Vendedor de carros pode se tornar minha profissão?

Ser um vendedor de carros é uma alternativa interessante para quem busca recolocação no mercado. Saiba mais!

profissão vendedor de carros

Muitas pessoas buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Esse processo pode impactar significativamente sua trajetória profissional, assim como sua vida.

Por isso, é fundamental fazer uma escolha com base em dados concretos, conhecendo bem as oportunidades e os desafios do novo ofício. Uma excelente opção é apostar na profissão de vendedor de carros. Já pensou nisso?

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre esse mercado, suas perspectivas e como se qualificar para conquistar uma posição de destaque. Acompanhe!

Como está o mercado de venda de carros?

pandemia do coronavírus representou uma grande queda para muitos setores da economia — e o mercado de venda de veículos também teve seus impactos. No entanto, com o prolongamento da pandemia, a percepção do consumidor mudou.

Segundo uma pesquisa da Febraban, em 2020, cerca de 51% dos entrevistados expressaram uma intenção maior de adquirir carros particulares, tentando evitar o transporte público. O objetivo é garantir maior segurança e comodidade às atividades diárias.

A procura maior foi pelos carros usados. Inclusive, esse é um dos poucos segmentos que se manteve aquecido durante a pandemia. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENABRAVE), o mercado de usados avançou 63% no primeiro semestre de 2021.

Esses dados sobre o segmento reforçam que os vendedores de carros têm um potencial de altos ganhos e boa progressão de carreira. Com isso em mente, que tal entender um pouco mais sobre esse segmento profissional?

Qual é o perfil exigido na profissão de vendedor de carros?

Uma das principais características do vendedor de veículos deve ser gostar de carros. Afinal, quando temos afinidade com algum assunto, buscar mais informações e aperfeiçoamento acaba sendo um caminho natural.

Veja, a seguir, alguns atributos que fazem parte do perfil desse profissional!

Bons conhecimentos sobre carros

O vendedor precisa ter um conhecimento profundo sobre carros — seu funcionamento, características, modelos e mercado. Essa é uma habilidade essencial para responder aos questionamentos dos clientes, gerando mais confiança e credibilidade.

Atenção às novas tecnologias do setor

As tecnologias estão em evolução contínua. Assim, é importante que o vendedor de carros participe de treinamentos, palestras, feiras do setor e cursos. Isso contribui para que o profissional se aprofunde na área e conquiste ainda mais vendas. Ótimo, não é?

Empatia

Para um vendedor, a empatia envolve sentir e pensar como seus clientes, conhecendo bem suas necessidades e suas expectativas. Dessa maneira, ele consegue apresentar soluções que realmente garantirão a satisfação do comprador. Essas são características que ajudarão você a lidar com pessoas de todos os gostos.

Conhecimento sobre técnicas de vendas

Essas técnicas ajudam muito a realizar boas vendas. Elas envolvem habilidades como ter uma boa argumentação, vencer objeções, entender o que o cliente quer e saber negociar. E isso é essencial, não é mesmo?

Segurança e confiança

Assim como ocorre com vendedores de outros segmentos do mercado, esse tipo de profissional precisa ter confiança no que diz e faz. Quando ele demonstra essa atitude, consegue transmitir mais segurança para os seus clientes. Por outro lado, ao mostrar insegurança, você perde credibilidade e gera desconfiança.

Essa segurança é muito importante para um vendedor de carros, especialmente porque se trata de um bem de alto custo, e o cliente quer ter a certeza que está fazendo um bom negócio.

Por que se tornar vendedor de carros?

Pensando em todas as características do vendedor de carros, é possível que esteja se perguntando se essa profissão é pra você. Acontece que a carreira no mercado de seminovos está muito mais acessível hoje do que foi anos atrás, especialmente graças às plataformas online. 

Ao vender pela internet, você pode trabalhar em casa, gerar uma renda extra e crescer nesse segmento. Inclusive, um dos pontos altos dessa carreira é a remuneração, que pode ser elevada se você se aperfeiçoar na profissão.

