O avanço da tecnologia envolve vários aspectos da nossa vida, além de já ser uma realidade para o setor automobilístico. Como a maioria dos carros modernos está repleta de recursos tecnológicos, a resolução e o diagnóstico de alguns problemas exigem o uso de um scanner automotivo.
Para quem trabalha na venda de veículos, essa ferramenta pode ser muito útil na avaliação, evitando surpresas e tranquilizando o comprador. Confira, neste artigo, como funciona o scanner para carros, quais são os tipos existentes e como usá-lo a seu favor.
O que é um scanner automotivo?
O scanner de carro é um equipamento pequeno, como um computador de mão, que permite realizar a leitura dos dados da central eletrônica do veículo, verificando as informações coletadas em busca de erros ou divergências que possam comprometer o correto funcionamento dos sistemas eletrônicos.
O uso do scanner automotivo profissional já está bem estabelecido nas oficinas mecânicas, concessionárias e até em empresas de transporte que administram grandes frotas. Essa ferramenta contribui para a manutenção preventiva, permitindo a redução do consumo de combustíveis e o tempo que os veículos ficam parados.
Como o equipamento funciona?
As centrais eletrônicas dos veículos modernos são formadas por diversos sensores que têm como função analisar os parâmetros que determinam como está o funcionamento de um sistema específico ou de um componente do carro.
O equipamento é conectado ao veículo pela entrada OBD (a sigla vem do nome em inglês On-Board Diagnostics, ou diagnóstico de bordo, em português), que é ligada ao sistema da central eletrônica.
Quando algo não está funcionando como deveria, é gerado um código de erro que informa o problema à central. O uso do scanner automotivo permite a leitura dos dados e a interpretação das informações de maneira muito ágil e eficiente, pois o aparelho conta com um software próprio que faz essa conexão.
As informações são mostradas em um visor, para que a pessoa que está operando o equipamento efetue os testes de falha e os testes dos atuadores. Há scanners sofisticados, que podem fazer o diagnóstico de todos os tipos de veículos — desde carros e motos até utilitários pequenos, como vans, pick-ups, caminhões e ônibus.
Outra função atribuída a esse equipamento é corrigir falhas de leitura, reiniciar o sistema e estabelecer novos parâmetros para partes específicas dele.
Qual é a importância do scanner automotivo?
Bem diferente dos carros antigos, em que os componentes eram essencialmente mecânicos, de fácil observação e correção dos defeitos, os automóveis modernos exigem o uso desse recurso tecnológico. Veja os benefícios de utilizar esse aparelho:
- a identificação das falhas é mais precisa;
- a reparação dos defeitos fica mais rápida e eficiente;
- a redução do tempo de diagnóstico dos problemas é significativa;
- a taxa de retrabalho é diminuída;
- é um diferencial competitivo, pois leva segurança ao consumidor;
- a credibilidade e a originalidade do veículo são asseguradas por meio da comparação de dados.
Quais são os principais tipos de equipamentos?
Para escolher o melhor scanner automotivo para o seu negócio, você precisa considerar que existem três tipos básicos, que variam conforme o sistema de funcionamento.
OBD genérico
Esse é o modelo mais básico. Ele funciona para mostrar algumas informações sobre as emissões do motor e dados do computador de bordo.
OBD aprimorado
O modelo oferece mais recursos que o OBD genérico. Ele permite realizar uma verificação completa de todos os sistemas eletrônicos do carro, para detectar algum problema.
Scanners de fábrica
Suas funções são similares às do OBD aprimorado, mas eles são exclusivos das montadoras, portanto, só funcionam para veículos daquela marca.
Dependendo dos modelos e das marcas com que você trabalha, o ideal é procurar um equipamento que atenda às suas demandas. Vale lembrar que cada um dos sistemas do carro pode precisar de um software específico, por isso, avalie quais parâmetros são mais importantes para a venda de um carro antes de escolher o aparelho.
Como usar o scanner automotivo nas análises veiculares?
Apesar de ser um equipamento mais técnico, seu uso é relativamente simples, mas é bom ter um conhecimento básico, que permita que você corrija um erro não tão complexo com o próprio scanner do carro. Quanto mais conhecimento sobre ele você tiver, melhor você consegue explicar a situação aos seus clientes.
Muito usado para checar a injeção eletrônica, o scanner não se limita a esse sistema, sendo usado em oficinas de câmbio automático e para o diagnóstico de tudo que seja controlado eletronicamente em um veículo. É possível identificar e apontar se há algum outro problema e onde ele está.
O aparelho consegue dizer qual é a peça que precisa de reparos e em que sistema ela está, além de realizar uma leitura completa do veículo, pois analisa os seguintes parâmetros:
- consumo de combustível;
- temperatura do carro;
- carga da bateria;
- como está o nível de água do sistema de refrigeração;
- quilometragem rodada;
- giro do motor;
- problemas com a ignição;
- falhas no motor;
- dificuldades na partida;
- falhas na injeção eletrônica;
- problemas no sistema de freios ABS;
- falhas no painel;
- imobilizador;
- erros na transmissão automática;
- sistema de airbag;
- assistente de direção (piloto automático).
Como o scanner automotivo ajuda a vender um carro?
Como o scanner automotivo costuma ser usado em revisões programadas, ele é uma excelente ferramenta tanto na hora de vender quanto de comprar um veículo, pois ajuda a identificar eventuais problemas. Dessa forma, você tem mais segurança de que terá um carro em perfeitas condições para oferecer na sua loja.
Outra vantagem de usá-lo é aumentar a confiança do cliente, mostrando que está tudo bem com o veículo. Imagine que uma pessoa está procurando um carro flex ou um carro híbrido. Com a ajuda do aparelho, você poderá mostrar qual é o consumo do veículo com ambos os combustíveis e o desempenho relacionado.
O scanner automotivo pode trazer muitos benefícios para quem trabalha com a venda de veículos por um investimento relativamente baixo. Em pouco tempo você terá retorno, afinal, quanto mais segurança seu cliente sentir, mais fiel ele será.
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