Seja para trabalho ou lazer, as motocicletas se popularizaram entre pessoas de todas as faixas etárias, impulsionando o mercado e abrindo boas oportunidades para quem trabalha no comércio de veículos.
Nesse cenário, existem diversos desafios na venda de motos usadas que podem influenciar a concretização do negócio, como: seu estado de conservação, o contexto econômico, a facilidade de crédito e o preço. Além disso, a agilidade da negociação pela internet pode ser uma ótima aliada para impulsionar seus resultados.
Pensando nisso, elaboramos um post com 10 técnicas de vendas para ajudar você a atrair compradores de forma prática e rápida! Siga a leitura e confira!
1. A foto perfeita
Há algum tempo, quando a única opção de mídia disponível no mercado era a seção de classificados nos jornais, os anúncios se limitavam a algumas linhas com a descrição da moto e o contato do vendedor.
Raramente havia fotos em anúncios de vendas, a não ser em anúncios maiores de certos estacionamentos — e, mesmo assim, eram pequenas imagens em baixa resolução. Atualmente, graças à internet, são vários os recursos disponíveis para aprimorar anúncios online.
Um dos itens mais importantes em anúncios de venda de motos usadas é a foto. Por isso, na hora de anunciar, é importante selecionar algumas imagens de qualidade para acompanhar a descrição do produto.
Essas fotos devem ser atuais, tiradas em um ambiente com luz adequada e, de preferência, em fundo neutro, pra não desviar a atenção do comprador.
Não existe um número de fotos ideal para cada anúncio, mas é preciso contar com, pelo menos, uma imagem ampla (que permita visualizar a moto toda), e algumas fotos em close de seus detalhes, como as laterais, banco, painel e acessórios.
Dessa forma, os compradores em potencial conseguem ver o estado de conservação e as principais características da motocicleta.
2. Os gatilhos mentais
Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Pois bem, grandes marcas, influenciadores digitais e empreendimentos dos mais variados segmentos estão investindo nessa estratégia para vender mais na internet.
Pra quem ainda está por fora dessa tendência, os gatilhos mentais consistem em técnicas de persuasão utilizadas com o objetivo de induzir o público-alvo a tomar decisões mais facilitadas de compra.
A aplicação bem-sucedida dessas técnicas requer que alguns aspectos psicológicos dos leads sejam levados em consideração, como elementos sociais, emocionais e intuitivos.
Em outras palavras, para que os gatilhos produzam os impactos esperados e, de fato, motivem as pessoas a adquirirem os produtos ou serviços de uma empresa, é preciso entender o consumidor e todo o contexto em que ele está inserido.
Nesse contexto, mais do que identificar a faixa etária, o gênero ou a classe social dessas pessoas, procure descobrir:
- quais redes sociais eles usam;
- o que postam ou compartilham;
- como interagem no universo online etc.
Os gatilhos também podem ser excelentes aliados para quem trabalha com venda de motos usadas. Se você utiliza os vídeos como canal de comunicação, por exemplo, além de um roteiro atrativo, a aplicação de gatilhos mentais na parte de descrição ou nos detalhes visuais do seu conteúdo pode ser decisiva para atrair interessados.
De modo geral, alguns dos gatilhos mentais mais poderosos são baseados nos seguintes pilares:
Urgência
O gatilho de urgência tem o tempo como foco das suas ações. A ideia é transmitir ao comprador a sensação de prazo limitado, de uma oportunidade única, de que existem motivos plausíveis para ele finalizar a compra naquele exato momento e, se deixar para depois, corre o risco de perder a oferta ou de o produto se esgotar.
Antecipação
Gerar expectativas — esse é o propósito do gatilho mental da antecipação. É você mostrar ao consumidor uma pequena amostra do que está por vir e, assim, despertar a sua curiosidade para o resultado final.
Podemos encontrar a antecipação nos trailers de filmes, teasers de séries, contagem regressiva nas redes sociais para determinado lançamento. Hoje, muitas marcas consagradas utilizam essa estratégia, promovendo uma pré-venda dos seus novos itens.
Prova social
A prova social visa testar a credibilidade do seu serviço ou produto para a audiência. Mais do que nunca, a opinião de pessoas que já tiveram contato com a empresa são extremamente valorizadas e ajudam no convencimento de futuros compradores.
