Muita gente possui um automóvel parado e não o coloca à venda porque não sabe se é possível ou não vender carro com dívidas no Brasil. Sem conhecer essa informação e nem entender como fazer esse tipo de negócio, muitas pessoas ficam com medo de cometer alguma ilegalidade ou prejudicar alguém.
Mas não é porque um automóvel tem débitos que ele não pode ser vendido. Existem algumas maneiras de resolver a questão e permitir que o veículo encontre um novo dono. Continue lendo artigo post para saber mais!
É possível vender carro com dívidas no Brasil?
Legalmente, não existe nenhum impedimento pra que um veículo nessa situação seja vendido. O fato de existirem pendências financeiras conectadas ao veículo não significa que ele não possa se tornar um ativo com boa liquidez pra uma concessionária ou mesmo uma pessoa física.
O que ocorre é que o vendedor deve tomar alguns cuidados básicos pra garantir que todo o processo de negociação e venda seja realizado da melhor forma possível, sem comprometer nenhuma das partes envolvidas.
Existem dois tipos de dívidas que podem estar atreladas a um carro: o financiamento do veículo ou compromissos com multas, seguros e impostos. Cada um desses débitos exige uma ação diferente por parte do vendedor e do comprador pra que o negócio seja realizado sem problemas.
Quais são os tipos de dívidas?
Algumas dívidas são possíveis se adquirir com a compra de um automóvel. A primeira surge a partir da sua aquisição, quando é feito um financiamento e o mesmo não é pago na data estipulada, gerando juros. Entretanto, na maioria das vezes, apenas se considera o valor em aberto durante a negociação.
Por isso, é muito importante identificar todas as dívidas que o veículo possui antes de realizar a venda, já que isso impactará diretamente na sua oferta e no valor final. Além de carros com dívidas de financiamento, existem outras dívidas importantes, pois caso não sejam pagas, o proprietário não terá o licenciamento anual do veículo. São elas:
- IPVA: o Imposto sobre a propriedade de veículos automotores é pago uma vez ao ano e caso não seja pago no prazo determinado, irá gerar multa e juros.
- DPVAT: o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre é pago anualmente. No entanto, em 2021 não foi preciso fazer o pagamento, pois já haviam recursos de anos anteriores que ainda não haviam sido utilizados.
- Multas de trânsito: seu valor varia a partir da gravidade da infração e não ficam ligadas ao dono do carro, e sim ao automóvel.
Quem compra carros com dívidas?
Muitas vezes, comprar carros com dívidas é vantajoso, pois os preços são mais baixos em relação ao mercado, gerando uma maior economia para o comprador. Assim, tanto pessoas físicas quanto agências e lojas de veículos podem ter interesse neste tipo de transação.
Entretanto, a negociação deve ser feita com muita cautela e transparência para que seja verificado quais são os reais valores pendentes e qual a situação mecânica do automóvel.
Para que seja realizada essa verificação, é necessária a consulta dos débitos no site do Detran a partir do número do Renavam.
Além disso, quem compra um carro que ainda não está com o financiamento quitado deve verificar diretamente na instituição financeira que foi realizada a compra quais são as parcelas que ainda não foram pagas de forma transparente, tornando a negociação mais segura.
Como fazer venda de carros com dívidas na OLX?
Existem duas formas principais para realizar a venda de um carro com dívidas. São elas:
Quitação das dívidas antes da venda
O vendedor quita todas as dívidas antes de realizar a venda, desconsiderando todos os débitos.
Neste caso, é importante ter atenção ao valor que será pago na dívida para que não comprometa o valor final do automóvel. Além disso, é necessário buscar todas as informações antes da compra para verificar se realmente todos os débitos foram quitados.
Desconto no valor do carro
Essa forma de negociação é a mais comum e ocorre quando é realizada a diminuição no valor do carro, pois essa parte deixará de ser paga no ato da compra para que o comprador quite todas as dívidas pendentes.
Como transferir um financiamento de carro com dívida?
Para realizar a transferência de um financiamento durante a venda de um carro é necessário, em primeiro lugar, buscar o banco ou a instituição financeira que foi realizada a compra do veículo.
Assim, a instituição verificará toda a documentação do comprador e se ele possui todos os requisitos para assumir a dívida e adquirir aquele bem. Caso contrário, será necessário encontrar um novo comprador.
São necessários os seguintes documentos para a transferência:
- RG e CPF do vendedor e do comprador;
- Comprovante de residência do comprador;
- Certificado de Registro do Veículo (CRV) que deve ser solicitado ao vendedor assinado e com firma reconhecida;
- Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
- Nota fiscal da venda.
Após a entrega dos documentos, o comprador tem 30 dias para colocar o documento no seu nome e esse prazo deve ser realmente cumprido para que não seja multado e perca 5 pontos na carteira.
Após a transferência, é necessário apenas pagar a emissão do novo Certificado de Registro do Veículo. Esse pagamento pode ser realizado em um banco conveniado ou no Departamento de Trânsito (Detran).
Veja mais:
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.