Todo motorista já deve ter passado pela dor de cabeça que é ter um pneu furado na estrada. E se não passou, provavelmente vai passar. Seja um buraco ou um objeto pontiagudo na via, o dano pode ser extenso o suficiente a ponto de obrigá-lo a comprar um novo pneu ou apenas realizar o reparo num buraco mínimo.
Neste artigo que preparamos, você vai descobrir quando é possível realizar apenas um reparo e como proceder. Então vamos nessa!
Pneu furado: o que fazer?

Facilmente você irá notar que há algo de errado com seus pneus: o volante tende a ficar pesado e seu veículo começa a puxar para o lado. Com o esvaziamento do equipamento, problemas de frenagem e desvio de obstáculos ficarão mais difíceis. Por isso, é importante parar o carro e realizar a troca pelo estepe, que deve ser usado apenas de maneira temporária, já que normalmente o equipamento sobressalente é mais fino e não deve ser utilizado em velocidade superior a 80 km/h.
Para consertar um pneu furado, é preciso observar o ângulo e tamanho da perfuração. Isso porque, no tipo de pneu mais comum, é possível realizar reparos que ocorrem na região da banda de rodagem, ou seja, a parte que fica em contato com o solo e nas laterais. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em caso de perfuração maior que seis milímetros, não é possível recuperar o equipamento.
Ainda segundo a ABNT, existem outras condições para conserto de pneu furado, como idade da carcaça ser inferior a cinco anos; não possuir avarias nos talões, flancos ou ombros; não estar contaminado por produtos derivados de petróleo e não ter atingido os indicadores de desgaste.
Confira o tipo de pneu e do furo para entender se será possível consertar o pneu:
Pneus de velocidade T (até 190 km/h)
Em pneus de velocidade de T, é possível realizar reparos de até seis milímetros na banda de rodagem e três milímetros nas laterais.
Pneus de velocidade W (até 270 km/h)
Em pneus de velocidade W, só é possível reparos em perfurações de até três milímetros na banda de rodagem. Não é realizado reparo nas laterais.
Pneus de velocidade Y (até 300 km/h)
Pneus de velocidade Y não podem ser considerados.
Tipos de conserto para pneu furado
Há dois tipos de técnicas que são mais utilizados. São eles: “macarrão”, “manchão” ou os dois.
Macarrão (ou refil)
Nesta técnica, a perfuração é preenchida com um pedaço de elástico, evitando que o pneu seja desmontado e é recomendado para uso temporário.
Manchão (ou plugue)
É a técnica mais utilizada em borracharias. Aqui, o pneu é desmontado e recebe uma espécie de adesivo na parte de dentro, logo acima do furo.
Manchão combinado
Muito usada, essa combinação das duas técnicas aplica o macarrão na parte externa e o manchão na interna.
Veja também:
- Como vender carros? Veja o passo a passo da OLX
- Como comprar carros usados com segurança? Veja 13 dicas da OLX
- Carros até 150 mil na OLX: confira os 10 modelos mais vendidos

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