Um exemplo clássico do uso desse gatilho é quando as marcas deixam um ponto de destaque para o depoimento de clientes em suas páginas. No caso dos vídeos, você pode incentivá-los a deixar um comentário na publicação.
Escassez
A escassez é o gatilho relacionado ao senso de conquista, ela gera uma satisfação pessoal de ter vencido algo. Essa é uma das ações mais poderosas para negócios como a venda de motos, pois é possível acioná-la essa para que o consumidor tenha uma ação mais rápida.
Um exemplo clássico do gatilho de escassez é deixar o consumidor saber que aquela é a última unidade disponível.
3. A descrição irresistível
Você já deve ter visto alguns anúncios criativos para a venda de motos e carros usados que viralizaram na internet.
Com vídeos repletos de efeitos especiais, imagens manipuladas ou descrições inusitadas em forma de poesia ou narrativa fantasiosa, esses vendedores chamaram a atenção do público para os seus produtos.
Mesmo que você não tenha dotes literários ou esteja sem inspiração, não despreze o poder de uma descrição bem elaborada.
Um bom texto ajuda a atrair compradores e facilita muito a negociação, uma vez que os interessados conseguirão avaliar todas as características e os diferenciais da moto antes mesmo de fazer o primeiro contato.
A descrição deve ser clara e objetiva, devendo incluir:
- o modelo e o ano de fabricação;
- a cor e o estado da pintura;
- a quilometragem;
- os acessórios;
- o estado de conservação;
- as condições dos pneus;
- as últimas revisões feitas;
- os últimos itens trocados.
Evite termos vagos. É importante descrever exatamente em que condições a motocicleta se encontra, para evitar problemas futuros com o comprador. Informações falsas podem colocar um negócio a perder.
Outra recomendação importante é incluir várias formas de contato (telefone fixo, celular, e-mail) para agilizar o atendimento aos interessados.
4. O vídeo para detalhar
Com o distanciamento social provocado pela pandemia do coronavírus, profissionais de todos os segmentos precisaram se reinventar e encontrar novas formas criativas de engajar os clientes, sem sair de casa.
Para quem atua no setor automotivo, mais precisamente na venda de motos usadas — que eram predominantemente físicas —, o desafio foi grande, pois trata-se de um investimento relativamente mais alto, e que exige clareza de informações para decisão de compra.
É nesse cenário que os vídeos para detalhar as características desse tipo de produto ganharam espaço. Quer uma forma mais dinâmica e inteligente de despertar o interesse de novos consumidores?
A inclusão de vídeos nos anúncios é um reflexo da transformação digital, que vem quebrando barreiras físicas. Hoje, mais do que nunca eles representam uma excelente alternativa para atender a demanda criada pelo distanciamento.
Conforme o caso, você pode inclusive gravar um vídeo pilotando a motocicleta, de modo que ressalte as qualidades com grande potencial de valorização do veículo.
Essa é a chance de se conectar aos seus clientes. Portanto, busque aproximar a sua abordagem aos anseios e expectativas desse público, isto é, falar a mesma linguagem que eles.
Abuse dos gatilhos mentais e da criatividade para mostrar o valor que o seu negócio pode agregar na vida das pessoas.
No segmento de autos ou imóveis, os vídeos também se tornaram uma forte tendência para ajudar na retomada desse mercado, que estava paralisado por conta da crise.
Aproveite tal estratégia para fazer com que os clientes se enxerguem utilizando aquele bem e tenham uma boa noção de todas as suas peculiaridades.
Por fim, na hora de editar os seus vídeos e anúncios, invista nos efeitos que valorizem as características da moto.
5. A honestidade
Um dos maiores erros cometidos na venda de motos usadas é tentar esconder os problemas e os defeitos do veículo.
Ocultar informações afeta diretamente a credibilidade do vendedor e coloca a negociação em risco, já que a confiança é essencial para a compra de um produto usado, ainda que em boas condições.
Por isso, ao conversar com um interessado, é essencial apontar exatamente quais são as condições da moto, informar se existem alguns problemas e tirar todas as dúvidas para que a venda seja justa para ambas as partes.
