#ParaVocê

Tipos de carros: conheça as principais carrocerias do mercado

Existem muitos tipos de carros no Brasil e uma das formas de classificá-los é pela carroceria, a estrutura que sustenta o automóvel. Dependendo do tamanho e proposta do veículo, ele servirá melhor para determinado uso. Por isso, é importante conhecer os modelos disponíveis na hora de decidir qual o ideal para você. Assim, é possível fazer uma escolha que leva em conta o estilo de vida do motorista e para que o veículo será utilizado. Confira abaixo quais são os tipos de carros e os pontos positivos e negativos de cada um deles.

Carro Conversível

Um conversível é um tipo de carro que se transforma, podendo ser utilizado com a carroceria aberta ou fechada. Assim, os ocupantes podem remover o teto – manual ou automaticamente – e desfrutar do vento e sol enquanto passeiam. Em geral, esses veículos têm o porta-malas pequeno, pois precisam de espaço para guardar a capota.

Os carros conversíveis também costumam ser modelos de luxo, com preço elevado e motores potentes. Alguns exemplos são: Mercedes AMG GT Conversível, Mini Cabrio e Ford Escort XR3 Conversível.

Carro Sedã

O sedã tem mais espaço nos bancos traseiros e no porta-malas. O Chevrolet Onix Plus é um exemplo desse tipo de carro. (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Entre os tipos de carros, o sedã é um dos mais populares. Ele é fácil de ser reconhecido, pois tem uma traseira comprida, onde fica o porta-malas, com uma tampa que se abre para cima. Oferecem conforto e são ideais para famílias, pois possuem mais espaço nos bancos traseiros e bagageiro grande, o que é útil para viagens.

Por outro lado, por serem compridos e baixos, são mais difíceis de estacionar e podem se prender em rampas de garagem e lombadas. Eles também são oferecidos com carrocerias maiores ou menores. Alguns modelos desse tipo de carro são o Chevrolet Onix Plus, um sedã compacto; Volkswagen Voyage, de tamanho médio; e o Honda Accord, um sedã grande.

Carro hatch ou hatchback

O hatch é pequeno e prático para o dia a dia nas cidades e fácil de estacionar. O Hyundai HB20 é um exemplo. (Imagem: Divulgação/Hyundai)

O carro hatch, também chamado de hatchback, é um dos tipos de carros mais comuns. Eles são definidos por terem um porta-malas reduzido, tendo a parte traseira mais curta, diferentemente dos sedãs. Isso torna o espaço para bagagens menor. Outro ponto negativo é que eles são carros baixos, ficando próximos do chão, não sendo indicados para trilhas ou trechos alagados.

Os pontos positivos são os preços acessíveis, pois geralmente são carros populares, e o tamanho. Os hatch são pequenos, ou seja, mais fáceis de estacionar e leves, o que reduz o consumo de combustível, gerando economia. Exemplos de carros hatchback são o Volkswagen Gol, Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

Coupé ou cupê (Fastback)

A carroceria para carros do tipo cupê é derivada do sedã, mas com um teto mais baixo na parte traseira. Por isso, geralmente eles têm apenas duas portas e são menores que os sedãs, com menos espaço interno e para bagagens.  Entre as carrocerias disponíveis, os cupês são mais compridos que os hatch e também costumam ter motores mais potentes que os sedãs, por serem mais esportivos. Atualmente, também existem modelos de coupé com quatro portas. Alguns exemplos desse tipo de carro são o BMW M4 e Honda Civic Si.

Perua ou SW (Station Wagons)

A perua tem muito espaço para bagagens e é ideal para viagens em família. Um exemplo é o Palio Weekend. (Imagem: Divulgação/Fiat)

Outro dos tipos de carroceria de carros é a perua, também chamada de station wagon. Ela também é baseada no sedã, mas tem ainda mais espaço no bagageiro. Por isso, sua traseira tem o teto mais alto e geralmente é mais comprida.

As peruas também são veículos ideais para famílias, com ainda mais espaço interno que o sedã. Elas priorizam o conforto e são bem adaptadas para viagens longas. Entretanto, no dia a dia, não são tão práticas, podendo ser difíceis de estacionar. Exemplos de perua são o Palio Weekend, Volkswagen Parati e Toyota Fielder. Ela é um dos tipos de carros que tem perdido espaço no mercado brasileiro e poucos modelos ainda são fabricados.

SUV ou Veículo Utilitário Esportivo

O SUV foi feito para trilhas e estradas de terra, mas acabou se popularizando também nas cidades. Jeep Renegade é um exemplo. (Imagem: Divulgação/Jeep)

Geralmente, um carro SUV é grande, robusto e alto, ficando mais afastado do chão. A razão é que ele foi feito para trilhas e estradas de terra, assim, consegue passar por cima de obstáculos e trechos alagados com mais facilidade. Eles também oferecem conforto e muito espaço interno, sendo comum uma terceira fileira de assentos. Geralmente, são veículos mais completos e oferecem tecnologias como sensor de estacionamento e câmera traseira.

