O polimento automotivo é bem importante para quem quer manter a lataria do automóvel intacta e sem arranhões. Com ele sendo feito da maneira correta, é possível remover imperfeições causadas pelo tempo em sua lataria e na pintura, dando ao veículo um aspecto de novo. Com isso, além de conservar o carro, você agrega valor ao mesmo.
Para entender como polir carros manualmente e aumentar a vida útil do automóvel, continue com a gente! Nesse artigo vamos explicar tudo isso e muito mais. Confira!
O que é o polimento automotivo?
O polimento de carros é um processo de acabamento estético que tem por objetivo a correção de danos na pintura do automóvel. Com ele, é possível renovar a lataria do carro e deixá-la com brilho, sem manchas causadas por desgastes naturais, arranhões superficiais, oxidações ou até mesmo, em alguns casos, riscos moderados. Além disso, o polimento pode ser considerado a primeira etapa antes da aplicação de ceras ou qualquer outro tipo de proteção.
A primeira vez que o polimento se torna necessário é no final da pintura do automóvel devido ao acúmulo de tinta. O verniz é uma pintura incolor que serve de proteção da pintura colorida e que pode deixar mais a mostra alguma mancha, já que não irá refletí-la e fará com que o brilho da lataria diminua, deixando o veículo com um aspecto de velho.
Materiais necessários para polir carros
Antes de iniciar o processo de polimento de carros, é muito importante realizar uma uma boa higienização da lataria e garantir que o veículo esteja todo seco. Assim, será possível analisar onde existem manchas e arranhões superficiais que podem ser retirados com o procedimento.
Para realizar o processo em casa, será necessário ter alguns equipamentos, como:
- Álcool isopropílico
- Água
- Boinas de polimento
- Borrifador
- Esponja aplicadora de estopa ou cera
- Pasta de polimento automotivo
- Panos de microfibra
- Polidor composto
- Polidor para metais
- Polidor para plásticos
Como polir carros em casa
Antes de explicarmos como realizar o polimento automotivo em casa, é preciso estar atento a alguns pontos que são muito importantes. São eles:
- Procure um lugar com sombra, pois o processo não deve ser realizado se a lataria estiver quente;
- Não fique com nenhum acessório como por exemplo, aliança ou relógio, e dê preferência para o uso de luvas;
- O veículo deve ser polido após uma boa lavagem e precisa estar totalmente seco. Dessa forma, é recomendável o uso do pano de microfibra para passar antes de polir, em todo o automóvel, pois o mesmo não solta fiapos e não arranha a lataria;
- Leia atentamente as instruções da pasta de polimento para utilizar a quantidade correta informada pelo fabricante.
É preciso ressaltar que para melhorar o processo pode ser realizado o lixamento das partes que possuem manchas ou acúmulo de tinta, caso seja possível. Isso ocorre com uma lixa d’ água para polimento que deve ser usada de maneira suave em cima das áreas danificadas. Após o sumiço do risco, por exemplo, lave com água o local e seque com o pano de microfibra. Na maioria das vezes, o recomendado é realizar essa parte com a ajuda de um profissional.
Caso o processo de lixamento for realizado de maneira inadequada, é possível que passe da camada do verniz e prejudique o brilho do automóvel. Por isso, se não se sentir confortável em lixar a lataria, inicie o processo do polimento a partir do seguinte passo a passo:
1 – Aplique a pasta de polimento por partes
Inicie o polimento automotivo aplicando a massa em uma pequena área do automóvel com movimentos circulares. Recomendamos que o carro seja dividido em partes para que se tenha uma menor chance de cometer erros como passar uma quantidade maior de produto do que deveria e manchar a lataria do veículo, por exemplo. Em cada uma das partes, faça todo o processo, aplicando a massa com movimentos circulares.
2 – Passe toda a boina de polimento encostada no veículo
A boina de polimento é uma espécie de esponja/pano adequado para passar a pasta de polimento que vem junto com conteúdo. Com ela toda encostada no carro, faça pequenas rotações nas partes separadas. Uma dica é sempre ter mais de uma, pois se a boina utilizada ficar muito suja, será necessário lavá-la ou trocá-la. Caso possua a politriz – ferramenta elétrica com disco que serve para polir a lataria, passe-a pelo veículo sem pressioná-la e fique atento ao seu fio, colocando-o de preferência acima dos seus ombros para um maior controle.
3 – Utilize o polidor específico para cada local do automóvel
É importante utilizar um polidor específico para cada local do carro, pois algumas partes são compostas de materiais diferentes, como plástico, por exemplo. Caso tenha um imã, utilize-o para descobrir quais são as áreas de metal que poderão ser polidas com cera de metal e quais as áreas de plástico, onde deverá ser utilizado um polidor específico. Isso porque a cera para metais não pode ser utilizada em peças revestidas, pois pode causar danos como manchas, por exemplo.
4 – Retire o excesso de massa para polir do automóvel
Ao final do polimento, produza uma solução com a mesma quantidade de álcool isopropílico e água para borrifar no veículo. Após espalhar em toda a área polida, seque a lataria com o pano de microfibra e verifique se toda a massa em excesso foi retirada.
5 – Aplique a cera para polimento antes de finalizar todo o processo
Por fim, aplique a cera para polimento automotivo, pois ela ajudará na proteção da pintura. Faça o procedimento igual o do polimento: aplique com a espuma que já vem junto com a cera na hora da compra, por partes pequenas e de forma circular. Aguarde até 2 minutos e retire o excesso com o pano de microfibra.
Vale ressaltar que o polimento não é um processo muito fácil de ser realizado e pode trazer problemas caso seja feito de maneira inadequada. Por isso, em caso de dúvidas sobre a real necessidade de polir seu automóvel procure um especialista, pois muitas vezes uma boa higienização com enceramento resolvem o problema. Se realmente for preciso utilizar esse processo, ao seguir as nossas dicas, seu carro ficará ainda mais protegido e com cara de novo!
Veja também:
- Histórico veicular da OLX: veja como funciona
- Seguro de carros: como cotar pelo simulador da OLX?
- Quais carros são isentos de IPVA em 2022?
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.