Cotação de Seguro Automotivo: como fazer e documentos necessários

Aprenda a descobrir o melhor seguro para você e seu carro e economize sem sair de casa
carro vermelho em cima de calculadora verde

O seguro automóvel é um serviço oferecido por diversas empresas com o objetivo de garantir segurança financeira em casos de acidente e roubo. Com ele, o dono do carro paga um valor de contratação e, caso tenha prejuízo que envolva seu veículo, a seguradora cobre o custo. Por isso, é interessante investigar as opções disponíveis no mercado, pois os preços podem variar bastante, já que cada contrato de cobertura é diferente do outro.

Essas questões podem levar ao surgimento de dúvidas com relação a qual empresa contratar, assim como sobre qual cobertura escolher, e a cotação de seguro automóvel ajuda não só a esclarecer esses pontos, como também auxilia você a se planejar melhor financeiramente.

Como funciona uma cotação de seguro automóvel?

A cotação de seguro automóvel serve para comparar o preço e condições da cobertura de um carro em diversas seguradoras. Assim, é possível descobrir qual é a mais vantajosa para determinado modelo e situação, pois as empresas também levam em consideração as características do proprietário e do uso do veículo para calcular o preço.

Atualmente, é possível cotar o seguro auto online, o que facilita o processo para o consumidor se comparado a um corretor de seguro automotivo. Com a possibilidade de comparar várias ofertas pela internet, o procedimento se torna mais rápido, além de trazer mais comodidade. Outra vantagem é que as cotações são sem compromisso, assim, você pode fazer quantas consultas desejar.

O seguro automotivo garante segurança em casos como acidente de trânsito, eventos da natureza e roubo do veículo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Além disso, os serviços de cotação de seguro automóvel online trazem muita personalização, pois funcionam a partir do preenchimento de formulários com informações do usuário. É possível, até mesmo, descobrir quais tipos de cobertura você precisa a partir dessa consulta. Assim, você economiza ao deixar de pagar por situações nas quais dificilmente se envolveria.

Documentos necessários

Para fazer a cotação de seguro automotivo online, você precisa dos seguintes documentos:

  • CPF
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV)
  • Última apólice, caso seja uma renovação do seguro (para saber o que é a apólice, vá até o tópico de “Dúvidas frequentes”)

Quais fatores influenciam no preço final de um seguro auto?

Diversos fatores são levados em consideração para calcular o preço dos seguros de carros. Na hora de contratar um seguro auto, é importante ser verdadeiro com relação a eles, pois dados incorretos podem se tornar um obstáculo para receber a cobertura. Os principais fatores são os seguintes:

  • Valor do carro: o preço do veículo é um dos principais pontos levados em consideração pelas seguradoras na hora de calcular o valor final.
  • Tipo de veículo: alguns modelos têm mais chances de serem roubados que outros e isso é apontado por levantamentos e estatísticas. Geralmente, carros esportivos ou com peças originais de fábrica são mais visados pelos criminosos e isso aumenta o valor da cobertura.
  • Uso do carro: a seguradora precisa saber como o veículo é utilizado para calcular os fatores de risco e as chances de ele gerar prejuízo. Nessa hora, são considerados fatores como a distância que ele roda no cotidiano, se o uso é comercial e onde ele fica estacionado.
  • Perfil do motorista: dependendo de quem dirige o carro, o valor da apólice pode aumentar ou diminuir. A simulação considera características como idade, número de motoristas com acesso ao veículo e tempo de habilitação.
  • Localização: as seguradoras também consideram dados com relação à região em que o carro fica. Assim, elas avaliam se ele fica exposto ao tempo, se tem chances de ser roubado ou sofrer vandalismo.

Como decidir qual o melhor seguro de automóvel para você?

Para decidir qual é a melhor opção para você, é preciso avaliar quais são as suas necessidades. Assim, não basta descobrir qual é o seguro automóvel mais barato, pois também devem ser consideradas as coberturas oferecidas por cada contrato. Elas podem incluir danos por roubo e incêndio, ato danoso praticado por terceiros e até acidentes pessoais de passageiros.

Não existe um seguro de automóvel que seja melhor para todos, pois cada pessoa e veículo possuem necessidades diferentes. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como é possível imaginar, algumas pessoas vão precisar delas, e outras, não. Por isso, conhecer as propostas de seguro auto online é uma forma de você economizar e se esclarecer com relação às necessidades que tem. Assim, você terá a segurança ideal e, ao mesmo tempo, não pagará por coberturas que não te atendem. Afinal, não existe uma opção que é melhor para todas as pessoas, isso varia de caso a caso.

Para facilitar o processo de escolher um seguro de carros por simulação, preste atenção nos seguintes pontos:

  • Valor da franquia: a franquia é um valor que deve ser pago se o segurado decidir acionar o seguro. Se o custo dela for menor, vem acompanhado de um preço de contratação mais alto. E se a franquia for mais alta, o custo do seguro costuma ser mais baixo.
  • Tipos de cobertura: cada contrato de seguro auto inclui alguns incidentes, mas exclui outros. Considere os tipos de risco que você pode correr para decidir quais coberturas precisa contratar. 
  • Serviços adicionais: é comum os seguros automotivos incluírem serviços adicionais que oferecem comodidade e segurança para o motorista. Alguns exemplos são guincho 24 horas e veículo reserva enquanto seu carro estiver no conserto. Avalie quais são realmente necessários antes de fechar negócio.

Dúvidas frequentes

Confira as dúvidas mais frequentes que os compradores têm sobre como funciona o seguro de automóveis.

Que tipos de coberturas existem?

O seguro auto pode ser básico ou compreensivo, que cobre uma quantidade maior de incidentes. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os tipos de cobertura de seguro automotivo variam de acordo com a quantidade de incidentes inclusos. Assim, o seguro auto começa pelo básico, que cobre o segurado contra roubo, furto e incêndio. Geralmente, também são considerados eventos da natureza, como danos causados por enchentes ou desabamento de muros.

As modalidades variam até incluir as compreensivas, que cobrem eventos como abalroamento (quando um carro esbarra em outro que está estacionado), colisão  (quando dois veículos em movimento se chocam), capotagem e assistência mecânica 24 horas para defeitos mecânicos, elétricos e outros.

Franquia x Prêmio: qual a diferença?

Franquia é o valor que o segurado paga toda vez que aciona o seguro para cobrir o prejuízo causado por um acidente, roubo ou outro tipo de evento. Já o prêmio é o custo do seguro, ou seja, o valor cobrado para a contratação dele.

O que é apólice de seguro?

A apólice do seguro são os termos previstos pelo contrato entre o segurado e a seguradora. Ela é o acordo assinado entre os dois, onde estão previstas todas as obrigações de cada parte envolvida. Do lado do segurado, ou seja, a pessoa que contratou a seguradora, está a responsabilidade de pagar pelo seguro; do outro (a empresa de seguros), a obrigação é de arcar com os danos caso os incidentes previstos no contrato ocorram.

Veja também:

olx ensina

Receba nossos conteúdos em seu e-mail