Caso venha acompanhando este portal nos últimos dias, deve ter notado que estamos concentrando as publicações em torno da pandemia do coronavírus. Em nossa visão, essa é uma abordagem importante, pois contribui diretamente na conscientização dos leitores — e hoje, isso não seria diferente!
O tema da vez é a gestão financeira, ou mais especificamente, o que você pode fazer para proteger o caixa da sua operação durante esse período. A nossa missão é mostrar como o planejamento e a tecnologia serão determinantes para lidar com o momento. Então, não perca tempo e acompanhe!
O impacto do coronavírus sobre a economia
Antes de qualquer coisa, devemos dar alguns passos para trás e analisar o panorama da situação. Afinal de contas, essa quarentena não deve ser avaliada apenas pelo seu impacto direto sobre os sistemas de saúde pública ao redor do mundo.
Na realidade, existem consequências ocultas para a própria economia que, lentamente, começa a manifestar os sinais de uma nova retração. Inclusive, esse é um diagnóstico do próprio Ministério da Economia, que vem reportando consecutivas quedas na projeção do PIB de 2020.
É importante lembrar que o Brasil ainda deve passar o pico de sua trajetória na pandemia, que é a etapa mais dolorosa em termos emocionais e econômicos para todas as nações que já atravessaram esse problema.
Até o momento, a quarentena aplicada sobre o território nacional continua a ser a estratégia mais eficaz e cientificamente replicável, considerando o efeito positivo sobre os países que adotaram essa tática. No entanto, mesmo esta solução apresenta seus desafios.
Para a economia, o isolamento é notoriamente prejudicial, pois distancia os clientes do consumo, tornando tudo mais difícil. Ainda assim, essa é uma realidade que precisará ser abraçada em nome da saúde pública.
As 7 melhores dicas para amenizar os impactos da quarentena e sobre a sua gestão financeira
Por isso, os gestores devem estar preparados para adaptar suas operações, adotando soluções capazes de mitigar os problemas pela frente. Agora, confira 7 dicas para reforçar o seu negócio, tornando a operação mais enxuta e flexível para lidar com o momento!
1. Elabore um novo planejamento estratégico
Em nossa opinião, a primeira coisa a se fazer é abandonar as expectativas do passado. Definitivamente, não vivemos mais naquele mundo que existia até meados de janeiro. Em pleno abril de 2020, precisamos lidar com a realidade de um novo mercado, com um cenário marcado pelos seus desafios.
Por isso, é importante refazer o planejamento estratégico da empresa, reajustando metas, abandonando riscos e concentrando todos os seus métodos sobre a situação atual, distribuindo os recursos humanos e financeiras para as áreas determinantes para o negócio neste momento.
2. Considere diferentes cenários
Sem sombra de dúvidas, atravessamos um momento de muita imprevisibilidade. Em termos objetivos, o isolamento horizontal, como é aplicado hoje, depende de uma permanência consistente, além da colaboração de todos para que a curva de contágio seja efetivamente controlada.
Por conta desse primeiro fator, ainda não há uma previsão pontual de quando tudo retornará a ser como era. No entanto, a gestão deve estar atenta para um cenário cada vez mais provável, que vem sendo discutido por toda a comunidade internacional.
Dada a infecciosidade do novo coronavírus, muitos países estudam a possibilidade de que precisarão entrar e sair em novas fases periódicas de quarentena, equilibrando o contágio e a oxigenação da economia, até que se alcance a imunidade efetiva ou o implemento de uma vacina sobre toda a sociedade.
Por conta disso, esse é um momento que exige uma gestão que enxergue o longo prazo de maneira conservadora e defensiva. Os gastos devem ser cirúrgicos, pois cada decisão causará um impacto muito maior sobre os resultados e a segurança do seu negócio no mercado — o que vale tanto para você como para os seus concorrentes.
3. Foque nas necessidades objetivas
O tão falado core business! Afinal de contas, qual é a tarefa central da sua operação? Locação imobiliária? Venda automotiva? Enfim, o importante aqui é entender que esse é um momento de prioridades.
Para tanto, você deve se concentrar nas atividades-chave no empreendimento, deixando de lado os serviços secundários. Em nossa opinião, essa abordagem prioritária garante que você opere com os recursos necessários para o motor econômico do negócio, sem desperdiçar em áreas que não tragam retornos efetivos para o momento.
4. Analise, suspenda e renegocie as suas dívidas
Em certas situações, é possível anular algumas dívidas, como é o caso do perdão tributário. Já em outros exemplos, pode ser que você consiga a suspensão temporária dos pagamentos, como é o caso de muitas empresas que contrataram empréstimos com o BNDES.
Para além desses exemplos, é importante que a empresa atravesse o momento com leveza, sem carregar pendências onerando juros em função do tempo. Por isso, também é uma estratégia considerar a renegociação de dívidas, conseguindo melhores condições, prazos e parcelas.
5. Paralise novas contratações
Nesse momento, é importante priorizar a estabilidade daqueles que já estão contratador. Por isso, o congelamento de contratações é uma estratégia tão funcional, pois evita inflar a operação com novos custos salariais em um momento de retração das vendas.
6. Efetue o controle de caixa com muito detalhismo
Basicamente, tudo que entra e sai das contas da empresa deve contar com um motivo bem justificado, impactando diretamente na qualidade, agilidade ou alcance do seu trabalho. Com esse nível de controle, torna-se muito mais fácil evitar desperdícios e promover economias.
7. Invista em ferramentas digitais com maior garantia de ROI
Ou seja, contrate soluções que valorizem o seu dinheiro, entregando um retorno efetivo sobre o seu investimento. Por isso, é tão importante conhecer os canais digitais em tempo de coronavírus, entendendo o que cada solução pode fazer para o seu negócio, seja aumentando a visibilidade dos seus anúncios, captando mais leads ou facilitando novos contratos.
Por fim, destacamos o papel da motivação neste momento. Como tudo que já existiu na história, essa quarentena também há de passar. Por isso, é importante espalhar o otimismo entre os seus colaboradores, trabalhando diariamente em torno de um senso de comunidade, criatividade e superação.
E aí, você gostou deste post elencando as melhores dicas para blindar a sua gestão financeira neste momento? Então, aproveite para seguir atualizando suas estratégias, assinando a nossa newsletter!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.