A compra de veículos sempre foi uma excelente engrenagem para a economia no Brasil. O mercado de carros usados, por exemplo, cresceu 15% desde o início da pandemia, de acordo com a Federação Nacional de Veículos Automotores (Fenabrave). E um dos motivos para esse crescimento é o aumento das compras a partir dos diferentes tipos de financiamento de carro que existem.
Afinal, nem sempre é possível comprar um veículo à vista, mas muitas vezes o automóvel é uma solução para o momento e não se pode esperar por muito tempo, não é mesmo? A boa notícia é que existem diferentes formas de conseguir o carro com parcelas que cabem no seu orçamento. Com uma maior variedade, o financiamento de veículo surge como uma escolha muito popular.
Mas você sabe qual é o melhor tipo de financiamento de carro que o seu cliente procura? Quais são os benefícios e os pontos de atenção com cada uma das opções disponíveis no mercado? O que acha de esclarecer todas essas dúvidas e garantir a melhor escolha dele? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!
Quais são os números do financiamento de carros no Brasil?
O financiamento de carros é uma prática muito comum no Brasil, mas se tornou ainda maior nos últimos meses. De acordo com informações da B3, a participação do financiamento no total de vendas realizadas no país cresceu mais de 30% entre março e abril de 2020. Por mais que isso mude de acordo com o mercado, se trata de uma opção popular para os consumidores.
Normalmente essa proporção é de 40% das transações de automóveis realizadas via financiamento no Brasil. De qualquer maneira, são números significativos que mostram como é importante conhecer mais sobre essa opção, seja para atuar como vendedor, seja como comprador. Apenas conhecendo mais sobre essas opções vai ser possível fazer os melhores negócios.
Quais são os tipos de financiamento de carro que existem, as suas vantagens e desvantagens?
Mas, então, quais são os tipos de financiamento de carro disponíveis no mercado e quais são as características de cada um deles? Conheça mais detalhes sobre as opções e ajude o seu cliente a fazer a melhor escolha. Confira!
Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
Esse é o método mais comum de financiamento auto. O principal benefício é a liberação do dinheiro de forma imediata. O consumidor faz um contrato com um banco, que quita a dívida do veículo e, em troca, recebe juros mensais. Ou seja, é natural que o valor final seja maior do que o negociado com o vendedor ou a concessionária.
Por conta desse benefício, as taxas de juros (que variam de banco para banco) são mais elevadas. Um outro ponto importante é a possibilidade de fazer a antecipação das parcelas restantes no contrato, o que resulta na redução dos juros. Por exemplo, imagine que recebeu um dinheiro inesperado. Ele pode ser utilizado para adiantar as parcelas futuras e reduzir o valor final da negociação.
Leasing
Muito popular nos Estados Unidos, tem ganhado cada vez mais espaço também no mercado brasileiro. Na prática, se trata de um aluguel com opção de compra do veículo ao final do contrato. O tempo mínimo é de 24 meses e, chegando essa data, o cliente decide se compra o veículo ou se devolve ao banco e procura outra opção no mercado.
Diferentemente do CDC, não é possível antecipar prestações para reduzir os juros e o valor final. Além disso, também não é permitido vender o veículo até que o pagamento seja quitado por completo.
Consórcio
Um dos grandes benefícios do consórcio é justamente não realizar o pagamento de um valor logo de cara. Apenas com as parcelas mensais, você já participa de um plano, mesmo de imóveis, sem problemas! Após tantos anos, o valor se torna maior do que o necessário para a compra que desejava. Com essa modalidade, você não tem esse problema, já que ela não tem juros.
O consórcio também oferece flexibilidade ao participante do programa. Assim que recebe o crédito, você não precisa utilizá-lo especificamente para adquirir o item combinado em contrato. Basta que ele seja da mesma categoria. Na compra de um veículo, por exemplo, você escolhe entre outras marcas, sendo ideal para quem ainda não definiu exatamente qual modelo adquirir.
O que seu cliente deve levar em consideração antes de tomar uma decisão?
Todos os tipos de financiamento de veículo apresentados têm pontos positivos e negativos. Isso mostra como é importante analisar cada situação antes de tomar uma decisão definitiva. O aspecto financeiro é fundamental, assim como os objetivos de quem vai comprar. É preciso fazer uma análise de quais as suas opções e como elas se encaixam no planejamento de quem está procurando um carro.
Para algumas pessoas, as taxas de juros fixadas no momento da negociação são um ponto positivo, oferecendo mais tranquilidade em relação a uma potencial variação dos preços. Enquanto isso, há compradores que preferem optar por uma modalidade que não pague IOF. Em outros casos, o valor final da operação pode não ser o ideal para o que você planeja, sendo melhor seguir por outro caminho.
Um consórcio, como mostramos, representa um tempo maior até que o dinheiro seja liberado. Para alguém que precisa do veículo no momento, não é a opção mais adequada. Para outros, ter o seu nome na documentação do automóvel é importante, mas não acontece com o leasing. Ou seja, são muitas variantes para considerar antes de tomar uma decisão final.
Os tipos de financiamento de carro ajudam a alcançar o seu objetivo, e, com variadas opções, é possível escolher aquela que melhor se encaixa em seu plano financeiro. Ao estudar cada uma das opções, as chances de não prejudicar o seu orçamento são significativas, o que é essencial para fazer melhores negócios.
Além de entender sobre o que deve ser feito na hora de comprar um automóvel, é fundamental conhecer mais sobre a administração de um negócio. Conheça, então, quais são as 6 estratégias para adotar na gestão de concessionárias e garantir os melhores resultados no curto, médio e longo prazos!
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