A venda de carros online é o futuro? Entenda!

A venda de carro online é uma realidade cada vez mais comum no mercado Mas você sabe...

De acordo com um levantamento realizado pelo Google, a jornada de compra do consumidor é cada vez mais virtual. A pesquisa mostra que 49% dos brasileiros vão priorizar os canais digitais em suas jornadas de compra. Apesar de um impacto maior no varejo, as mudanças de hábito e comportamento criam tendências em diferentes segmentos, como a venda de carro online.

Mas essa é uma alteração que chegou para ficar? Quais são os fatores que comprovam a ascensão da venda pela internet? Do lançamento de veículos até a digitalização dos processos, a transformação digital foi acelerada e, assim, essas alterações também.

Para ter destaque em um cenário de tanta competitividade, é fundamental conhecer as ferramentas para venda de carros. Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e se aprofundar um pouco mais nessa nova modalidade de vendas e as razões para se adaptar?

Continue a leitura deste artigo para descobrir como a venda de carro online é, de fato, o futuro para a sua empresa. Confira!

O impacto da quarentena na transformação digital

A transformação digital já era uma realidade, porém, passou por um processo de aceleração com o período de isolamento social, por conta da pandemia de COVID-19. Quem não estava habituado a ter uma jornada de compra virtual, por exemplo, precisou se adaptar. Essa mesma adaptação deve ser executada pelas empresas dos mais variados segmentos, inclusive o mercado automotivo.

Além de preço, produto e proximidade — conhecidos como os 3 Ps do Marketing —, um novo fator foi adicionado: proteção. Segundo outro relatório do Google, 47% dos consumidores colocam a busca por um ambiente seguro como principal fator ao escolher uma empresa para fazer negócio. Ou seja, o usuário quer uma experiência de compra que seja eficiente e, ao mesmo tempo, segura.

No mercado automotivo, isso também vem se tornando uma tendência. Se a jornada de compra já estava cada vez mais presente nos canais digitais, agora, ela se tornou essencial. Para ser visto e reconhecido em um cenário tão competitivo, estar presente nos canais adequados é essencial. Os números acima, portanto, corroboram a necessidade de abraçar a transformação digital.

Fatores que comprovam a ascensão das vendas de carro online

Mas, na prática, o que está acontecendo para confirmar a ascensão da venda de carro online? Para você não ter dúvidas dessa tendência, listamos os fatores que comprovam a necessidade de adaptar a sua empresa ao novo contexto. Confira!

O digital já é uma realidade

Negar a relevância do digital pode ser um erro comprometedor. Afinal, segundo mais um estudo do Google, 92% dos compradores de veículos já tinham alguma das etapas da jornada de compra nos canais online. Agora, a tendência é de ainda mais crescimento. Quase 20% dos entrevistados ainda afirmam que comprariam um veículo se tivessem a opção de fazer todas as etapas virtualmente.

O audiovisual é cada vez mais eficiente

Além dos impactos mais profundos, como as mudanças na economia, outra área vem se tornando fundamental: vídeos. O consumo de conteúdos audiovisuais é cada vez maior na internet, com um crescimento de 135% em quatro anos. Ou seja, os vídeos se tornaram excelentes aliados para conseguir oferecer uma melhor experiência de compra.

Lançamentos 100% online

Sem poder contar com a presença do cliente na loja física, mas com tantos recursos tecnológicos disponíveis, as empresas estão investindo, também, em eventos online para a promoção. Ou seja, qualquer pessoa pode acompanhar os mínimos detalhes sobre um novo veículo, por exemplo.

Essa é uma forma de se engajar com a audiência e reforçar ainda mais a sua presença digital.

Menos filiais e maior foco online

Como consequência disso, mais filiais têm sido fechadas e, em troca, o foco se torna em prestar o atendimento online. Os vendedores, por exemplo, podem fazer o mesmo trabalho de prospecção e abordagem aos clientes de suas próprias casas.

Um review mais aprofundado sobre os detalhes de um modelo também pode ser apresentado de forma virtual.

Digitalização dos processos

Outro ponto benéfico para o registro de um aumento das vendas de carros online é a possibilidade de digitalização dos processos. Ou seja, o cliente não vai depender de uma ida até a concessionária para fazer um test drive ou, até mesmo, assinar a documentação.

Os processos se tornam cada vez mais digitalizados, otimizando a jornada de compra para os dois lados envolvidos.

A preparação para um futuro próximo

Por ser tão importante pensar na venda de carro online, também é essencial preparar o seu negócio para esse futuro, certo? Então, confira as nossas dicas para continuar se destacando!

Estruture o seu atendimento online

Antes de qualquer estratégia, é importante estruturar o seu atendimento online. Ou seja, é preciso ter uma equipe de profissionais destinada a encontrar, contactar e solucionar as dores da sua audiência.

Permitir que o consumidor possa ter um acesso mais fácil ao seu negócio é um diferencial. Não basta anunciar: é preciso, por exemplo, permitir e facilitar o contato.

Encontre os canais mais adequados

Além disso, é necessário definir os canais mais adequados para essa comunicação. Caso contrário, o seu público-alvo pode nem mesmo notar a presença digital da sua empresa.

Os impactos podem ser ainda mais negativos com a utilização das plataformas erradas. Tempo e recursos podem ser desperdiçados com tarefas e estratégias que geram pouco ou nenhum retorno efetivo.

Invista em anúncios criativos

Outro fator para se destacar e conseguir tornar o processo de venda de carros online mais eficiente é a criação de anúncios atrativos. Bombardeado por informações ao longo do dia, o usuário precisa ser impactado por uma mensagem, de fato, chamativa.

Conheça as dores da sua persona, crie o tom de voz adequado e aprimore a sua comunicação para tornar seus anúncios criativos.

Como as informações confirmam, a venda de carros online se tornou uma realidade. Mesmo que a transação não seja finalizada em uma plataforma digital, alguma etapa da jornada de compra do consumidor passa pelos canais na internet. Por isso, é melhor começar a se preparar para o futuro.

Para a venda de carro online ser eficiente, portanto, é importante anunciar os seus produtos nas plataformas certas. Que tal, então, descobrir o que fazer para promover o seu negócio da melhor forma possível? Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e aumente as suas vendas!

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.