O salão do automóvel é um evento que apresenta inovações no mundo automobilístico, por isso, as montadoras têm grandes expectativas quanto às apresentações de novos modelos. Além de concentrar muitos jornalistas e especialistas, essas amostras atraem profissionais da área, vendedores de carros, turistas e o público em geral.
A visita a esses eventos é interessante para conhecer os últimos lançamentos automotivos, as tecnologias aplicadas e as projeções para a área.
Neste artigo, vamos comentar sobre a importância e a tradição desses eventos, além de mostrar como funciona o salão do automóvel. Listamos, também, os principais eventos do setor no mundo, com as características de cada um e a forma como esses acontecimentos ditam as tendências no mercado. Acompanhe!
A importância dos salões de automóvel
Tanto para a indústria automobilística quanto para os apaixonados por veículos, os salões do automóvel são eventos de máxima importância. Essas amostras permitem que o público acompanhe novas tendências de design automotivo e incorpore o uso das tecnologias inovadoras nos automóveis.
Admiradores de carros do mundo todo sempre aguardam com muita expectativa esses eventos, para conferirem as tendências do salão de automóvel e os lançamentos revolucionários do mercado automotivo, que farão parte da indústria automobilística nos anos seguintes.
A tradição dos salões do automóvel
Todos os anos, em diversas cidades do mundo, são realizados os salões do automóvel, com o objetivo de reunir as marcas mais importantes do setor para lançarem as novidades no mercado. Em um evento como esse, podem ser encontrados os carros mais cobiçados do momento e várias pessoas interessadas nos modelos.
Diversos apaixonados por carros sonham em participar desses acontecimentos, principalmente os localizados nas grandes cidades. A seguir, veja quais são os principais salões do automóvel do mundo.
1. Salão de Automóvel de Genebra
Embora não seja sede das grandes montadoras — devido à sua localização geográfica, com posição central na Europa —, o Salão de Automóvel de Genebra se tornou um dos mais importantes eventos do setor no mundo.
O local de exposição fica ao lado do aeroporto internacional da cidade, facilitando o planejamento logístico e o acesso de pessoas de todas as partes.
Realizado desde 1905, este salão se destaca pela apresentação de automóveis super velozes, muito buscados pelo público europeu. Em 2019, o evento teve baixas consideráveis com a saída de empresas como Hyundai, Ford, Land Rover, Volvo e Jaguar. Mesmo assim, continua sendo uma visita obrigatória para os apaixonados por automóveis. O evento acontece anualmente, sempre em março.
2. Salão de Automóvel de Nova Iorque
A eficiência para organizar grandes eventos, assim como a paixão por carros, são aspectos inerentes à cultura norte-americana. O primeiro Salão do Automóvel de Nova Iorque ocorreu em 1900, e foi um sucesso. A partir de então, a cidade começou a sediar exposições, feiras e salões dedicados aos automóveis como uma forma de impulsionar o turismo.
3. Salão de Automóvel de São Paulo
São Paulo é a sede do maior salão do automóvel da América Latina. Em geral, a participação do público atinge cerca de um milhão de visitantes por edição, fazendo com que o evento ocupe a posição de 4º maior do mundo. Além disso, em bienais, essa exposição tem se tornado vitrine de novidades para os principais mercados automobilísticos.
4. Salão de Automóvel de Frankfurt
Realizado desde 1897, o Salão do Automóvel de Frankfurt é considerado o maior evento de exposição de veículos do mundo. O salão é famoso por seus mais de 200 mil metros de exposição, que recebem a visita de mais de um milhão de pessoas a cada edição. A organização do evento é feita pela Associação da Indústria Automotiva Alemã, e o salão de automóveis acontece a cada dois anos.
Curiosamente, para manter o interesse no evento, os organizadores reservam os anos ímpares para veículos comerciais e os pares para mostrar carros de passeio. O objetivo é apresentar as principais novidades e tendências para o segmento, servindo como palco para lançamentos das tecnologias em desenvolvimento.
5. Salão de Automóvel de Paris
O Salão do Automóvel de Paris alterna com o evento de Frankfurt, e se diferencia da edição alemã pela apresentação de carros clássicos restaurados e das novidades europeias. Trata-se de uma das principais feiras de automóveis do mundo, realizada a cada biênio (em anos pares), sempre no mês de outubro. O evento acontece no Parque de Exposições Porte de Versailles e sua frequência costuma ultrapassar mais de um milhão de visitantes.
São fabricantes, jornalistas, profissionais do segmento e admiradores de automóveis que buscam a revelação de novos modelos e tecnologias. No “Paris Motor Show” os interessados podem conhecer de perto as últimas novidades de veículos de todo o mundo, dos menos conhecidos aos mais famosos, de hiper-desportivos a veículos elétricos. Além dos veículos de última geração, a feira disponibiliza uma exposição histórica e visitação em horário de funcionamento noturno em algumas datas específicas.
6. Salão de Automóvel de Tóquio
O Japão é reconhecido por altos investimentos no desenvolvimento tecnológico em eletrônica e robótica, e isso não poderia ser diferente em relação ao salão de Tóquio.
Esse é considerado o evento automobilístico mais tradicional em relação à apresentação de automóveis-conceito, bem como protótipos de carros automáticos, com inovações como conectividade, inteligência artificial e combustíveis alternativos, como os motores elétricos.
Ele também é conhecido por reunir fabricantes de marcas consagradas de motocicletas do país, sendo a maior vitrine do tipo no continente asiático. O evento acontece a cada dois anos em outubro, encerrando o circuito das feiras de automóveis e grandes salões.
7. Salão de Automóvel de Detroit
Embora seja considerado decadente e tenha perdido espaço para os salões de Nova Iorque e Los Angeles, o North American International Auto Show, localizado em Detroit, continua sendo considerado o mais charmoso e o maior dos Estados Unidos.
Ele acontece anualmente no mês de janeiro e traz toda a aura e história da cidade, que foi líder no segmento no auge da indústria automobilística norte-americana, com seus carros robustos. É por isso que muitas fabricantes continuam apresentando suas novidades nesse evento.
Em 2019, o salão de Detroit apresentou os modelos RAM 1500 e 2500 — veículos comerciais, como as picapes gigantes da Ford enviadas para o mercado brasileiro. Nesse evento, também ocorreu a divulgação dos vencedores dos prêmios de carro e caminhão do ano, colocando-o em evidência.
Saber o que é o salão do automóvel permite identificar uma das principais tradições do mercado automotivo. Esses eventos também significam inovação, pois motivam grandes montadoras a aplicarem novas tecnologias — como ocorre com os carros da Toyota — e apresentá-las a milhares de pessoas, como jornalistas, especialistas e o público em geral.
Gostou deste artigo? Para saber mais sobre como vender automóveis e as tendências do mercado, entre em contato conosco!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.