Quem trabalha com compra e venda de automóveis sabe a importância de oferecer um produto de qualidade e bem apresentado. Uma forma de fazer isso é investir na reforma de veículos, um recurso valioso pra garantir maior rapidez na hora de fechar negócios e conquistar a clientela.
Abordaremos a seguir alguns detalhes e itens que você deve verificar e consertar na sua frota de usados para valorizá-los antes de fazer seu anúncio. Continue a leitura e descubra!
5 detalhes para consertar antes da venda
1. Manutenção geral
Na hora de avaliar a necessidade de reforma de veículos, você deve ficar atento tanto às questões mecânicas quanto às estéticas.
A parte mecânica precisa, obviamente, estar em pleno funcionamento. Verifique se existe alguma questão que possa comprometer o funcionamento do automóvel.
Não esqueça de fazer a checagem dos pneus, óleo, filtros, correias, cabos. Avalie a situação do motor, sistemas de refrigeração e suspensão. Caso necessário, conte com auxílio especializado de um mecânico de sua confiança.
O aspecto estético é também muito importante, pois ele é a primeira coisa que os compradores em potencial verão, seja nas fotos do anúncio ou na visita à sua concessionária.
Atenção à oxidação na lataria (áreas ou pontos de ferrugem), ao estado dos vidros (retirando adesivos e cola residual) e à limpeza interna e externa.
Se necessário (geralmente quando o carro foi de um fumante), faça uma higienização interna pra se livrar de cheiros que podem espantar o cliente.
2. Bancos e estofamento
É bastante comum que o banco do motorista apresente desgaste maior do que os demais. Portanto, não se preocupe com pequenas imperfeições condizentes com o uso.
O cuidado é interessante quando há danos maiores, facilmente percebidos na avaliação, como marcas de queimadura de cigarro, rasgos ou buracos. Em alguns casos, uma pequena costura pode ser suficiente pra recuperar o estofamento e reverter o estrago.
Se o problema são manchas ou sujeiras, existem empresas especializadas em fazer a manutenção de estofamentos. Cuidado com as receitas caseiras, pois elas podem piorar a situação.
O uso de água em excesso também não é recomendado, já que a espuma dos bancos costuma ser muito absorvente e o processo de secagem, demorado e difícil, aumentando a chance do desenvolvimento de mofo.
3. Pintura, riscos e amassados
Uma lavagem cuidadosa, com cera, costuma resgatar grande parte da beleza de um carro. Mesmo assim, faça uma vistoria minuciosa na lataria.
Pequenos arranhões e riscos costumam sair ou diminuir sua aparência consideravelmente com serviço de polimento. Já no caso de batidas ou avarias na pintura, a reforma de veículos pode incluir serviços de funilaria.
Se a solução incluir nova pintura de uma parte (porta, para-choques, retrovisor lateral), atenção: mesmo que a cor seja a mesma de fábrica, se o serviço não for bem feito, há chances de diferença de tonalidade em relação ao resto do automóvel, por conta da ação do tempo.
Assim, conte sempre com prestadores de qualidade para a execução da tarefa.
4. Botões e funcionalidades do painel
Outro detalhe que vale apenas cuidar na hora da reforma de veículos são os botões e funcionalidades do painel. Se perceber algum problema em algum desses itens, o primeiro passo é saber se a parte elétrica está em ordem.
Para verificar o funcionamento das luzes você pode contar com a ajuda de alguém da equipe. Enquanto uma pessoa dentro do carro aciona as lâmpadas, o outro, do lado de fora, analisa o funcionamento.
Feito isso, troque as lâmpadas queimadas (caso existam) e ajuste botões soltos ou quebrados. É um pequeno trabalho que dá uma ótima impressão na hora em que o comprador está no veículo pra testá-lo. Afinal, ninguém quer comprar um carro literalmente caindo aos pedaços.
5. Tapetes, volante e calotas
Logo no primeiro item, falamos sobre a importância do aspecto visual para a venda de um usado. O grupo tapetes-volante-calota representa 3 detalhes na reforma de veículos que tem bastante impacto no visual geral do carro.
Os tapetes precisam estar limpos e novos, sem furos ou rasgos. Se mesmo depois da lavagem a aparência deixa a desejar, compre um conjunto novo. Para protegê-los na concessionária, use protetores de papel que evitam a necessidade de lavagem constantes, que geram desgaste.
O mesmo vale para o volante. Após alguns anos de uso, a borracha costuma ressecar e se deteriorar (soltando pequenos pedaços no manuseio do motorista). Isso causa uma má impressão e desvaloriza o veículo. A troca por um novo é recomendada.
As calotas são peças que sofrem muito desgaste, avarias e perdas. Inclusive, não é incomum que donos de carros percam ou retirem essas peças por estarem em péssimo estado ou com o conjunto incompleto.
Confira se todas as rodas ainda têm calota, verifique se elas são do mesmo modelo e não hesite em realizar a troca por um conjunto novo.
3 dicas de ouro para fazer reforma de veículos
A primeira dica importante pra quem trabalha com vendas e precisa reformar automóveis: cuidado pra não gastar mais do que o necessário. Verifique o possível valor de revenda (a tabela Fipe é um ótimo indicador) e calcule seu custo e lucro pra definir um orçamento.
Evite consertos e trocas desnecessárias. No caso dos pneus, por exemplo, vale trocar apenas se eles já tiverem ultrapassado a vida útil. Caso contrário, uma lavagem e um produto pra limpá-los é suficiente.
Nossa segunda dica é incluir nas tarefas — suas ou da sua equipe de vendedores — vistorias periódicas da frota. Isso inclui a limpeza, manutenção e verificação dos itens.
Carros que ficam parados costumam se deteriorar com rapidez, e itens como o ar-condicionado, por exemplo, precisam ser usados periodicamente a fim de evitar problemas no sistema. Se a gasolina fica no tanque, sem uso, ela pode estragar e entupir os bicos injetores (ou carburadores, no caso de modelos antigos).
A terceira e última dica diz respeito ao combustível. Abasteça apenas em postos credenciados, em que você saiba a qualidade e procedência. Eles podem ser um pouco mais caros, porém o uso de combustíveis adulterados pode causar danos ao motor e esses reparos costumam ser caros.
Você não quer ver seu rendimento virar dor de cabeça, certo?
Esperamos que as nossas dicas de reforma de veículos sejam valiosas pra aumentar as vendas e conquistar a clientela. Porém, se você ficou com alguma dúvida ou quer dividir conosco outras dicas de pequenos consertos que fazem a diferença na hora de vender um carro, deixe seu comentário!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.