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Posted by Equipe OLX - 19 de maio de 2022

Pneu furado: o que fazer? Dá pra consertar?

Entenda quando é possível realizar o reparo de pneu furado

  • #Autos
  • #ParaVocê
Pneu furado, da pra consertar?

Todo motorista já deve ter passado pela dor de cabeça que é ter um pneu furado na estrada. E se não passou, provavelmente vai passar. Seja um buraco ou um objeto pontiagudo na via, o dano pode ser extenso o suficiente a ponto de obrigá-lo a comprar um novo pneu ou apenas realizar o reparo num buraco mínimo.

Neste artigo que preparamos, você vai descobrir quando é possível realizar apenas um reparo e como proceder. Então vamos nessa!

  • Pneu furado: o que fazer?
    • Pneus de velocidade T (até 190 km/h)
    • Pneus de velocidade W (até 270 km/h)
    • Pneus de velocidade Y (até 300 km/h)
  • Tipos de conserto para pneu furado
    • Macarrão (ou refil)
    • Manchão (ou plugue)
    • Manchão combinado

Pneu furado: o que fazer?

Facilmente você irá notar que há algo de errado com seus pneus: o volante tende a ficar pesado e seu veículo começa a puxar para o lado. Com o esvaziamento do equipamento, problemas de frenagem e desvio de obstáculos ficarão mais difíceis. Por isso, é importante parar o carro e realizar a troca pelo estepe, que deve ser usado apenas de maneira temporária, já que normalmente o equipamento sobressalente é mais fino e não deve ser utilizado em velocidade superior a 80 km/h.

Para consertar um pneu furado, é preciso observar o ângulo e tamanho da perfuração. Isso porque, no tipo de pneu mais comum, é possível realizar reparos que ocorrem na região da banda de rodagem, ou seja, a parte que fica em contato com o solo e nas laterais. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em caso de perfuração maior que seis milímetros, não é possível recuperar o equipamento.

Ainda segundo a ABNT, existem outras condições para conserto de pneu furado, como idade da carcaça ser inferior a cinco anos; não possuir avarias nos talões, flancos ou ombros; não estar contaminado por produtos derivados de petróleo e não ter atingido os indicadores de desgaste.

Confira o tipo de pneu e do furo para entender se será possível consertar o pneu:

Pneus de velocidade T (até 190 km/h)

Em pneus de velocidade de T, é possível realizar reparos de até seis milímetros na banda de rodagem e três milímetros nas laterais.

Pneus de velocidade W (até 270 km/h)

Em pneus de velocidade W, só é possível reparos em perfurações de até três milímetros na banda de rodagem. Não é realizado reparo nas laterais.

Pneus de velocidade Y (até 300 km/h)

Pneus de velocidade Y não podem ser considerados.

Tipos de conserto para pneu furado

Há dois tipos de técnicas que são mais utilizados. São eles: “macarrão”, “manchão” ou os dois.

Macarrão (ou refil)

Nesta técnica, a perfuração é preenchida com um pedaço de elástico, evitando que o pneu seja desmontado e é recomendado para uso temporário.

Manchão (ou plugue)

É a técnica mais utilizada em borracharias. Aqui, o pneu é desmontado e recebe uma espécie de adesivo na parte de dentro, logo acima do furo.

Manchão combinado

Muito usada, essa combinação das duas técnicas aplica o macarrão na parte externa e o manchão na interna.

Veja também:

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