Quais são os passos necessários para ser um vendedor de carros?

Uma notícia muito boa é que, pra se tornar um profissional vendedor de carros, não é necessário ter uma formação específica. No entanto, alguns cursos disponíveis no mercado podem ajudar você a desenvolver habilidades e conhecimentos importantes para alcançar melhores resultados.

Assim, será mais fácil obter destaque no mercado de trabalho, especialmente se você está buscando uma recolocação. E, para quem está começando as atividades, um curso pode prover o treinamento técnico necessário para ganhar tempo e alavancar os ganhos. É o que chamamos de profissionalização.

Por que se profissionalizar?

Como vimos, a carreira do vendedor de carros não exige necessariamente uma formação específica, mas o profissional que busca a profissionalização consegue resultados muito mais positivos. Assim, quem deseja seguir na carreira e ter lucros consistentes precisa correr atrás de capacitação. Ela vai contribuir tanto na parte técnica, que diz respeito aos aspectos do veículo e da legislação, quanto no atendimento ao cliente.

Por exemplo, em sua jornada, o vendedor de veículos vai encontrar diversos perfis de consumidor. As técnicas que aprendeu vão ajudar você a lidar com essas situações, resolvendo os problemas que surgirem da melhor maneira.

Vale ressaltar que o profissional precisa buscar uma atualização constante, pois, à medida que o mercado avança, precisa desenvolver novos conhecimentos e competências. Assim, também será mais fácil conseguir clientes para a revenda de carros e manter um bom fluxo de vendas.

Como se tornar um bom vendedor de carros?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse segmento do mercado automotivo, mostraremos como se tornar um bom vendedor de carros. Continue lendo!

Anuncie digitalmente

O primeiro passo é apostar em anúncios digitais, uma vez que o mercado de anúncios online está em alta. Agora, no caso da revenda de veículos, é mais interessante que esse procedimento seja feito por meio de plataformas especializadas.

Isso porque quem está em canais mais abrangentes, como as redes sociais, não necessariamente está pesquisando sobre veículos para comprar. Essas pessoas podem simplesmente ter curiosidade ou estarem se divertindo. Assim, ao investir em plataformas especializadas, como a OLX, você tem acesso a um público mais qualificado.

Garanta um alto alcance do público

Os anúncios digitais precisam ter um alto alcance de público. Afinal, dessa forma você terá a oportunidade de atingir um número maior de pessoas, que estão navegando na internet e procurando por veículos específicos.

E não adianta ter as melhores opções de veículos para revenda se não existem pessoas para liquidar seu estoque, certo? Por isso, também é importante que você saiba selecionar bem o perfil de clientes que pretende atingir.

Saiba como se expressar online

O modo de se expressar online é uma das principais formas de se conectar positivamente com os potenciais consumidores. Afinal, em um primeiro momento, não existirá o contato físico, o que pode dificultar a sua aproximação com o consumidor.

Assim, quando o cliente chegar ao seu estabelecimento ou for olhar o veículo pessoalmente, você terá mais chances de fazer uma boa negociação e fechar a venda. Além disso, a comunicação online também deve ser aplicada no período de pós-venda.

Para essa fase, é importante que você tenha o cuidado de manter o mesmo tom nas suas comunicações. Por exemplo, se adotou uma linguagem mais despojada, é importante preservá-la até o fim do relacionamento. Outra coisa: o tom escolhido vai depender do perfil do seu consumidor, combinado?

Utilize todos os recursos digitais à disposição

Recomendamos que você utilize todos os recursos digitais que estão à sua disposição para atrair o máximo de pessoas interessadas em seus veículos. Além disso, é importante acompanhar as tendências do mercado.

Afinal, quando falamos de recursos digitais, existe um universo que vem se modificando a cada dia. Logo, o vendedor de carros deve estar de olhos bem abertos às inovações que podem ser aplicadas em sua atividade.