6. A rede de contatos
Uma boa rede de contatos pode valer ouro nas mãos certas, sobretudo na hora de vender motos usadas ou seminovas. Por isso, divulgar o anúncio em grupos no WhatsApp e plataformas específicas de vendas é uma ótima forma de alavancar os resultados.
Outra dica, nesse caso, é manter um registro de interessados em determinadas marcas ou modelos. Isso trará eficiência e personalização para o atendimento na sua loja.
7. O test ride
Quem já comprou uma moto sabe: nada supera a experiência de pilotar! E oferecer esse diferencial a um cliente interessado pode ser determinante para fechar o negócio.
Durante um passeio rápido, é possível avaliar pontos importantes como suspensão, freios, estabilidade, conforto do assento e estado do motor.
Nem todos os vendedores trabalham com o test ride. Mas saiba que, quando existe essa alternativa, normalmente a venda é feita em menos tempo.
8. A precificação inteligente
Saber exatamente quanto cobrar na venda de motos usadas nem sempre é uma tarefa fácil. Um valor muito alto pode diminuir o número de interessados, mas um preço muito baixo gera desconfianças no comprador.
É importante partir do valor estipulado pela tabela Fipe e avaliar diversos aspectos para chegar a um preço justo e compatível com o mercado. Fatores como o estado de conservação dos itens, a quantidade de acessórios instalados e os investimentos feitos na máquina devem ser considerados na hora da precificação.
Além disso, esteja preparado para negociar! Oferecer descontos para pagamentos à vista ou opções de parcelamento é um excelente caminho para facilitar as vendas.
9. O atendimento encantador
A satisfação do cliente é um dos pilares de sucesso de um negócio. Nos dias de hoje, com tantos avanços tecnológicos e facilidades no acesso à informação, não é apenas o preço ou a qualidade dos produtos e serviços que preenche as expectativas desse consumidor.
Um atendimento de excelência se tornou um grande diferencial competitivo, especialmente nesse momento em que empresas de todos os segmentos se viram obrigadas a adotar o modelo virtual. E na venda de motos usadas a realidade não é diferente.
As pessoas não querem comodidade apenas para comprar, mas sim durante toda sua jornada de interação com a loja, incluindo o período pós-venda. Então, se você quer se destacar no mercado de vendas online, é preciso otimizar alguns pontos como:
- trabalhar com a variedade de canais de divulgação e compras;
- prestar um bom atendimento ao cliente;
- adotar um sistema de gestão de pagamento prático e eficiente.
Enfim, adotar estratégias que garantam o encantamento desse público. Lembre-se de que clientes satisfeitos são uma arma poderosa de divulgação do seu trabalho.
Seja por telefone, chat, redes sociais ou qualquer outra ferramenta online que você e sua equipe utilizem, é fundamental manter um padrão de atendimento, como uma linguagem humanizada e empatia para solucionar as dores de cada indivíduo.
10. A melhor estratégia de venda
Escolher onde anunciar é uma das decisões mais importantes do processo de venda. Existem diversos sites e portais destinados ao comércio de veículos, mas é fundamental selecionar uma empresa confiável e com credibilidade no mercado para intermediar as vendas.
A OLX, por exemplo, oferece anúncios gratuitos e pagos em mais de 14 categorias e permite que vendedores e compradores negociem diretamente entre si. O site faz cerca de 50 vendas por minuto e quase 25% das negociações são concluídas em menos de 24 horas, graças à média de mais de 700 mil visitantes diários.
Agora, a plataforma também oferece a funcionalidade de inclusão de vídeos nos anúncios de autos e imóveis, assim como já acontece com a publicação de fotos. É um benefício exclusivo, que pode trazer grandes vantagens para suas divulgações.
O mercado de motos usadas e seminovas tem crescido muito nos últimos anos. Afinal, existem benefícios que só uma motocicleta pode proporcionar, como baixo consumo de combustível, facilidade de estacionamento e rapidez nos deslocamentos.
Com o apoio das melhores técnicas de vendas para internet, especialmente depois do “novo normal” imposto pela pandemia do coronavírus, suas chances de crescimento no mercado de venda de motos usadas serão ainda maiores.
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