O momento de aceitar um veículo na sua revenda é uma etapa delicada para o negócio, pois um descuido pode causar prejuízos irrecuperáveis. A melhor maneira de evitar problemas é fazer uma vistoria de carro minuciosa.
Em uma fase de dificuldade econômica, adquirir um produto que apresente alguma falha pode complicar o giro no estoque da revenda. Se o potencial cliente perceber defeitos no veículo que está no estande, certamente vai desistir.
Afinal, com o dinheiro curto, as pessoas pensam mais e analisam com calma antes de gastar. Na compra de um carro, acontece a mesma coisa. O consumidor só vai fechar negócio se o automóvel estiver em plenas condições, sem nenhuma imperfeição.
Para não perder espaço para o concorrente, a loja deve estar atenta a todos os detalhes no momento em que adquire um carro para revender. Assumir reparos e riscos não é a melhor saída! Afinal, o custo será repassado ao comprador e elevar o preço final afasta os clientes.
Portanto, a postura ideal é tomar uma série de cuidados ao aceitar veículos para a revenda. Veja a seguir 8 etapas que não podem ficar de fora da vistoria de carro!
1. Observe o estado do motor e a quilometragem
Essa etapa tem o intuito de verificar o estado do motor e checar sua conservação. Preste atenção ao funcionamento dele a fim de identificar algum barulho.
É importante fazer a conferência com o equipamento frio, pois ele pode esconder problemas se estiver quente. Dar a partida é uma boa maneira de descobrir se o sistema está em boas condições.
Já a quilometragem vai mostrar se o carro está muito rodado. O mercado considera boa uma média de 12 mil a 15 mil km por ano, o que sugere que o automóvel não percorreu grandes distâncias.
Acima disso, vale conversar com o dono sobre o uso do veículo. Viagens longas desgastam pneu, motor, suspensão e até lataria, principalmente pelo estado de má conservação das estradas.
2. Teste o sistema elétrico
Faça uma varredura e cheque todas as luzes: freio, ré, farol alto e baixo, setas dianteiras e traseiras, além das lâmpadas internas e do painel.
Uma luz queimada pode ser um descuido, mas falhas em conjunto indicam um problema maior. Não se esqueça da vistoria dos vidros elétricos e das travas.
3. Examine o interior do veículo
Essa conferência deve ser feita em local com boa iluminação e sem interferências externas. A pessoa que estiver fazendo o exame vai precisar não só da visão, mas também do olfato.
Observe se há cheiro de mofo: isso indica que o veículo pode ter sido atingido por uma enchente, por exemplo, ou ter ficado guardado por muitos meses.
Veja o estado de conservação dos estofados e equipamentos. Há rasgos ou peças quebradas? Claro que a vistoria de carro precisa levar em conta o desgaste natural em função do uso, mas há situações que ultrapassam o bom senso.
O ar-condicionado deve estar sem cheiro e ser capaz de resfriar. Do contrário, significa que não passou por limpeza ou troca de filtro.
4. Olhe com atenção pneus e suspensão
Os quatro pneus devem estar em boas condições para oferecer segurança por um tempo de rodagem. Do contrário, a revenda terá que arcar com a troca do equipamento — ou repassar a responsabilidade ao cliente, que levará isso em conta na hora de negociar.
Não se esqueça de conferir o estepe, um importante elemento de segurança e que deve estar em estado perfeito de uso. Teste também suspensão e amortecedor. Se o veículo estiver com mais de 70 mil km, verifique se houve troca dos itens. Uma boa saída é solicitar os comprovantes da substituição.
5. Cheque a lataria
Desníveis e imperfeições na lataria e na pintura podem ser indicativos de uma colisão. O veículo precisa estar em um local com boa visibilidade para ser analisado.
Veja se há partes amassadas, manchas ou diferença na cor entre as peças, como para-choque e portas, especialmente a área logo abaixo do tanque.
6. Veja se o carro passou por manutenção
Peça o manual do proprietário para saber se o veículo passou pelas manutenções de fábrica e converse com o dono a fim de se informar sobre eventuais inspeções em oficinas. Esses dados mostram o cuidado dedicado ao carro que você pretende repassar.
Aproveite para conferir as palhetas dos para-brisas dianteiro e traseiro. É um detalhe que muitas vezes passa despercebido.
7. Confira a documentação e o lacre da placa
Esse é um momento delicado. A checagem de documentação tem como objetivo evitar fraudes e eventuais prejuízos à revenda. Sua equipe deve estar orientada a assegurar a legitimidade da propriedade do automóvel e a autenticidade dos documentos apresentados.
Analise o Certificado de Registro de Veículo (CRV), utilizado para efetuar uma transferência. Ele é emitido no primeiro emplacamento e sempre que acontece alguma alteração de dado, como nova placa ou substituição de dono.
Verifique também o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), de porte obrigatório do motorista. Com ele, a revenda confere se o IPVA, o licenciamento e o seguro obrigatório estão em dia.
O documento do carro só é liberado se todas as multas estiverem quitadas, mas é essencial lembrar das ocorrências antes da emissão do CRLV. Portanto, faça essa conferência no Detran para não arcar com eventuais pagamentos.
Já a placa deve estar com o lacre em perfeito estado de leitura, sem nenhum obstáculo visual.
Importante: cheque se os equipamentos de segurança estão presentes e conservados, como o triângulo e macaco, pois são itens obrigatórios.
8. Analise o modelo e ano de fabricação
O carro tem boa avaliação no mercado? Então é um ponto a ser considerado na negociação.
A revenda deve observar também qual é a demanda e a oferta do modelo, para saber se vale a pena investir ou não. Confira os valores na Tabela Fipe, para ter uma ideia de preço.
Outro dado que vale ser estudado é o risco informado pelas seguradoras. Carros muito visados têm valor de seguro alto, particularidade que um cliente pode levar em conta na hora da escolha.
O ano de fabricação também é importante, para saber se houve ou não mudanças no modelo. Além disso, essa data interfere nas condições do veículo: a rigor, quanto mais velho, maior a desvalorização e o custo com manutenção.
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