Por que se profissionalizar?

Ser um vendedor de carros é uma tarefa que exige profissionalismo. Sem esse preparo, você pode causar uma percepção negativa no mercado, gerando algumas barreiras para a negociação. Por exemplo, pode passar a imagem de ser uma pessoa que vende veículos esporadicamente, e não a de um especialista no assunto.

Por outro lado, quem se profissionaliza nesse segmento gera um gatilho mental chamado de autoridade, mostrando que entende muito do assunto. Isso permite derrubar objeções mais facilmente, tornando o processo de tomada de decisão de compra mais fluído.

Além disso, o vendedor de carros profissional tem mais habilidades para mostrar as vantagens dos carros aos clientes, conquistando a confiança deles e, por fim, concluindo a venda.

Quais são as possibilidades de interação entre o vendedor de carros e a plataforma OLX?

A OLX é uma das principais plataformas de compra e venda de veículos no Brasil. Com ela, um revendedor de veículos pode encontrar pessoas que estão mais propensas a adquirir um veículo, facilitando o processo de venda ao ter a chance de tirar suas dúvidas e eliminar barreiras que impeçam a negociação.

Mas, como o vendedor de carros pode se aproveitar esse tipo de plataforma? A resposta é simples! É possível criar uma loja virtual na plataforma e colocar anúncios para todos seus carros, atraindo pessoas interessadas.

A interação entre a OLX e o vendedor de carros possibilita uma parceria de negócios que potencializará suas vendas. Além de todas as funcionalidades relacionadas à divulgação do seu estoque, você tem outros benefícios interessantes ao utilizar a OLX. Um deles é o acesso a conteúdo educacional de qualidade sobre o mercado automotivo.

Inclusive, se você busca um aprendizado mais efetivo e direcionado ao mercado de revenda de veículos, temos uma opção muito interessante, que mostramos a seguir.

Como o OLX Ensina pode ajudar?

O OLX Ensina é uma formação para quem busca construir uma carreira no mercado automotivo. Além disso, é uma alternativa interessante pra você aperfeiçoar seus conhecimentos no segmento de venda de veículos. E o melhor de tudo é que esse é um curso totalmente gratuito.

O OLX ensina é organizado em 3 módulos, contando ainda com uma aula inaugural e uma live de encerramento. O treinamento é estruturado da seguinte forma:

  • aula inaugural: prepara você para entender como anda o mercado automotivo e apresenta os módulos;
  • Módulo 1: nessa primeira etapa, demonstraremos os aspectos legais, formas de prospectar clientes, bem como ferramentas de gestão que são importantes nesse segmento de mercado;
  • Módulo 2: explicamos as práticas comerciais, técnicas de venda e outras estratégias que farão toda diferença na sua vida como vendedor. Você vai entender as necessidades do cliente e sua jornada até o fechamento da venda;
  • Módulo 3: esse é o módulo que fará com que você se torne um especialista em carros, aprendendo a indicar o veículo ideal para o seu cliente. Assim, você vai conquistar consumidores que estarão totalmente realizados com seus novos veículos.
  • Live de encerramento: para encerrar, convidamos dois especialistas para conversar sobre o mercado automotivo e passar algumas ideias.

Ao final das aulas, você receberá um certificado de conclusão do curso, além de um cupom exclusivo para iniciar os seus anúncios na OLX, aproveitando todo o potencial que nossa plataforma oferece.

De forma geral, percebemos hoje um cenário favorável para o mercado automotivo. Nesse contexto, ingressar e se profissionalizar como um vendedor de carros se torna uma opção atrativa. As plataformas de anúncios online, como a OLX, garantem muito mais liberdade e alcance para realizar bons negócios, otimizando os seus lucros.

Quer continuar lendo a respeito da profissão vendedor de carros? Então confira nosso artigo sobre como lucrar mais com a revenda!

Inscreva-se pra não perder nada!