Filmes de corrida de carros: 10 produções para quem ama velocidade

Indicações de filmes de corrida famosos entre os fãs de carros.

Quem gosta de carros e velocidade, não fica fora de assistir a filmes de corrida de carros nas horas vagas. Por isso, separamos 10 produções do gênero que se destacam, seja pelo elenco, por contarem fatos reais ou por mostrarem momentos interessantes. Confira abaixo nossa lista de longa metragens organizada por ordem de lançamento, ou seja, do mais antigo até o mais recente.

Filme Grand Prix (1966)

Entre os filmes de corrida nesta lista, o Grand Prix é o mais antigo, tendo sido lançado em 1966. Com direção de John Frankenheimer, o enredo conta a história da temporada de 1966 da Fórmula 1. Um dos destaques da produção é que ela deixa claro como o esporte era ainda mais perigoso naquela época. O relato é uma versão ficcional dos eventos, mas se baseia em fatos reais. Inclusive, algumas das cenas de corrida são verídicas, ou seja, feitas durante a competição. Alguns dos pilotos da corrida também fazem pequenas aparições no filme, como Phil Hill, Graham Hill e Juan Manuel Fangio.

As 24 Horas de Le Mans (1971)

As 24 Horas de Le Mans tem Steve McQueen como protagonista, ator que marcou o cinema na década de 1970, especialmente, os filmes de corrida de carros. Piloto na vida real, ele participou de algumas das cenas mais memoráveis do gênero. Nesta ficção, dirigida por John Sturges, McQueen interpreta o piloto Michael Delaney, que se envolve em um drama após a morte de um colega de competição. A produção também conta com cenas reais dos bastidores do campeonato de longa duração que ocorre na França, em sua edição de 1970.

Dias de Trovão (1990)

Nicole Kidman e Tom Cruise estão entre as estrelas do filme de corrida Dias de Trovão, de 1990. (Imagem: Divulgação)

Entre os filmes de corrida, Dias de Trovão também conta com atores memoráveis, como Nicole Kidman, Tom Cruise e Robert Duvall. Além disso, a produção traz aparições de pilotos reais da Nascar, competição de corridas do tipo stock car. A narrativa, dirigida por Tony Scott, mostra o drama dos pilotos e sua dedicação em vencer as provas. Como pano de fundo, se desdobra um romance entre os personagens de Kidman e Cruise, que foram casados na vida real.

Alta Velocidade (2001)

Sylvester Stallone interpreta um piloto novato em Alta Velocidade, de 2001. (Imagem: Divulgação)

Alta Velocidade, de 2001, é um filme de corrida menos conhecido, mas também tem seus destaques. Ele narra uma versão ficcional do campeonato Champ Car, da Fórmula Indy, de 2000. Sylvester Stallone é o protagonista, e interpreta o piloto iniciante Jimmy Bly, com Burt Reynolds co-estrelando o longa. Ao longo da história, o novato se destaca e acaba incomodando o atual campeão. Ao mesmo tempo, ele se vê envolvido em um dilema com relação à sua noiva, e o enredo se desdobra a partir disso. 

Carros (2006, 2011, 2017)

Réplica do personagem Relâmpago McQueen, personagem principal da série de filmes que homenageia o ator e piloto Steve McQueen. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Carros é uma trilogia de filmes de corrida em animação produzida pela Disney. O desenho animado é feito com CGI – ou imagens de computador – e ganhou grande fama, especialmente como um filme infantil. O enredo tem carros como personagens, sendo Lightning McQueen o protagonista, em uma óbvia brincadeira com o ator Steve McQueen, que mencionamos acima. As animações foram lançadas em 2006, 2011 e 2017, e contam suas aventuras junto a um grupo de amigos.

Franquia Velozes e Furiosos (2001 – 2022)

Poster do último filme lançado da franquia, Velozes e Furiosos: Hobbs e Shawn (2019). (Imagem: Divulgação)

A franquia Velozes e Furiosos contém alguns dos mais famosos filmes de corrida de carros, ainda mais depois da trágica morte de um dos atores principais, Paul Walker, em um acidente de carro em 2013. O conjunto de produções conta com dez filmes! Em geral, os longas contam a história de um grupo de amigos envolvidos em competições ilegais nas ruas de diversas cidades. Outros atores conhecidos que compõem o elenco são Michelle Rodriguez, Vin Diesel e John Cena.

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão (2010)

Ayrton Senna até hoje é considerado um dos melhores pilotos do mundo. (Imagem: Divulgação)

Senna é um documentário que foi lançado em 2010 e que conta a vida do adorado piloto brasileiro Ayrton Senna, que faleceu em 1994 durante o GP de San Marino, em Ímola (Itália). Considerado um dos melhores pilotos da história, a trajetória de Senna é famosa não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Da mesma forma, o documentário conta com investimentos e colaboração de seu país de origem, além de França, Reino Unido e Estados Unidos. O desenvolvimento do longa foi complicado e dependeu da permissão da família do piloto. Contudo, depois de pronto, foi aclamado tanto pela crítica, quanto pelo público, sendo imperdível entre os filmes de corrida.

Rush – No Limite da Emoção (2013)

Rush concorreu a Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro de 2014. (Imagem: Divulgação)

Rush, de 2013, retrata a história real e a rivalidade que existia entre os pontos de Fórmula 1, Niki Lauda e James Hunt – especialmente durante a temporada de 1976 do campeonato, em que eles brigaram ferozmente pelo título de campeão mundial, momento que é tema da produção audiovisual. Dirigido por Ron Howard, o filme tem momentos de dramatização, mas o enredo é centrado em fatos verídicos. Ele também foi aclamado por público e crítica, com nomeação a dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Filme de Drama, em 2014.

Ford vs Ferrari (2019)

O filme Ford vs Ferrari (2019) reconta a história real da disputa entre a Ford e a Ferrari para vencer as 24 Horas de Le Mans de 1966. (Imagem: Divulgação)

A mais recente produção nesta lista de filmes de corrida de carros conta com dois dos mais aclamados atores da atualidade: Christian Bale e Matt Damon. Os dois participam de uma narrativa fiel da disputa entre as marcas Ford e Ferrari na temporada de 1966 das 24 Horas de Le Mans. O campeonato existe e, sim, ele dura 24 horas, com revezamento de pilotos. Na ocasião retratada neste filme de corrida, não apenas vemos a disputa na construção do melhor carro, mas também os esforços do engenheiro Carroll Shelby e do piloto Ken Miles, ambos da Ford, para derrotar a invicta Ferrari.

Bônus: série Hyperdrive, da Netflix (2019)

Hyperdrive é um reality show original da Netflix. (Imagem: Divulgação)

Nós já indicamos os 10 principais filmes de corrida de carros nesta lista, mas ainda temos um bônus: o reality show Hyperdrive, da Netflix, produzido por ninguém menos que Charlize Theron. Lançado em 2019, o programa coloca competidores em provas bem malucas, que só podem ser vencidas por quem tem habilidade no volante. O mais curioso é que há dois brasileiros no elenco, João Barion e Diego Higa. No total, 28 pilotos competem nas provas, sendo eliminados um a um. Os resultados são, no mínimo, curiosos, já que os desafios ficam cada vez mais malucos.

Veja também:

Receba nossos conteúdos em seu e-mail