Os carros flex são o tipo de veículo mais comum no Brasil atualmente. Com esse tipo de motor, os modelos podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com álcool. A principal vantagem nos carros com esse tipo de abastecimento é que o motorista tem a opção de escolher o combustível mais barato nos postos. Contudo, há diferenças entre a gasolina e o etanol. Confira, neste artigo, o que são os carros flex e como abastecer eles.
Carro Flex: como funciona um?
Tecnicamente, um carro flex é um veículo que pode ser abastecido com mais de um combustível. Por exemplo, se um modelo for movido a gasolina ou gás, ele também poderia ser chamado de flex. Contudo, especialmente no Brasil, o mais comum é chamar de flex apenas os automóveis que aceitam tanto gasolina quanto etanol – o álcool – no tanque de combustível.
Assim, em nosso país, um carro flex se diferencia de modelos que só aceitam um combustível. Até hoje, ainda existem os que só podem ser abastecidos com gasolina e, no passado, também houveram carros que só aceitavam álcool. A tecnologia acabou surgindo, especialmente, para dar uma opção ao motorista de qual combustível escolher nos postos de abastecimento.
Como abastecer carros Flex?
Como um carro flex é um modelo com motor projetado para se adequar tanto à gasolina quanto ao etanol, em qualquer proporção, é possível misturar os dois combustíveis no tanque da maneira que o motorista desejar.
Apesar disso, na prática, existem diferenças entre os dois combustíveis, que devem ser levadas em consideração na hora de entender como abastecer carros flex. Em primeiro lugar, a gasolina rende mais, mas gera menos potência. Naturalmente, isso vale para o etanol: ele rende mais “cavalos” de potência no mesmo carro, mas acaba mais rapidamente. Além disso, a gasolina gera uma espécie de sujeira no sistema mecânico, chamada de “depósitos carboníferos”. Por outro lado, ela é mais oleosa, e ajuda a manter os componentes de borracha lubrificados.
Por fim, é preciso se atentar ao modelo do veículo. Alguns carros têm um tanquinho de partida a frio, que ajuda os carros flex a ligarem, mesmo que o tanque de combustível principal esteja abastecido apenas com etanol – ele funciona como um segundo tanque de combustível, acessado pelo capô. Quando ele está presente, deve-se mantê-lo abastecido com gasolina. A razão para isso é que o etanol é um combustível que precisa de mais energia para “acender” e fazer o motor funcionar – quando o clima está frio, esse processo tende a demorar mais.
Curiosidades sobre carros flex
Muitos podem não saber, mas os carros flex no Brasil são uma tecnologia nacional. Considerando que esse recurso designa automóveis que podem andar com mais de um combustível, é certo que já haviam veículos do tipo no mundo. Porém, a ideia de um carro que pode ser abastecido com gasolina e etanol ao mesmo tempo é tradicionalmente brasileira
A tecnologia acabou sendo aperfeiçoada por aqui devido à grande variação de preço da gasolina e ao programa Pró-Álcool, instituído no Brasil em 1970. Ainda mais curioso: o primeiro carro flex do mundo, considerando a produção comercial, foi o Modelo T, da Ford, fabricado desde 1908.
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