Já dizia o ditado que a prática leva à perfeição, certo? Não é diferente no mundo do comércio. Especialmente na venda de carros, não basta apenas ter uma boa lábia, é preciso também dominar táticas de negociação a fim de facilitar o processo. Você será bom depois de treinar bastante, então não deixe o desânimo falar mais alto.
Existem alguns artifícios que são capazes de cativar o consumidor, deixando-o seguro para realizar a compra. A partir de então, o cliente confia plenamente na palavra do vendedor.
Mas não se iluda pensando que os melhores vendedores já nasceram com esse dom. Pelo contrário: muitos conquistaram essa habilidade e viraram referência na área com o passar do tempo e, claro, com muita dedicação.
Para ajudá-lo a se tornar um profissional diferenciado, elaboramos um conteúdo especial que vai garantir resultados surpreendentes. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e conheça algumas técnicas de vendas infalíveis.
Ajude o cliente a compreender suas reais necessidades
São comuns os casos em que alguém entra na loja de veículos sem nem saber o que quer. A pessoa apenas tem em mente que precisa de um carro. Então, cabe ao vendedor ajudá-la a entender exatamente quais são as suas necessidades.
Para começar, verifique se ela precisa de um carro para trabalho ou passeio. Pergunte quantos membros a família tem: um automóvel de dois assentos é o suficiente ou é necessário ter 5 ou mais lugares? E o porta-malas, pode ser normal ou precisa ser um pouco maior?
Também é comum aparecer aquele consumidor que tem em vista determinado tipo de automóvel mas, quando você mostra alguns detalhes, ele percebe que não é bem aquilo que precisava.
Portanto, o primeiro passo para ter sucesso é auxiliar o cliente, compreendendo o que ele realmente necessita e indicando as alternativas mais apropriadas.
Crie um relacionamento de confiança
Normalmente, todo mundo que tem carro conhece um mecânico de confiança: aquele profissional que nunca decepciona e honra com a palavra. Isso facilita a construção de um relacionamento sólido e duradouro. A partir de então, quando surge qualquer problema no veículo, a pessoa só procura aquele mecânico, nenhum outro serve.
Seguindo esse exemplo, que tal apostar nesse tipo de relação, tentando despertar a confiança do seu cliente? Para isso, seja sempre honesto e educado, além de estar disponível e ser atencioso quando ele tiver alguma dúvida, explicando com paciência.
Ao adotar essa estratégia, você vai conseguir fidelizar o comprador, o que por si só já é uma grande vantagem. Além do mais, ao ficar satisfeito com o atendimento, ele possivelmente vai indicá-lo para amigos e conhecidos.
Conheça bem o seu produto
Existem pessoas que fazem o “dever de casa” e já chegam à loja sabendo tudo sobre o veículo desejado. Mas essa não é a regra. Se o cliente não souber nada sobre o automóvel, o ideal é que o vendedor tenha na ponta da língua todas as informações necessárias.
Apresente para o possível comprador as características gerais da marca, sem se esquecer de mencionar detalhes e curiosidades. Mostre os diferenciais, as características que fazem com que aquele veículo seja a escolha adequada.
Vale destacar que esse é o momento apropriado para convencer o cliente de que o negócio é de fato vantajoso. Mas tenha cuidado — afinal, não é correto utilizar mentiras para finalizar a venda. Caso isso ocorra, a pessoa pode até sair da loja com um carro, mas dificilmente ela vai voltar a negociar com você.
Não empurre mercadorias
Se existe uma verdade universal, é esta: nenhum cliente gosta de vendedores que “empurram” os produtos. Por isso, não seja esse tipo de profissional.
Se quiser se livrar de determinado carro que está parado na empresa, utilize estratégias exclusivas e, principalmente, seja honesto. Vale a pena pensar na possibilidade de oferecer um desconto especial ou até mesmo propor uma forma de pagamento diferenciada, aumentando o número de parcelas, por exemplo.
Além disso, ofereça o automóvel apenas se ele corresponder às características mencionadas pelo cliente. Uma boa tática é incluí-lo na lista de carros com uma boa relação de custo-benefício, negociando um preço mais em conta.
Aprenda a contornar as objeções
“Está muito caro”. “Não atende às minhas expectativas”. “Preciso pesquisar melhor sobre o veículo”. Essas são apenas algumas das objeções dos clientes que, normalmente, pedem um tempo a mais para pensar.
Porém, ao receber uma resposta negativa, o vendedor não deve se dar como vencido. É preciso levar em consideração a justificativa fornecida e pensar em alternativas capazes de driblar a situação.
Claro, isso não significa que você e a sua equipe têm que ser insistentes demais. O recomendado é analisar bem o tipo de objeção e encontrar uma saída, sempre respeitando as demandas do cliente.
Ofereça um test drive
Um dos grandes diferenciais do mercado automobilístico é a possibilidade de o cliente fazer um teste no produto antes de comprá-lo. Então, não pense duas vezes antes de disponibilizar essa alternativa, principalmente com os veículos que têm um valor expressivo.
Tenha em mente que a opção de test drive é uma das técnicas de vendas de veículo mais eficientes, garantindo um bom resultado. Mas não se esqueça de acompanhar o comprador durante o passeio, ok?
Que tal aproveitar esse momento e falar sobre as vantagens do carro? Mencione a potência do motor, a facilidade de manobrar, o sistema de freios e tudo aquilo que torna o veículo mais atrativo. Para que a comunicação seja efetiva, aposte em um vocabulário compatível com o perfil do cliente, fazendo com que ele se sinta à vontade.
O fato é que não existe uma fórmula mágica de como se tornar um vendedor de destaque do dia para a noite. Mas, colocando essas técnicas de vendas em prática, você vai aperfeiçoar suas habilidades e colher bons frutos. O profissional deve ser esforçado e procurar constantemente ampliar as suas habilidades a fim de obter êxito nessa área, assim como em qualquer outra, certo?
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