Você já parou para pensar em como a forma que uma concessionária ou de uma loja de carros é vista pelo público pode ser uma grande aliada nos negócios? Nessa percepção, tanto a identidade visual, como seu logotipo e seus elementos de identificação, quanto as práticas organizacionais seguidas podem impactar na imagem que a empresa transmite.
É pensando nisso que muitos desses negócios têm apostado no rebranding como uma forma de se destacar da concorrência. Para ter sucesso com a iniciativa, no entanto, é importante conhecer bem suas características e identificar o melhor momento para aplicar.
Continue lendo este post para ficar por dentro do rebranding na concessionária ou loja de carro!
O que é rebranding?
O rebranding é definido como um conjunto de ações tomadas por uma empresa com o objetivo de atualizar ou reposicionar sua marca no mercado. Essa é uma estratégia de marketing que busca promover uma mudança positiva da percepção do público com relação ao negócio.
Em busca desse objetivo, existe uma série de iniciativas que podem ser adotadas pelos gestores. Muitas empresas recorrem a alterações no logotipo, à criação de um slogan atrativo, à implementação de uma nova paleta de cores e estilos de fontes em sua comunicação e, em alguns casos, até à mudança no seu próprio nome.
No entanto, é preciso ter em mente que esse é um processo que pode ir bem além das atualizações visuais. A verdade é que um bom rebranding deve refletir em toda a estrutura da empresa, de modo que seus procedimentos no dia a dia acompanhem esse novo momento na relação com os clientes.
Quando ele deve ser feito?
Há diferentes situações em que o rebranding pode ser aplicado na estratégia de uma empresa. Saber identificar esses momentos é fundamental para que o projeto tenha bons resultados e atinja seus objetivos.
Um desses casos é quando se percebe que a mensagem transmitida pela empresa já não está mais alinhada com as características de seus potenciais consumidores. Quando isso acontece, sua competitividade é prejudicada, demandando um plano de ação de marketing para reposicionar o negócio.
Vale também para quando a meta é atingir novos públicos-alvo, buscando desenvolver uma comunicação mais ampla e amigável a diferentes perfis. A estratégia ainda pode ser adequada quando se pretende expandir sua atuação para novos mercados, passo que costuma exigir um planejamento intenso, inclusive na forma como a empresa é vista.
Recuperar a imagem prejudicada de uma marca pode ser outro objetivo para a aplicação do rebranding. Por meio dessa ação, a empresa pode revitalizar sua conexão com os consumidores, facilitando a transmissão de seus novos valores e eventuais mudanças no modelo de negócios.
Qual é a sua importância?
A percepção que os consumidores têm sobre uma empresa é capaz de influenciar de maneira significativa em sua decisão de compra. Quando uma pessoa se depara com uma marca, é inevitável que ela faça uma série de associações que vão ajudar a criar uma imagem positiva ou negativa. Muitas vezes, isso acontece sem que nem mesmo esse consumidor tenha tido alguma relação de fato com o negócio.
É preciso compreender que a relação entre empresa e consumidores vem passando por constantes mudanças nos últimos anos. Nesse novo contexto, passam a ser mais valorizados aspectos como a boa comunicação, a praticidade, a empatia e tudo o que contribua na experiência que ela proporciona na relação com os clientes.
O processo de rebranding busca então externar esses atributos, para que seja possível identificá-los na empresa assim que entramos em contato com ela. É como se a estratégia ajudasse a conquistar os consumidores à primeira vista.
E, para garantir que eles retornem, a estratégia ainda prepara os colaboradores e os procedimentos internos para um projeto de atuação mais moderno e alinhado com as expectativas dos consumidores.
Além de todos esses benefícios, o rebranding pode conferir uma motivação adicional também à equipe, que se sentirá mais animada para trabalhar com esse novo modelo. Como uma reação em cadeia, todas as áreas de uma empresa podem sentir os benefícios dessa estratégia de marketing quando bem executada.
Por que fazer rebranding durante o processo de migração para o digital?
A migração para o ambiente digital é um dos principais caminhos que uma empresa deve seguir para se manter competitiva e atual. No entanto, para que o negócio se consolide na Internet, muitas vezes é preciso adequar a sua imagem para esse novo meio, que é marcado pelo dinamismo, pela inovação e pela experiência dos usuários.
É aí que a estratégia de rebranding entra na história, oferecendo alternativas para que a empresa atualize os elementos que forem necessários para esse novo momento. O seu planejamento para esse objetivo deve considerar as particularidades do mercado online e dos consumidores na rede, estabelecendo isso como uma referência da nova maneira como a empresa quer ser vista.
O gestor que pretende levar a sua empresa para a Internet, como no caso de uma concessionária online, pode esperar bons resultados com a iniciativa, mas também deve se lembrar de que haverá bastante concorrência. Por isso, incluir uma estratégia de rebranding nesse processo pode ser o diferencial para colocar o negócio em destaque.
Como fazer rebranding na concessionária ou loja de carros?
Se a ideia é colocar a sua loja de carros ou concessionária no ambiente digital, alguns passos podem ajudar a estruturar o seu planejamento. O primeiro deles é realizar um diagnóstico completo do negócio, buscando identificar os aspectos que podem ser otimizados e atualizados para essa nova fase.
Para isso, o ideal é contar com o feedback de funcionários, clientes e consumidores em geral para entender com mais precisão qual é a imagem passada pela empresa. A partir daí, fica mais fácil desenvolver um plano de ação que tenha por objetivo tornar a marca relevante e atrativa na rede.
Faça também um mapeamento dos seus concorrentes, a fim de descobrir quais são os seus pontos fortes e como eles podem servir de inspiração para o seu negócio. Busque se posicionar nos canais de mídia mais relevantes, focando a comunicação no seu público-alvo e na oferta do que eles desejam consumir no ambiente digital.
Ao fazer o rebranding na concessionária ou loja de carros, todas as ações devem girar em torno da atração, retenção e satisfação dos clientes. Assim, com certeza eles criarão um conceito positivo sobre o negócio, ajudando a fazer dele uma verdadeira referência na hora de negociar veículos.
Quer continuar aprendendo sobre temas como rebranding na concessionária? Confira então o nosso conteúdo sobre experiência do consumidor na compra de carros e entenda por que esse assunto é tão importante!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.