No mundo em que vivemos atualmente, a reputação online das empresas tem grande importância para o consumidor que quer adquirir um produto ou um serviço.
Com a facilidade de acesso à internet, muitas pessoas já criaram o hábito de checar as informações dos estabelecimentos antes de fechar um negócio — ainda mais quando o valor for muito alto, como na compra de um automóvel.
Se antigamente a comunicação era limitada à família, aos amigos e ao pessoal do trabalho, hoje em dia um só indivíduo pode usar as redes sociais para chegar a milhares de pessoas. Nesse cenário, as empresas devem ficar atentas ao que os clientes estão falando delas e, é claro, devem se preocupar com a sua apresentação no ambiente digital.
Confira a seguir diversas dicas para melhorar a reputação online da sua revendedora de veículos e evitar prejuízos financeiros. Acompanhe!
Ter uma política de atendimento ao cliente
Pode custar muito caro a uma empresa deixar que algum problema grave aconteça com o seu comprador para só depois criar uma política de atendimento. O ideal é definir com antecedência algumas regras de como lidar com os pedidos dos consumidores. Dessa forma, é possível evitar conflitos maiores, que geram uma bola de neve e mancham a imagem do estabelecimento no mercado.
A empresa deve ter uma área específica que cuide do atendimento ao cliente, e esse serviço precisa ser realizado por diversos canais, como sites, redes sociais, chats, entre outros. Assim, você é capaz de oferecer a comodidade que o consumidor espera.
É importante que o negócio se antecipe na resolução de problemas também para demonstrar que tem proatividade e atenção ao cliente.
Ter presença no mundo online e offline
Ansiosas para marcar território no mundo online, algumas empresas se apressam em publicar conteúdos nas redes sociais, mas se esquecem de buscar o equilíbrio entre a presença digital e a maneira como realmente atuam nos pontos de atendimento.
No caso de uma revendedora de veículos, é importante ter uma espécie de “casamento” entre o que é mostrado nos canais online e aquilo que as pessoas vão encontrar na loja.
Por exemplo, se o estabelecimento divulga o número de WhatsApp, é essencial ter um colaborador responsável por atender quem procura a empresa por esse canal.
Avaliar a reputação online periodicamente
É indispensável criar mecanismos para medir a reputação da empresa ao longo do tempo. Vários motores de busca e redes sociais oferecem ferramentas de avaliação dos estabelecimentos, permitindo que as pessoas deem notas e façam comentários.
Além desses meios, as próprias empresas podem realizar questionários para descobrir a opinião dos clientes e acompanhar dados como o número de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais.
Também é importante ter critérios quantitativos e qualitativos a fim de avaliar a sua reputação online. Com os dados coletados, é possível traçar estratégias de relacionamento com cada público. De acordo com o tipo de cliente, você encontra a melhor abordagem e o canal ideal para interagir com ele.
Criar anúncios de qualidade
As pessoas avaliam praticamente tudo o que veem, mesmo que não comentem com ninguém. Por exemplo, em uma loja física, o comprador presta atenção na maneira como o vendedor se comporta, reparando em seu jeito de se vestir e de falar.
Além disso, ele também percebe se o local está limpo e organizado e se a infraestrutura é boa. De acordo com o ambiente que o cliente encontrar, ele pode ver que a empresa passa credibilidade e se sentir mais seguro para comprar, certo?
Na internet, a avaliação dos consumidores também tem bastante força. Nesse caso, o tipo de anúncio pode dizer muito sobre uma revendedora de veículos. Por exemplo: a qualidade das fotos, as cores utilizadas e se os textos foram bem escritos são alguns dos aspectos levados em conta pelos potenciais clientes.
Por isso, é necessário investir em uma divulgação de qualidade, que transmita exatamente a imagem que a revendedora quer passar para o mercado. Lembre-se de que um anúncio bem-elaborado pode fechar uma venda!
Afinal, quando a divulgação é ruim, o possível comprador logo desconfia da reputação do estabelecimento. Mas quando o anúncio é completo e de qualidade, ele não tem medo de seguir adiante no negócio.
Monitorar comentários sobre a empresa
A internet é muito dinâmica e a informação circula com rapidez no ambiente digital. Por isso, a revendedora de automóveis deve ficar atenta aos comentários postados sobre ela. Reclamações e boatos publicados na web podem afastar os potenciais clientes, e isso pode custar caro para a sua reputação.
Ao fazer um monitoramento contínuo com as ferramentas apropriadas, o estabelecimento evita que um mal-entendido se transforme em um conflito mais grave, com prejuízos à imagem do negócio.
Nesse sentido, é necessário ter uma equipe preparada para lidar com reclamações e tentar diminuir os sentimentos negativos dos clientes. Em alguns casos, com um atendimento personalizado, respeitoso e prioritário você já consegue reverter a situação.
Responder às dúvidas e reclamações dos consumidores
Hoje em dia, além do tradicional Procon, o consumidor conta com vários canais na web para fazer críticas e solicitações. Entre essas plataformas, estão os sites Reclame Aqui e o Consumidor.gov.br.
A empresa que busca uma reputação online saudável deve estar presente nessas ferramentas para responder rapidamente aos questionamentos que surgirem.
Como parte da política de atendimento, o negócio deve ter procedimentos eficientes a fim de atender às demandas. Não basta elaborar respostas prontas que não resolvem nada, pois elas só aumentam a impaciência do consumidor.
Por mais que gaste tempo, um esforço na busca por soluções no presente é capaz de evitar confusões maiores e até gerar novas vendas no futuro. Afinal, um cliente que se sente respeitado e bem-atendido pela marca depois de um problema pode se tornar fiel e até indicá-la para conhecidos.
Como você viu, a reputação online é essencial no sucesso das empresas, especialmente de uma revendedora de carros. No cenário atual, a internet é um filtro para os negócios. Por isso, estar bem-posicionado nesse ambiente facilita a aproximação com o consumidor e aumenta as vendas.
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