Vale a pena vender carros particulares? Entenda

Vender carros particulares é uma alternativa de trabalho promissora Saiba o porquê.
vender carros particulares

Iniciar uma carreira como vendedor no setor automotivo pode ser uma boa solução para quem está em busca de posicionamento no mercado de trabalho ou uma nova alternativa para ampliar sua fonte de rendimentos.

Embora vender carros não seja uma tarefa tão simples — exige técnica, criatividade e domínio de informações —, a adoção de algumas estratégias vão ajudar bastante a aproveitar o aquecimento do setor.

Para ajudar você nessa missão, abordamos os principais motivos para você investir no segmento automotivo e obter uma excelente performance. Então, não perca tempo e acompanhe.

Quais as vantagens de vender carros de forma autônoma?

A primeira vantagem em comercializar carros como vendedor particular é a liberdade de atuação. Enquanto dono do próprio negócio, você pode definir sua carga horária e organizar uma agenda mais acessível para os clientes. Tudo isso sem deixar de lado suas necessidades pessoais.

Outro aspecto positivo dessa modalidade de trabalho é a flexibilidade das estratégias de venda. O profissional pode utilizar as plataformas digitais, por exemplo, para ampliar a visibilidade dos seus produtos e, consequentemente, a sua base de consumidores.

Além disso, as perspectivas de ganhos também são ilimitadas — seu empenho é a principal arma para que o negócio seja bem-sucedido. O autônomo tem a prerrogativa de determinar suas margens de lucro e estabelecer metas para otimização da sua receita.

Diante da dificuldade de encontrar uma colocação no mercado de trabalho, começar a vender carros por conta própria é uma excelente alternativa para quem precisa prover o seu sustento ou gerar uma renda extra.

Que habilidades são essenciais a um bom vendedor?

Criatividade. Um bom profissional deve encontrar maneiras criativas para chamar atenção do seu público. Nesse sentido, vender carros pela internet é uma das práticas atuais que pode favorecer bastante seus resultados.

Por essa razão, a capacidade de criar anúncios eficientes está entre as habilidades essenciais de um vendedor. O anúncio online é uma das primeiras formas de contato com uma pessoa interessada.

Mas para chamar a atenção do comprador e aumentar as chances de conversão, é preciso: escolher uma boa plataforma de divulgação, caprichar no título, nas imagens e na descrição do veículo.

Em suma, o anúncio deve, necessariamente, ser atrativo para fazer as pessoas clicarem nele. Mas, além disso o vendedor deve ter a habilidade de fazer um relato claro e objetivo, de todos os diferenciais do modelo, como:

  • acessórios;
  • capacidade do porta-malas;
  • quilometragem;
  • estado de conservação, entre outros.

Além do mais é preciso oferecer uma jornada de compra personalizada, que faça sentido para o consumidor e também transmita confiança. O objetivo maior é gerar valor para os diferentes perfis de clientes.

Procure se colocar no lugar do cliente, imaginar aquilo que ele gostaria de ver e a melhor forma de agradá-lo. Desvendado esse segredo, as chances de fechar um bom negócio são maiores. 

Por onde começar?

Como em qualquer profissão, alguns insights são valiosos para iniciar uma trajetória de sucesso. A seguir, confira algumas dicas essenciais para ajudar na sua caminhada.

Saiba de quem está comprando ou revendendo

Um dos maiores desafios para ser um vendedor autônomo é, sem dúvidas, evitar prejuízos. Mas, saiba que isso não envolve apenas o processo de vendas, a origem dos veículos comercializados tem um impacto direto nos lucros e também na sua reputação profissional.

Os seus anúncios de veículo estão chamando a atenção do público?

Se o carro apresenta qualquer vício oculto, ou problemas com as regras legais, a responsabilidade recairá sobre o vendedor. Por isso, o ideal para quem vai iniciar no segmento é comprar automóveis de conhecidos. Isso vai facilitar bastante nas negociações, e sobretudo evitar dores de cabeça no futuro.

Tenha um estoque

Investir na formação de um estoque é outro passo importante para quem deseja iniciar uma carreira nesse setor. Ter uma variedade de carros disponível no seu pátio pode ajudar no processo decisório dos clientes e impulsionar as vendas.

E mais, o estoque também contribui para transmitir uma imagem de credibilidade, de que o seu negócio é sólido e confiável.

Participe de feirões 

Para quem trabalha com a venda de carros, os feirões são uma ótima oportunidade para fechar negócio. Isso porque, a participação nesse tipo de evento é simples, e eles costumam atrair um público enorme. Ademais, nos feirões o cliente pode conferir, in loco, todos os detalhes sobre o veículo. 

Nesse contexto, também vale mencionar o benefício de adquirir automóveis por preços bem competitivos, para depois revender com uma boa margem de lucro.

Com a pandemia, os feirões online também ganharam força e vêm se mostrando uma solução importante para a movimentação desse setor. Vale a pena conferir.

Faça anúncios online

Com a expansão das vendas online, e todas as mudanças nos hábitos de consumo devido à pandemia, mais do que nunca é importante que os vendedores de carros utilizem esse canal paraganhar visibilidade e se destacar da concorrência.

Assim sendo, investir em anúncios na OLX, por exemplo, é uma prática altamente recomendada, pois te direciona para pessoas realmente interessadas no seu produto. Com isso, há um reforço significativo no alcance e conversão do número de vendas.

Retomando o conselho da criatividade, o uso de vídeos em anúncios na plataforma OLX é uma aposta para tornar a experiência dos compradores mais prazerosa e próxima à realidade física. Eles chamam mais atenção do que textos e imagens, além de gerar duas vezes mais leads.

Por que é importante fidelizar os clientes?

Fidelizar clientes é uma competência extremamente relevante para o sucesso e expansão de qualquer negócio. E para quem vende carros não é diferente. 

Um cliente satisfeito não precisa ser convencido novamente para adquirir seus produtos ou serviços — ele já teve uma experiência positiva, adquiriu confiança no seu atendimento e sempre vai considerá-lo como primeira opção quando precisar.

Outro grande benefício de ter uma base de clientes fiel é que eles estão dispostos a dar suas opiniões e recomendar seu trabalho para outros potenciais compradores. 

Uma vez entendida a importância de fidelizar clientes, procure ser honesto e fazer uma venda boa e consultiva, sem nunca tentar passar ninguém para trás. Esse será o seu cartão de visitas no mercado de automóveis, um elemento fundamental para alcançar melhores resultados. 

Por todo o exposto, podemos concluir que, vender carros particulares é uma alternativa de trabalho promissora, e o apoio das estratégias certas podem te ajudar a tirar melhor proveito desse cenário. Embora não exista uma receita de sucesso, os métodos de abordagem e um posicionamento de credibilidade são peças-chave para decolar nessa carreira.

Quer uma parceria para acelerar seu negócio? Conheça os Novos Planos da OLX e descubra a solução ideal para potencializar seu negócio!

Black Friday

Receba nossos conteúdos em seu e-mail

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.