Seus pontos negativos incluem o alto consumo de combustível, dificuldade na hora de estacionar e preço elevado dos pneus, por serem maiores. Por serem altos, os SUVs também podem capotar com mais facilidade. Ao contrário das peruas, têm conquistado o consumidor brasileiro cada vez mais e por esse motivo existem inúmeros modelos dos utilitários esportivos no mercado, em diversas faixas de preço. Alguns exemplos incluem o Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade e Kia Soul.

Picape

A picape tem uma caçamba na traseira, feita para o transporte de carga. A Fiat Strada é um exemplo. (Imagem: Divulgação/Fiat)

A picape, que também pode ser chamada de caminhonete, é um tipo de carro com caçamba, uma parte aberta feita para colocar carga. Ela foi pensada como um veículo para trabalho, especialmente rural, pois pode transportar objetos grandes, como máquinas, caixas e tábuas de madeira. Também é comum no transporte de motocicletas e alimentos.

Existem picapes menores, como a Fiat Strada e o Volkswagen Saveiro; e maiores, como Ford Ranger e Toyota Hilux. Elas costumam ser mais leves que um SUV e também conseguem passar por estradas de terra e trilhas. Por outro lado, muitas possuem apenas dois lugares. Outro ponto negativo é que elas exigem mais cuidado do motorista, pois podem ter uma direção imprevisível, especialmente se estiverem transportando carga.

Minivan

A minivan é outro dos tipos de carros que, assim como alguns SUVs, podem transportar até sete ocupantes, contando com o motorista. Devido à popularidade dos utilitários esportivos, contudo, elas vêm desaparecendo do mercado brasileiro e também possuem os maiores espaços para bagagem entre os tipos de carroceria, sendo ideais para viagens. Alguns exemplos de minivan são a Fiat Doblo, Fiat Idea e Citroën Xsara Picasso.

Van ou utilitário

A van pode transportar mais de oito pessoas mas, nesse caso, exige carteira do tipo D. Um exemplo de van é a Mercedez-Benz Sprinter. (Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz)

A van é um tipo de veículo utilitário que transporta mais de seis passageiros. Elas são grandes, com teto alto e formato retangular. Por causa do seu tamanho, dirigir uma van é muito diferente de dirigir outros carros. Esse é um de seus pontos negativos, pois ela exige mais atenção do motorista, já que tem menos estabilidade que veículos menores. Além disso, se a van tiver oito ou mais lugares, é necessário ter habilitação da categoria D para poder dirigi-la. 

O lado positivo é que ela pode transportar muitas pessoas, além de também poder transportar objetos e carga. Alguns exemplos de van no Brasil são a Mercedes-Benz Sprinter, Kia Besta e Volkswagen Kombi.

Buggy ou bugre

O buggy, bugre ou, ainda, bugue, é um tipo de carro pequeno, geralmente sem teto ou portas. No Brasil, é comum encontrá-lo em praias, mas também existem modelos para trilha e até para competição. Esse tipo de carroceria tem pneus grandes e largos na traseira, e pequenos e finos na parte da frente. Assim, dirigir um buggy é uma experiência diferente, que exige certa adaptação.

Um lado negativo desse tipo de carro é que a maioria não possui capota, o que expõe os ocupantes à chuva ou sol. Eles também não oferecem segurança em caso de acidentes, já que a maioria não possui nem airbags. Os pontos positivos são o preço, já que um buggy geralmente custa muito menos que um carro comum. Além disso, ele também oferece diversão ao volante.

Veja também:

Posts recentes

Escolhendo a carroceria certa: guia dos tipos de carroceria de carros

Conheça os tipos de carroceria de carros e descubra qual a melhor opção para suas…

9 horas atrás

Como carregar carros elétricos em casa: guia completo

Entenda tudo sobre carregadores de carros elétricos: infraestrutura, preços, tipos e mais.

1 dia atrás

Como escolher o motorhome perfeito: guia de compras

Descubra como escolher o motorhome ideal para suas viagens com nosso guia completo.

2 dias atrás

Melhores jogos para Nintendo Switch 2023: confira 4 opções

Os jogos mais icônicos para o Nintendo Switch estão na OLX

3 dias atrás

PS5 ou PS4 usado: qual console de videogame da Sony vale mais a pena em 2023?

Confira as diferenças entre os dois modelos mais recentes da Sony

4 dias atrás

Modelos de carros da Renault mais desejados em 2023

Descubra os carros da Renault mais buscados na OLX em 2023

5 dias atrás