A oferta de um atendimento personalizado nunca fez tanto sentido quanto nessa fase de “novo normal”, resultante da pandemia do coronavírus. As empresas tiveram que usar da criatividade para romper as barreiras do distanciamento social e aumentar as chances de vendas.
O WhatsApp para negócios, sem dúvidas, foi uma das táticas bastante utilizadas para se atingir tal objetivo. Mas será que essa é a melhor alternativa para o segmento de automóveis?
Neste post, abordaremos alguns pontos importantes sobre o tema, para que você entenda de uma vez por todas se deve adotá-lo ou não. Continue a leitura e confira!
O WhatsApp para negócios é uma boa ferramenta de vendas?
Embora o WhatsApp tenha revolucionado os meios de comunicação — e também seja um app bastante presente no dia a dia das empresas, como no atendimento ao cliente online —, algumas variáveis devem ser observadas antes de incluir essa ferramenta nas suas estratégias de venda.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, em certos casos, ele não simboliza um instrumento tão eficiente ou 100% benéfico quanto parece. Uma das grandes dificuldades do WhatsApp para negócios, por exemplo, é a escalabilidade. O aplicativo não foi desenvolvido para suportar um volume muito grande de interações simultâneas.
Se todos os clientes resolverem ligar ao mesmo tempo, não é possível colocar uma chamada em espera, sendo preciso mais de uma linha para viabilizar o atendimento. Enfim, à medida que o fluxo de trabalho aumenta, as dificuldades de planejamento e monitoramento de interações se tornam mais complexas. A tendência é que a efetividade operacional da empresa também diminua.
Por esse motivo, é importante estudar a situação, fazer um diagnóstico e traçar um bom planejamento para agregar valor na sua relação com os clientes e, então, alcançar os melhores resultados possíveis.
Outro aspecto que nos leva à conclusão de que o WhatsApp para negócios não é uma solução tão interessante para a venda de automóveis online é a segurança. Sobretudo, para quem já utiliza uma plataforma específica nessa área de atuação.
Isso porque existem muitos golpes em que agentes mal-intencionados utilizam o nome do vendedor ou da plataforma para solicitar códigos, informações pessoais, pagamentos indevidos, entre outros detalhes para fraudar a negociação.
Seja profissional, seja empresa, contar com os recursos de uma plataforma especializada, como a OLX, confere mais respaldo para fechar um negócio. Nesse caso, tanto quem vende quanto quem compra são beneficiados com segurança.
Quais são os pontos de atenção ao utilizar o WhatsApp Business?
O primeiro ponto de atenção ao utilizar o WhatsApp Business é que não existe monitoramento das conversas, tal como acontece no chat da OLX, em que os bots se encarregam dessa tarefa.
A dificuldade de gerar métricas pelo WhatsApp para negócios é outro fator que requer cautela de quem pretende incorporá-lo a sua metodologia de trabalho, uma vez que muitos dados importantes não são extraídos com o aplicativo.
O aplicativo não é capaz de captar dados e criar relatórios com informações para tomada de decisões mais certeiras — ele se integra com as outras ferramentas de comunicação e estratégias de marketing para aumentar as vendas.
Quem decide implementar a ferramenta não consegue obter, por exemplo, o índice de satisfação dos consumidores sobre o bom atendimento online, entre outros inúmeros aspectos. Ao usar o WhatsApp e qualquer outro recurso para o processo de comunicação e vendas, é preciso considerar elementos como:
- atendimento ágil e humanizado;
- autonomia para o cliente utilizar o canal de sua preferência;
- facilidade para contactar o suporte;
- proteção oferecida.
As características positivas e negativas do WhatsApp Business estão diretamente ligadas ao plano estratégico que você decide colocar em prática. Quando empregado da maneira errada, pode trazer muitas dores de cabeça.
O que considerar ao escolher uma ferramenta de comunicação para sua loja?
Uma boa estratégia de comunicação é aquela que melhor atende ao perfil da audiência, bem como às peculiaridades do negócio. Então, para saber se você está fazendo a escolha certa, é importante focar algumas ações, como:
- mapear o público-alvo;
- analisar o custo-benefício de cada estratégia;
- alinhar com as campanhas de marketing;
- mensurar resultados.
Nesse cenário, a manutenção de um alto padrão de qualidade — em todas as interações com os clientes —, será fundamental não apenas para otimizar os resultados das vendas, mas também, para gerar engajamento.
Com a surpreendente expansão das vendas pela internet, crescimento que também atingiu o mercado de automóveis, a escolha de ferramentas que assegurem a credibilidade da empresa ou dos profissionais tem o papel crucial de transmitir confiança.
Para quem está em busca de soluções para o processo de venda de automóveis na internet, a dica é investir em aplicações que evitem prejuízos tanto para o negócio quanto para a base de clientes. Isso aumenta o seu posicionamento no mercado e, consequentemente, os resultados.
Por melhor que seja a facilidade de comunicação pelo WhatsApp Business, a compra de um veículo é bastante complexa. O processo exige que a pessoa tenha uma experiência aprofundada do bem que pretende adquirir.
Pelo app, isso resultaria em várias interações e um atendimento pouco customizado. Por outro lado, quando a concessionária ou profissional utiliza uma plataforma própria para essa finalidade, todas as informações que o cliente precisa estarão no anúncio do produto.
No comércio virtual de autos, a inclusão de vídeos na estratégia de vendas é uma forte tendência para promover maior visibilidade dos anúncios. Essa integração dos conteúdos visuais com informações de todos os detalhes da oferta — preço, condições de pagamento, características do produto — é uma exclusividade da OLX.
Como você pôde ver, o WhatsApp para negócios não é a melhor alternativa para comercialização de veículos pela internet, especialmente, no caso das negociações e atendimento automotivo por meio da OLX. A recomendação é que qualquer transação seja feita dentro da plataforma.
Independentemente da solução escolhida, lembre-se de que é indispensável construir uma estratégia para explorar todos os benefícios garantidos pela ferramenta.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para entender um pouco mais o impacto da pandemia nas vendas automotivas e descobrir as estratégias ideais para seu negócio.
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