Venda de veículos importados: saiba mais sobre essa demanda

O mercado de carros importados aqueceu e criou uma grande oportunidade para vendas

Venda de veículos importados

A venda de veículos importados vem sofrendo grandes impactos nos últimos anos, criando oportunidades para que profissionais e empresas do ramo automobilístico potencializem suas vendas e conquistem novos mercados de consumidores.

Entretanto, é necessário ter uma visão aprofundada do mercado de carros importados e utilizar a plataforma ideal para que você atraia compradores deste produto. Continue lendo este artigo para obter essas informações, nele você encontrará a situação do mercado de carros importados, como essa venda reflete no cenário nacional, entre outras informações relevantes!

Como está o mercado de veículos importados?

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) e publicados pelo portal R7, foram vendidos 171.877 veículos importados entre janeiro e setembro de 2021, um aumento de 17,7% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, a expectativa é que haja um total de 210 mil veículos importados durante o ano de 2021 e que as vendas continuem crescendo nos próximos anos.

No que diz respeito ao terceiro trimestre de 2021, houve um crescimento de 25,65% nos emplacamentos dos carros importados, sendo que 67.613 foram adquiridos apenas nos meses de julho, agosto e setembro. No ano de 2020, essa quantidade foi de 53.826.

Também é interessante saber que, considerando a produção dos associados da Abeifa no Brasil, o número de veículos importados emplacados no ano chega a 1.470.039, número 13,2% superior em comparação ao mesmo período de 2020. Nesse aspecto, espera-se que serão comercializados 2 milhões de veículos até o final de 2021.

Outro dado relevante é o fato que 10,2% das vendas foram de carros elétricos ou híbridos, totalizando 7.077. Por fim, também é importante saber a origem dos carros:

  • Europa: 52,3%;
  • Ásia: 31,5%;
  • Mercosul: 10,5%;
  • México: 5,2%;
  • Outros países: 0,5%.

Como a venda de veículos importados reflete no cenário atual?

O crescimento da venda de veículos importados gera reflexos diretamente na economia brasileira, na vida dos brasileiros e na rotina de empresas que vendem carros. Entenda melhor a seguir.

Otimismo de investidores

De forma geral, os investidores brasileiros são mais otimistas em relação à recuperação econômica após a pandemia do novo coronavírus. Segundo uma pesquisa da UBS feita no primeiro semestre de 2021, 64% dos investidores têm uma visão otimista do futuro do Brasil, enquanto a média na América Latina é de 53% e dos mercados emergentes de 57%.

Essa positividade ocorre pelo fato do aumento das compras dos veículos demonstrarem um aumento no poder aquisitivo dos brasileiros, mesmo perante um cenário em que o dólar está alto, em que o combustível está caro e a população, em geral, ainda está se recuperando da crise gerada pela Covid-19.

Mercado aquecido

As informações da Exame mostram que o mercado de veículos importados começou a se aquecer logo no início de 2021, quando as 15 empresas associadas à Abeifa (tanto fabricantes como importadores) venderam 5.887 unidades no primeiro trimestre de 2021, enquanto as vendas no mesmo período de 2020 foi de 4.258.

Os seus anúncios de veículo estão chamando a atenção do público?

Esse aquecimento ocorreu até mesmo com carros mais luxuosos, como BMW, Ferrari, Volvo e Porsche. Entenda que o aumento das vendas poderia ser ainda melhor, mas o desabastecimento — que ocorreu a nível mundial segunda a Abeifa — de componentes e peças impactou negativamente na produção e oferta de veículos.

Como aproveitar o aquecimento deste mercado?

Há vários aspectos que devem ser considerados para usufruir dessa tendência, sendo que um dos principais deles é estudar o perfil do consumidor que está adquirindo os veículos importados, conhecendo seus gostos, preferências, interesses, dificuldades e como eles foram afetados pela pandemia.

É considerando esse aspecto que as associadas da Abeifa têm focado no mercado de automóveis mais tecnológicos, que são aqueles com alto desempenho, luxuosos, elétricos e híbridos.

Outra forma de aproveitar desse mercado é conferir quais são os carros mais buscados pelos compradores. De acordo com a Abeifa e dados publicados pelo portal R7, os carros importados mais vendidos no mês de julho de 2021 foram:

  • Volvo XC60 — 419;
  • Kia Bongo — 293;
  • Kia Cerato — 155;
  • Volvo XC40 — 114;
  • Volvo XC90 — 95;
  • KiaSportage — 94;
  • BMW x3 — 93;
  • BMW X5 — 86;
  • Porsche Macan — 71;
  • Land Rover Range Rover Evoque — 70.

Por fim, saiba que é proibido importar veículos que não sejam usados há, no mínimo, 30 anos. Mas há um Projeto de Lei (PL 237/2020) que visa eliminar essa restrição. Não há garantias que esse projeto seja aprovado, mas é interessante que as empresas do ramo acompanhem o trâmite dessa lei, já que sua eventual aprovação abrirá novas portas no mercado.

Como isso afeta o mercado de carros nacionais?

Como a maioria dos carros é de luxo e o foco da importação está nos clientes que preferem veículos mais modernos, os valores dos veículos importados são, em média, maiores que os de fabricação nacional.

Por isso, não há um impacto negativo na venda dos carros mais populares ou que estão em uma faixa de preço mediana no Brasil, mas sim nos que são voltados a uma classe com alto poder aquisitivo. Isso acontece pelo fato de os clientes que importam preferirem tipos de veículos que não são fabricados no Brasil, como os elétricos.

Como usar uma plataforma online para melhorar suas vendas?

Foi-se o tempo em que compras eram realizadas somente de forma presencial. Atualmente, muitas pessoas buscam seus produtos na internet, incluindo veículos importados e artigos de luxo. No entanto, é relevante que você utilize uma plataforma online renomada, popular e que tenha amplos recursos para que você consiga ampliar e gerenciar suas vendas, como a OLX, plataforma líder na venda de automóveis do mercado digital.

Atualmente, a venda de veículos importados é uma oportunidade para quem comercializa carros, mas é necessário estudar minuciosamente o perfil dos seus clientes, conhecer o mercado de veículos usados, estar sempre atento às suas mudanças e, principalmente, utilizar uma plataforma dinâmica, moderna, tecnológica, inovadora e parceira, como a OLX.

Entre em contato com um dos especialistas da OLX para entender melhor sobre seus diferenciais, suas vantagens e como ela é ideal para a venda de carros importados!

Inscreva-se pra não perder nada!

É só cadastrar o seu email que a gente te atualiza de todas as novidades por lá.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.