Devido à crise provocada pelo coronavírus, o mundo dos negócios foi obrigado a se reinventar e buscar mecanismos para vender online. Nas empresas em que esse modelo já estava implementado, com boas estratégias de Publicidade e Marketing Digital, talvez as dificuldades não tenham sido tão grandes.
No entanto, a realidade brasileira mostra que uma parcela significativa de empresários ainda se limitava ao ambiente físico.
Por mais complexo que seja colocar em prática uma nova forma de atuação, sobretudo considerando a urgência do momento, com o apoio das soluções e ferramentas certas é possível alcançar os resultados positivos desejados.
Saber, por exemplo, que Marketing Digital e Publicidade Digital não são a mesma coisa é um ótimo começo. Que tal, então, se aprofundar no assunto? Continue a leitura desse post e confira!
A Publicidade Digital e o Marketing Digital
O fato desses termos serem complementares leva muitas pessoas a acreditar que eles tratam da mesma coisa. Contudo, entender as diferenças pontuais entre os dois conceitos é determinante para obter resultados bem-sucedidos.
A Publicidade Digital é todo tipo de divulgação de produtos ou serviços em diferentes canais de comunicação online,a fim deestimular o aumento nas vendas de uma empresa. Ela é sempre paga, e tem como função propagar a marca e as respectivas soluções que ela oferece para o seu público-alvo.
O Marketing Digital, por sua vez, é um conjunto de ações e ferramentas que as empresas executam no ambiente virtual, no intuito de fortalecer a sua identidade no mercado, criar e nutrir o seu relacionamento com os consumidores. Enfim, é a reunião de estratégias para promover a comunicação da marca com o público-alvo e manter o seu engajamento.
Entenda as principais diferenças entre as estratégias
Publicidade Digital e Marketing Digital são estruturas que caminham juntas, porém seus objetivos são distintos. A primeira distinção entre as duas áreas é que a Publicidade representa um componente do Marketing Digital — um veículo para que suas metas sejam alcançadas.
No que diz respeito à abordagem, podemos dizer que as campanhas publicitárias têm finalidades mais específicas, diretas e focadas na venda. Já o Marketing Digital está relacionado a um propósito mais amplo, focado em produzir conteúdos de alto valor que auxiliem na geração de leadsqualificados.
O Marketing Digital visa oferecer soluções para os usuários a fim de guiá-los de forma sutil pela jornada de compra, enquanto a Publicidade Digital envolve anúncios diretos, que buscam resultados de curto prazo. O Marketing Digital impulsiona os resultados a longo prazo e apresenta um menor custo por lead.
A Publicidade Digital pode ser feitas em redes sociais, portais de conteúdo ou plataformas digitais e em blog posts, por exemplo, e levar o potencial cliente para uma vitrine digital para que esse usuário realize a compra. Na outra direção, os esforços do Marketing Digital se dedicam a fazer com que o lead entenda que a sua empresa tem a melhor solução do mercado e que é interessante manter esse relacionamento.
Há ainda uma diferenciação quanto ao público-alvo. Apesar de ambas as modalidades atuarem com base em uma audiência segmentada, na Publicidade Digital esse leque é um pouco mais amplo do que no Marketing Digital, onde as pessoas passaram por todas as etapas da jornada de compra e chegaram à conclusão de que aquela é a escolha acertada.
Os benefícios em investir em ambas estratégias
De modo bem resumido, a principal vantagem de investir na Publicidade e Marketing Digital é tornar o negócio mais competitivo, pois como mencionado, ambas as estratégias são complementares e vão refletir diretamente em diversos aspectos.
Visibilidade
Consumidores têm um vínculo bem mais forte com as marcas de sua preferência. Mas para atingir esse nível de conexão, é preciso ir além da qualidade dos produtos ou serviços ofertados. Acima de tudo, o público busca uma identidade com os valores que cultiva.
Por essa razão, valer-se da Publicidade e Marketing Digital vai ajudar a empresa a construir uma presença online forte, autêntica e que comunique com eficiência as mensagens que ela pretende transmitir ao público-alvo; aumentando assim a sua visibilidade e chances de gerar engajamento.
Captação de leads
O processo de captação de leads funciona como uma das principais engrenagens para que uma empresa aumente o número de interessados pela sua marca e aprimore suas atividades de comunicação.
Assim sendo, o Marketing Digital vai contribuir com a entrega de conteúdos relevantes para essa audiência, gerando valor e identidade com a proposta do negócio. E a Publicidade Digital é uma das ferramentas para que isso se concretize.
Alcance
Quando uma marca investe na presença online, as campanhas de marketing ficam livres de limitações geográficas — suas ações podem comunicar com potenciais clientes em qualquer parte do mundo.
Além disso, seu alcance ainda é infinitamente superior devido ao fato de a Publicidade Digital e o Marketing Digital trabalharem com um público segmentado. As interações acontecem com quem, de alguma forma, está em busca das soluções que a empresa oferece, e nos canais digitais que essa base de consumidores utiliza.
Conheça a iniciativa da OLX, Publicidade para Todos
Por entender a Publicidade Digital como uma peça-chave para a otimização dos resultados de qualquer empresa, e levando em consideração a necessidade de modernização das relações de consumo na internet neste momento de distanciamento social, a OLX desenvolveu a iniciativa Publicidade para Todos.
O objetivo é apoiar principalmente os pequenos e médios empreendedores diante da crise econômica causada pelo coronavírus. Para isso, a empresa doará 20 milhões de reais do seu inventário de publicidade para clientes PMEs elegíveis, além de uma educação clara e objetiva sobre o conceito e a prática de Publicidade Digital, que não são familiares para a maioria da base de clientes.
Em um mercado cada vez mais tecnológico e dependente da internet, conhecer todas as características da Publicidade e Marketing Digital é uma competência de extrema importância para gerar mais oportunidades de negócio. Também vale lembrar que a análise do perfil dos clientes é fundamental para o sucesso das suas campanhas.
Gostou do artigo? Agora que você conheceu as diferenças entre Publicidade Digital e Marketing Digital, aproveite para conferir a iniciativa Publicidade para Todos, da OLX, e otimizar os resultados do seu negócio.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.