Android Auto: o que é, como usar e configurar o app?

Veja como funciona o Android Auto e os diferenciais do app.
capa para artigo sobre o aplicativo android auto

O Android Auto é um recurso que tem sido protagonista na revolução tecnológica que está trazendo conectividade para os automóveis. Ele foi desenvolvido pelo Google e só está disponível para celulares com o sistema operacional Android, como o nome indica. Com ele, é possível utilizar as funções do celular de forma integrada e prática, em uma comunicação direta com a central multimídia do carro, que é a tela localizada no painel.

Assim, o sistema Android Auto traz facilidade e segurança para a vida dos motoristas, que podem utilizá-lo para navegar, fazer e receber ligações, ouvir músicas e podcasts, e mais. Confira abaixo quais são suas principais funções e como fazer a instalação no seu carro.

O que é o Android Auto?

O Android Auto se conecta à central multimídia de carros compatíveis. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Android Auto é uma maneira de conectar celulares com sistema Android à central multimídia de carros compatíveis com ele, que são cada vez mais comuns. Uma de suas principais vantagens é que ele torna a direção do veículo mais fácil e segura, já que evita que o motorista pegue no celular enquanto está dirigindo, além de fornecer informações importantes durante a corrida.

Assim, com o Android Auto, o condutor consegue fazer ligações, usar apps de navegação e controlar as músicas que ouve – tudo isso sem ter que tirar os olhos da estrada. O sistema foi desenvolvido pelo Google e permite a comunicação entre smartphones que tenham esse sistema operacional, como os da Samsung e Motorola, com a central multimídia de carros, que é a tela central presente no painel da maioria dos veículos modernos.

Confira, abaixo, as principais funções oferecidas pelo Android Auto e para que elas servem.

Google Assistente no Android Auto

Uma das principais funções do Android Auto é o acesso direto ao Google Assistente sem a necessidade de utilizar o celular para isso. O Assistente funciona por comandos de voz, assim como no smartphone, mas interage diretamente com a central multimídia neste caso.

Utilizando sua função de comandos por voz, o motorista pode pesquisar e programar rotas, que aparecem diretamente no visor do painel. Ele também consegue comandar as músicas tocadas ou consultar a previsão de tempo, sem tirar as mãos do volante. Para ativá-lo, basta dizer “Ok Google”, assim como quando ele é ativado pelo celular.

Navegação

O Google Maps e o Waze são aplicativos que mostram localização e rota, e podem ser utilizados com Android Auto. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como apontamos acima, o Android Auto é especialmente indicado por suas funções de navegação, e elas são muitas. Além de poderem ser comandadas por voz, utilizando o Google Assistente, o mapa de navegação e rotas aparecem diretamente na central multimídia, o que ajuda o motorista a manter sua atenção no trânsito e dirigir com mais segurança e tranquilidade.

Para fazer a navegação, é possível usar o Waze [Android | iOS] no Android Auto, assim como o Google Mapas [Android | iOS]  e outros aplicativos do tipo, de acordo com a preferência do usuário. Dessa forma, é possível calcular uma rota apenas dizendo o endereço para o Google Assistente e seguir os comandos do aplicativo para chegar ao destino, assim como consultar postos de combustível, estacionamentos e pontos de interesse nas proximidades.

Comunicação pelo Android Auto

Além da navegação, o Android Auto é compatível com os principais apps de mensagens, como o WhatsApp. Utilizando-os no smartphone, uma vez que o aparelho é conectado à central do carro pelo sistema, também é possível ler, escrever mensagens, fazer e receber ligações, tudo por comando de voz.

Entretenimento

O Spotify é um dos aplicativos de entretenimento que podem ser utilizados com o Android Auto. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Entre os serviços de entretenimento, o principal destaque são as músicas, que acompanham muitos motoristas no trânsito. Com o Android Auto, é possível utilizar diversos serviços de música, fazendo o controle por voz ou por toque na central multimídia, quando ela oferecer esse recurso.

Assim, é possível acessar arquivos na memória do celular, aplicativos como o Spotify e YouTube, e muitos outros. O Android Auto também é compatível com apps de audiobooks e podcasts, e possui a mesma facilidade de acesso.

Como usar e configurar o Android Auto?

Saiba como usar o Android Auto. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Android Auto é um recurso de uso intuitivo e de fácil instalação. Uma vez que é feito o pareamento, utilizá-lo é bastante similar a comandar a central multimídia do veículo ou os recursos do Google no smartphone. Para saber como usar e instalar o Android Auto, basta seguir este passo a passo:

  1. Confira se o carro tem uma central multimídia, e que ela é compatível com o Android Auto, o que pode ser consultado no manual do veículo.
  2. Verifique se o celular tem o recurso instalado. Para sistemas operacionais Android 9 até Android 6, é preciso baixar o app Android Auto no Google Play Store. Nos celulares com Android 10 ou mais novos, o recurso já vem integrado, e não é preciso baixar o app. Celulares com Android 5 ou mais antigos não são compatíveis.
  3. A seguir, conecte o smartphone ao veículo usando um cabo USB, com a entrada indicada pelo símbolo de um celular.
  4. Em alguns modelos de carro, é possível fazer a conexão sem fio wireless com o Android Auto, mas isso depende do veículo, e não do sistema.

Para saber mais sobre quais são os carros e modelos de som automotivo compatíveis com o Android Auto, consulte o site oficial com a lista completa e atualizada. Também é possível consultar a lista de aplicativos compatíveis com a tecnologia na página.

Veja também:

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail