Devido à pandemia, todos os setores estão atualizando suas estratégias de gestão e adotando novas práticas para melhorar a retenção do público e acelerar as vendas. Sendo assim, continuamos a nossa série de conteúdos sobre a produção audiovisual, trazendo este post sobre os diferentes tipos de vídeo!
O nosso objetivo é explicar como cada modalidade pode atender às necessidades do seu negócio, demonstrando itens como usabilidade dos produtos, apresentações gerais, comparativos, reviews e muito mais. Então, embarque nesta leitura e aprenda a melhorar o desempenho dos seus anúncios!
Os benefícios da produção de vídeos para anúncios
Em nossa experiência, observamos que os vídeos oferecem vantagens importantes para quem deseja anunciar seus produtos. Por conta disso, a OLX lançou a possibilidade de incluir vídeo em seus anúncios, aumentando a persuasão das vendas. Agora, conheça os benefícios dessa estratégia!
Acessibilidade
Assistir a vídeos é uma tarefa passiva. Isto é, não se demanda nenhum esforço do telespectador para ler uma descrição ou coisa do tipo. Com vídeos no seu anúncio, basta que a pessoa clique no play para ser encantada pelos detalhes do produto.
Simplicidade
Lembra daquela expressão “uma imagem vale mais que mil palavras”? Ela é ainda mais pertinente quando falamos de vídeos, pois esses conteúdos facilitam a apresentação de detalhes complexos. Inclusive, essa é uma característica incentivada pela OLX, pois a inclusão de vídeos em nossa plataforma deve apresentar apenas as características do modelo anunciado.
Confiabilidade
Um dos maiores pilares do vídeo marketing é a credibilidade. A produção de vídeos transmite essa noção por existir uma pessoa à frente da câmera, explicando suas opiniões e os destaques sobre a mercadoria. Para o consumidor, essa exposição é vista como confiança e transparência.
Engajamento
Um vídeo prende nossa atenção não apenas por ser uma mídia passiva, mas por nos encantar se for interessante. Nesse sentido, um bom vídeo de anúncio consegue responder às principais curiosidades do consumidor, jogando luz sobre cada detalhe e dúvida que ele tenha em mente.
Os 5 principais tipos de vídeo
Agora, passamos para as diferentes modalidades de filmagem, ainda que o início deste conteúdo tenha destacado alguns exemplos do mercado automotivo, todas essas dicas são transferíveis para o setor imobiliário, e outras categorias também. Veja!
1. Demonstração
Como o nome sugere, a demonstração de uso faz um tour pela experiência do produto. No caso dos carros, isso pode ser feito por meio da condução do veículo, seguida por comentários destacando a dirigibilidade e o prazer da condução. Em imóveis, pode ser feito um tour por toda a casa ou apartamento, exibindo as acomodações e detalhes do imóvel.
2. Apresentação
Já a apresentação pega uma abordagem mais tradicional da publicidade, que é exibir a mercadoria e listar suas especificações de maneira geral. No caso dos imóveis, falamos de dimensões, diferenciais, localização e afins. Quanto a veículos, recomendamos especificações técnicas de motorização, espaço, consumo, entre outras.
3. Tutorial
O famoso passo a passo. Essa é uma modalidade especialmente interessante para produtos com algum diferencial muito exclusivo. Digamos que você venda um SUV equipado com um sistema de tenda para acampamento. Além de ser algo inédito, o fator curiosidade pode render um bom vídeo tutorial.
Esse estilo de vídeo também pode ser usado para gerar credibilidade e empatia com o consumidor, por exemplo, na produção de tutoriais de como trocar pneus e limpar churrasqueiras. No entanto, essa modalidade é raramente utilizada em anúncios.
4. Review
Vídeos de review oferecem um forte viés de opinião, em que o avaliador analisa a mercadoria, destacando prós e contras dela. Devido a essa configuração, não é sempre que os reviews são bem aplicados em vídeos para anúncios de carros e imóveis.
No entanto, com uma boa linguagem e bastante cuidado para não prejudicar o próprio catálogo de vendas, é possível usar essa estratégia, ainda mais ao avaliar veículos que são destaques unânimes no mercado. Assim, a probabilidade de que exista algo negativo a ser falado diminui.
5. Comparação
Já aqui, temos os bons e velhos comparativos. No entanto, é importante frisar que essa não é uma estratégia que pode ser usada em nossa plataforma. Afinal de contas, a inclusão de vídeos na OLX deve apresentar apenas as características do modelo anunciado.
Ainda assim, os comparativos podem ser conteúdos interessantes para o seu próprio portal, ainda mais se você busca aumentar o engajamento do público em torno da sua marca. Além de ser um formato interessante, o comparativo pode ser brando, de modo a elevar os prós dos itens comparados.
Digamos que você faça um comparativo entre dois hatches compactos da sua loja. Sem a intenção de prejudicar o interesse sobre nenhum dos modelos, você faz um jogo de destaques, elencando apenas as vantagens de cada veículo. Assim, você apresenta ambas as alternativas como opções válidas, mas diferentes, estimulando que o consumidor escolha entre duas boas opções.
As 5 etapas para começar a produzir os seus vídeos
Agora que você conhece os tipos de vídeos a produzir e os motivos para isso, chega o momento de iniciar esse processo. As nossas dicas são:
- defina o objetivo dessa estratégia, acompanhando as métricas dos seus anúncios e avaliando como melhorar continuamente;
- crie um cronograma de produção, começando pelas unidades mais importantes do seu catálogo;
- pesquise sobre os equipamentos necessários — mas garantimos que você pode começar utilizando até mesmo a câmera do celular, desde que produza boa qualidade de áudio e imagem;
- procure aplicativos de edição, pois serão fundamentais para realizar cortes no material bruto e colocar a sua identidade visual na produção final;
- elabore um roteiro para cada vídeo, orientando o que mostrar e o que falar nas tomadas. Assim, você economizará tempo e produzirá argumentos mais fluidos.
Para finalizar, a melhor dica para quem busca melhorar essa estratégia é: a prática! Sim, aquela história de a prática leva à perfeição é uma realidade. Quanto maior o número de vídeos publicados, maior será sua familiaridade com essa rotina, gerando anúncios cada vez mais intuitivos, funcionais e atraentes.
Você gostou deste post esclarecendo os diferentes tipos de vídeo para anúncio? Então, continue a aprender sobre o tema, conferindo o nosso post especial sobre como planejar, gravar e editar um vídeo do zero!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.