Vendedor de carros pode se tornar minha profissão?

Muitos buscam uma recolocação no mercado de trabalho Esse processo pode impactar...
profissão vendedor de carros

Muitos buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Esse processo pode impactar significativamente não apenas sua trajetória profissional, mas também sua vida pessoal. Por isso, é fundamental fazer uma escolha com base em dados concretos, conhecendo bem as oportunidades e os desafios do novo ofício. Uma excelente alternativa é apostar na profissão de vendedor de carros. Já pensou nisso?

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre esse mercado, suas perspectivas e como se qualificar para conquistar uma posição de destaque. Acompanhe!

Como está o mercado de venda de carros?

A pandemia do coronavírus representou uma grande queda para muitos setores da economia — e o mercado de venda de veículos também teve seus impactos. No entanto, com o prolongamento da pandemia e a reativação do mercado financeiro, a percepção do consumidor mudou.

Segundo uma pesquisa da Febraban, 51% dos entrevistados expressaram uma intenção maior de adquirir carros particulares, tentando evitar o transporte público. O objetivo é garantir maior segurança e comodidade às atividades diárias. A procura maior aqui foi pelos carros usados. Inclusive, esse é um dos poucos segmentos que se manteve aquecido durante a pandemia.

Segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), o mercado de usados avançou 23,6% em dezembro de 2020 comparado ao mesmo período de 2019.

O setor de veículos novos, apesar de ter sofrido uma desaceleração inicial no mercado brasileiro, já responde de forma bastante positiva, com mais de 15% de crescimento em março de 2021, na comparação com o ano anterior.

Esses dados sobre o segmento reforçam que os vendedores de carros têm um potencial muito grande de altos ganhos e uma boa progressão de carreira. Com isso em mente, que tal entender um pouco mais sobre esse profissional?

Qual é o perfil exigido na profissão vendedor de carros?

Uma das principais características do vendedor de veículos deve ser gostar de carros. Afinal, quando temos afinidade com algum assunto, buscar mais informações e aperfeiçoamento acaba sendo um caminho natural.

Veja, a seguir, alguns atributos que fazem parte do perfil desse profissional!

Bom conhecedor de carros

O vendedor precisa ter um conhecimento profundo sobre carros — seu funcionamento, características, modelos e mercado. Essa é uma habilidade essencial para responder os questionamentos dos clientes, gerando mais confiança e credibilidade ao profissional.

Atualizado com as novas tecnologias do setor

As tecnologias estão em evolução contínua. Assim, é importante que o vendedor de carros participe de treinamentos, workshops, feiras do setor e cursos. Isso contribui para que o profissional se aprofunde na área e conquiste ainda mais vendas. Ótimo, não é?

Empático

Para um vendedor, a empatia envolve sentir e pensar como seus clientes, conhecendo bem suas necessidades e suas expectativas. Dessa maneira, ele consegue apresentar soluções que realmente garantirão a satisfação do comprador. Essas são características que o ajudarão a lidar com pessoas com todos os gostos.

Detentor de técnicas de vendas

Essas técnicas ajudam muito a realizar boas vendas. Elas envolvem habilidades como ter uma boa argumentação, vencer objeções, entender o cliente e saber negociar. E isso é essencial, não é mesmo?

Seguro

Assim como ocorre com vendedores de outros segmentos do mercado, esse tipo de profissional precisa ter confiança no que diz e no que faz. Quando ele demonstra essa atitude, consegue transmitir mais segurança para os seus clientes. Por outro lado, quando o vendedor é inseguro, ele perde credibilidade e gera desconfiança.

Essa característica é muito importante para um vendedor de carros, especialmente porque se trata de um bem de alto custo, e o cliente quer ter a certeza que está fazendo um bom negócio.

Por que se tornar vendedor de carros?

Pensando em todas as características do vendedor de carros, é possível que esteja se perguntando se essa profissão é pra você. Acontece que a carreira no mercado automotivo está muito mais acessível hoje do que foi anos atrás. Com as plataformas online, tornar-se um vendedor do setor virou uma possibilidade para muitas pessoas. 

Ao vender online, você pode trabalhar em casa, gerar uma renda extra e crescer nesse segmento. Inclusive, um dos pontos altos dessa carreira é a remuneração. Como ocorre com outros profissionais de venda, a comissão pode ser bastante vantajosa.

Quais são os passos necessários para ser um vendedor de carros?

Uma notícia muito boa é que, para se tornar um profissional vendedor de carros, não é necessário ter uma formação específica. No entanto, alguns cursos disponíveis no mercado podem ajudar você a desenvolver habilidades e conhecimentos importantes para alcançar melhores resultados.

Assim será mais fácil obter destaque no mercado de trabalho, especialmente aqueles que estão buscando uma recolocação. Assim, para quem está começando as atividades, um curso pode prover o treinamento técnico necessário para ganhar tempo e alavancar seus ganhos. É o que chamamos de profissionalização.

Por que se profissionalizar para esta profissão?

Como vimos, a carreira do vendedor de carros não exige necessariamente uma formação específica, mas o profissional que busca a profissionalização consegue resultados muito mais positivos. Assim, quem deseja seguir na carreira e ter lucros consistentes precisa correr atrás de capacitação.

Essa profissionalização vai contribuir não somente na parte técnica, que diz respeito aos aspectos do veículo e da legislação, mas também em atividades como o atendimento ao cliente.

Por exemplo, em sua jornada, o vendedor de veículos vai encontrar diversos tipos de pessoas, algumas delas bem difíceis. As técnicas aprendidas vão ajudar o profissional a lidar com tais situações, resolvendo os problemas que surgirem da melhor maneira.

Vale ressaltar ainda, que, como vimos, o profissional precisa buscar uma atualização constante, pois, na medida em que o mercado avança, precisa desenvolver novos conhecimentos e competências. Assim, também será mais fácil conseguir clientes para a revenda de carros e manter um bom fluxo de vendas.

De forma geral, percebemos hoje um cenário muito favorável ao mercado automotivo. Nesse contexto, ingressar e se profissionalizar como um vendedor de carros se torna uma opção muito atrativa. As plataformas de anúncios online, como a OLX, garantem muito mais liberdade e alcance para realizar bons negócios, otimizando consideravelmente os lucros do profissional.

Quer continuar lendo a respeito da profissão vendedor de carros? Então confira nosso post sobre como lucrar mais com a revenda!

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.