IPVA atrasado: como consultar, pagar e regularizar a situação?

Não pagar o imposto pode resultar em consequências para o proprietário.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), criado em 1986, é um dos custos que apertam o orçamento no início de cada ano. Ele é arrecadado e dividido entre Estados, Municípios e Governo Federal, sendo aplicado conforme a necessidade. Pode ser em transporte, educação e saúde, por exemplo.

O atraso no pagamento do imposto pode resultar em algumas consequências ao proprietário do veículo, que em caso mais severos, podem levar a apreensão do automóvel. Mas não se preocupe, nesse artigo você vai descobrir tudo sobre o IPVA, como consultar, pagar e regularizar a situação.

IPVA atrasado: consulta

Caso o IPVA do seu veículo atrase, você precisa gerar um novo boleto e fazer o pagamento para regularizar os débitos.

Geralmente o proprietário do veículo recebe uma carta, via Correios, informando valores e data para pagamento do IPVA atrasado. Mas se você não recebeu ou quer consultar a situação de outra forma, também é possível entrar no site da Secretaria da Fazenda de seu estado e descobrir o quanto você deve. É necessário apenas o número do RENAVAM e placa do automóvel para a geração do boleto a ser impresso.

Abaixo, você encontra links que vão direcioná-lo para o site da Secretaria da Fazenda de alguns estados:

Como pagar IPVA atrasado?

Para conseguir quitar o IPVA atrasado é simples. Confira o passo a passo para regularizar seus débitos.

Os seus anúncios de veículo estão chamando a atenção do público?

1º Passo: Basta acessar o site do Detran, na Secretaria da Fazenda do seu Estado, tendo em mãos a placa do carro e o RENAVAM.

2º Passo: Emita a guia de pagamento, chamada Guia para Regularização de Débitos (GRD), já constando o valor atualizado com juros e encargos.

3º Passo: Você pode fazer o pagamento à vista ou optar pelo parcelamento do IPVA atrasado. 

4º Passo: Por fim, o pagamento deve ser feito em casas lotéricas ou agências bancárias.

Quais os riscos de não pagar IPVA?

IPVA atrasado dá multa! Ela é cobrada diariamente após o atraso e incide sobre o valor total – a taxa deve ser verificada no portal do seu estado. A falta de pagamento do imposto é um risco ao proprietário que se encontra em inadimplência, porém, é oferecida uma “segunda chance” por parte do governo. Caso a situação não seja regularizada, o dono do veículo passa a ter uma série de limitações, como o impedimento de licenciamento do carro.

A primeira consequência é a inclusão do nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa ou SPSC. Ou seja, nome sujo na praça e restrição a créditos e empréstimos em instituições bancárias, podendo ter ainda o nome inscrito na dívida ativa. Caso o proprietário seja flagrado circulando com o veículo não regularizado, ele deverá fazer o pagamento. Ao se recusar, o carro ou moto será apreendido e levado para o pátio do Detran, o que gera ainda mais dívidas, devido ao custo do estacionamento do órgão, que é cobrado por dia de detenção do veículo.

Veja também: 

Inscreva-se pra não perder nada!

É só cadastrar o seu email que a gente te atualiza de todas as novidades por lá.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.