação de clientes. Antes da pandemia, o atendimento e a prospecção em meios convencionais eram bastante comuns.

No entanto, o distanciamento social de 2020 acelerou a modernização do consumidor brasileiro, fazendo com que ele se habituasse ao consumo nos meios digitais. Por isso, mais do que nunca, é importante que a sua marca e equipe de vendas estejam preparadas para lidar com o cliente onde ele está: na internet, nas redes, nos sites e na OLX.

A jornada de compra mudou drasticamente, até mesmo para modelos de negócios que eram em sua maioria presenciais, como as vendas automotivas e imobiliárias. Agora, ambas as operações precisam modernizar sua presença online, captando leads e finalizando os negócios com a maior agilidade possível ainda no ambiente digital.

Para aumentar as vendas online, é fundamental investir em soluções de base, como uma nova estratégia de marketing e a implementação de novas formas para captar leads em todas as suas pontas de atendimento, como a sua galeria de anúncios da OLX, site próprio e chats nas redes sociais.

Como adaptar a prospecção de novos clientes ao momento atual?

Digamos que você seja responsável pela gestão de vendas e marketing de uma imobiliária. Ao longo de 2020, você deve ter percebido como o fluxo presencial na sede da corretora diminui drasticamente — isso se você estava lá para ver, pois são altas as chances de que você também adotou o home office.

Seja como for, essa realidade é indicativa de algo muito importante: a captação de leads presenciais não é mais a regra do jogo. Embora continue a ser uma estratégia interessante, o meio digital consolidou sua dominância tática devido à modernização provocada por 2020. Por isso, a sua marca precisa estar onde os clientes estão!

Redes sociais

Obviamente, a sua empresa já tem pelo menos uma página nas redes. Mas agora é o momento de investir nessa solução, produzindo conteúdos interessantes e que sejam capazes de engajar a audiência, gerando conexões, contatos e oportunidades.

Plataformas de anúncio

Não importa se você vende carros, imóveis ou eletrônicos, os clientes precisam encontrar os seus produtos em um portal de ampla visibilidade. É por isso que investir em planos pagos é tão importante, pois esses recursos ampliam o alcance, destaque e permanência dos seus anúncios nos portais classificados, como a OLX.

Site próprio

Além da presença nas redes, é fundamental que você também conte com o cartão de visita oficial da sua empresa, um site próprio. O objetivo dessa página, além de apresentar o seu portfólio de produtos, é gerar o reconhecimento da sua marca e criar outra ponta para a captação de novos leads.

Mensageiros

Por fim, os principais mensageiros, como Messenger, WhatsApp e Telegram, são soluções extremamente populares e funcionais. Por isso, é importante ter canais de atendimento bem estabelecidos nessas plataformas, garantindo comodidade e segurança para o contato do consumidor.

Como a OLX pode ajudar nessa jornada?

Caso não saiba, a OLX é uma máquina de vendas referencial no Brasil. A cada mês, nossa plataforma é responsável por mais de 2 milhões de vendas realizadas no país — um resultado possível por conta das mais de 7 milhões de pessoas que acessam a nossa plataforma todos os dias. Além disso, vale notar que:

  • mais de 1,4 milhão de pessoas procuram por imóveis na OLX diariamente;
  • a cada 4 carros vendidos no Brasil, 1 é por meio da OLX;
  • a cada 3 motos vendidas no Brasil, 1 é por meio da OLX;
  • mais de 5 mil caminhões e 2 mil barcos e aeronaves são vendidos em nossa plataforma a cada mês;
  • o mercado de autopeças transaciona mais de R$280 milhões por mês em nossa plataforma;
  • cerca de 300 mil celulares são vendidos em nossa plataforma por mês.

Literalmente, não importa o que você venda — imóveis, carros, motos, caminhões, barcos, aeronaves, serviços, empregos, peças, eletrônicos, instrumentos ou afins — a OLX tem uma solução para você: os Planos Profissionais.

Os pacotes consideram entre 5 a 100 anúncios mensais, que são alavancados pelos parâmetros da nossa plataforma, ficando em destaque por um maior tempo e, consequentemente, alcançando o número maior de acessos, contatos e conversões.

Então, não perca a oportunidade de alavancar a sua prospecção de novos clientes. Entre agora em contato com a nossa equipe e conheça os nossos planos e diferenciais!

Inscreva-se pra não perder nada!