O futuro chegou. Os carros elétricos no Brasil e no mundo já são realidade e o mais novo integrante da categoria é o Fiat 500e. A aposta da Fiat é alcançar os concorrentes Chevrolet Bolt e Renault Zoe e ampliar cada vez mais o mercado nacional desse tipo de veículo. Para isso, a marca italiana lança em agosto de 2021 o compacto 100% elétrico com um ótimo diferencial: carregamento de até 80% em apenas 35 minutos nas estações de recarga ou em carregadores até 85 kW.
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Além de carros elétricos serem por si só uma novidade no país, esse modelo garante mais um destaque por ser uma nova versão do clássico Fiat 500, que é um sucesso desde 1936, quando surgiu na Itália e encantou os motoristas com o nome Topolino. Com o passar dos anos, ele se modernizou e se tornou o Nuova 500, com mais potência e conforto. Seu maior concorrente era o Fusca e o pequeno veículo da marca passou anos lançando novidades, entre eles, as versões Sport, Baby, Cinquecento, 500C e agora a versão elétrica: o 500e.
Design
O Fiat 500e foi desenhado para ter o mesmo protótipo do original, com toda a modernidade possível. Com mais espaço interno por conta dos 61 cm de comprimento e 56 cm a mais do que o original, o veículo proporciona ainda mais conforto aos passageiros. A carroceria conta com o conjunto óptico em LED, como os faróis, luzes de freio e seta e lanternas.
Outra novidade é a roda de liga leve 16″, aumentando o tamanho do veículo e garantindo um acabamento mais refinado. O teto solar panorâmico com quase 1 metro de extensão, torna o interior ainda mais atraente. Por falar em interior, a Fiat não poupou tecnologia no Fiat 500e. Entre os itens, o destaque fica por conta da central multimídia 10.25″ de alta resolução, volante multifuncional e banco de couro ecológico.
Dimensões e Capacidades
Com o foco voltado para alcançar o topo de vendas entre os veículos elétricos disponíveis no Brasil, o Fiat 500e se tornou maior e mais largo. Com 362 centímetros de comprimento, 168 cm de largura e 152 cm de altura, o compacto da marca italiana tem 232 centímetros de distância entre-eixos. Com isso, além da praticidade, o modelo se tornou ainda mais confortável.
A nova plataforma Mini BEV é a responsável pelas principais reestruturações no design e consequentemente nas capacidades do veículo. Essa tecnologia é voltada exclusivamente para a integração dos componentes elétricos e alongou algumas partes do “Cinquecento” para suportar as novas baterias.
Desempenho
Já imaginou tirar o seu carro da garagem com o “tanque cheio” e conseguir rodar mais de 460 km sem se preocupar com filas em postos de gasolina ou preços altos? Essa é a proposta da Fiat, junto com a sustentabilidade que um veículo elétrico pode proporcionar. Outro ponto de destaque do novo Fiat 500 é o carregamento rápido, com a opção de recarga com os versáteis carregadores portáteis ou em estações de recarga que possibilitam 80% de carga em até 35 minutos.
O mais novo integrante do time sustentável no Brasil também conta com três modos de direção. O Normal, que possibilita uma direção confortável e com boa potência. O Range, onde é utilizado somente o acelerador e, com isso, o veículo reduz a velocidade conforme o motorista tira o pé do pedal fazendo com que o sistema aproveite para reabastecer as baterias. Além desses, o modo Sherpa é voltado para garantir ainda mais economia e estabilidade do veículo.
Recursos extras e segurança
A Fiat não mediu esforços na produção do Cinquecento no Brasil. Com isso, os recursos tecnológicos utilizados são muitos. Ele conta com o sistema inteligente Connect Me, que passa ao motorista informações importantes como pontos de interesse no mapa, tempo de autonomia, recarga, e outras informações relevantes. Além disso, ele aciona ligações de emergência em caso de acidente com acionamento de airbags.
Outros pontos de relevância no compacto são: o piloto automático adaptativo, com programação de velocidade no painel e sensores que possibilitam frenagem e diminuição de velocidade; o detector de ponto cego, que auxilia nas curvas ou nas ultrapassagens; o alerta de mudança de faixa indesejável, com avisos para você voltar ao curso e, por fim, o alerta de fadiga, que analisa como você está dirigindo e sugere pausas, entre muitos outros recursos extras.
Preço
Os valores ainda não estão confirmados, já que o novo Fiat 500 está em pré-venda. Por isso, quem se interessar pelo Fiat 500e pode reservar o veículo e escolher entre as cores disponíveis: Nero Onice, Branco Ghiaccio, Verde Oceano e Grigio Minerale. A expectativa da marca italiana é começar a impulsionar o mercado de veículos elétricos e aposta alto no clássico Cinquecento com muita modernidade e autonomia.
Conclusão
Ainda em fase de pré-venda, o Fiat 500e já cativa um bom público interessado na quantidade de equipamentos tecnológicos e no conceito tradicional de um dos veículos mais antigos do mundo. Com a evolução que vem acontecendo para os veículos 100% elétricos, o carro elétrico da Fiat mostra um bom potencial para alcançar o topo de vendas.
A montadora acertou em cheio na escolha e nos recursos para tornar o Cinquecento ainda mais atraente para esse novo público, seja pelo seu design, pela possibilidade de rodar até 460 km com total autonomia ou pelo carregamento de até 80% da bateria em até 35 minutos – além de outras tecnologias, como detector de ponto cego e alerta de mudança de faixa, por exemplo. Em resumo, o Fiat 500e promete ser, realmente, um veículo surpreendente e completo
Ficha técnica do Fiat 500e:
- Lançamento: 2021
- Motor: Elétrico (com potência de 0 a 100 km em 9 segundos)
- Bateria: Autonomia de bateria de até 460 km
- Câmbio: CVT
- Direção: Elétrica com 3 modos
- Combustível: Elétrico
- Dimensões (AxLxP): 152×1,68×3,63 cm com 180 litros (porta-malas)
- Recursos extras/opcionais: Sistema inteligente Connect Me, piloto automático adaptativo, central multimídia 10.25″ de alta resolução, volante multifuncional, banco de couro ecológico e quadro de instrumentos digital e personalizável.
- Itens de segurança: detector de ponto cego, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, alerta de mudança de faixa indesejável, entre outros.
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