Quem tem um negócio sabe que as vendas não são um assunto tão simples como parece. Afinal, consumidores não aparecem em um passe de mágica, cientes de que precisam do seu produto ou serviço.
Eles se envolvem em uma jornada de compra, e é então que podem escolher a sua marca ou a concorrente. Nesse cenário, surge a necessidade de um bom relacionamento com o cliente.
Dessa forma, o consumidor entende que as suas ofertas realmente têm valor e que você é quem as oferece de modo mais vantajoso. Com um atendimento encantador e um pós-venda de igual empenho, uma segunda compra e a promoção da marca tornam-se resultados certos.
Em um momento de distanciamento social, devido à pandemia da COVID-19, muitas das técnicas de relacionamento com o cliente se tornam complicadas. Como manter um atendimento próximo mesmo a distância? A partir de agora, confira a importância dessa prática e como torná-la possível!
Por que manter um bom relacionamento com o cliente durante a pandemia?
Você já deve ter ouvido que manter um cliente é bem mais prático e barato do que captar novos, certo? Essa máxima é verdadeira e deve ser o seu pensamento prioritário diante de um cenário de pandemia, em que algumas práticas de atração de consumidores perdem a força.
Além disso, vale lembrar que essa não é uma condição permanente. Ainda que, agora, as pessoas tenham perdido boa parte de seu poder de compra, elas podem retomá-lo em breve — e seu negócio estará lá, de portas abertas, para receber esses consumidores.
Considere este período atípico como uma etapa a mais na jornada do seu potencial cliente. O processo de decisão pode demorar e, por isso, o seu relacionamento com ele deve ser fortalecido da maneira que puder, seja com conteúdos relevantes, seja com um atendimento encantador para solucionar dúvidas.
Como manter um bom relacionamento durante a crise do novo coronavírus?
Deu para perceber a importância e a necessidade de investir no relacionamento com o cliente neste momento, não é mesmo? Agora, vamos à parte prática! Acompanhe algumas técnicas que você pode utilizar para manter sua marca na mente dos consumidores durante a pandemia e, principalmente, após!
Faça parcerias
Essaprática é benéficatanto para o seu negócio e o relacionamento com o cliente, quanto para o parceiro. Você que vende veículos pode conversar com uma oficina mecânica próxima para oferecer uma revisão preventiva ou com um posto de combustíveis para conceder ao consumidor tanque cheio na compra.
Os termos da parceria podem ser combinados de forma a beneficiar ambos os negócios. Assim, à medida que você atrai clientes com essas ofertas, os parceiros ganham visibilidade e podem fidelizá-los sem que isso prejudique suas vendas — uma vez que não são seus concorrentes.
Envie conteúdos relevantes
O marketing digital pode ser um grande aliado do seu negócio, principalmente o chamado inbound marketing. A produção de conteúdos relevantes para seus diferentes perfis de clientes auxilia na jornada de compra. Mesmo que, agora, os consumidores não tenham conhecimento dessa dor (no caso, a necessidade do produto), esses materiais são capazes de virar essa chave.
Tome novamente como exemplo a venda de carros. Com conteúdos a respeito das principais vantagens de ter um veículo e das dicas simples para conservá-lo, o cliente pode se dar conta de que, de fato, precisa dessa compra. Mais à frente na jornada, começa a notar que a sua marca oferece o que ele precisa e, inclusive, o ajudou nesse processo. Logo, a quem acha que ele vai recorrer?
Divulgue palestras, webinars e cursos
Aproveitando o gancho dos conteúdos relevantes, por que não compartilhar seus conhecimentos em favor dos clientes? Você pode fazer isso por meio de palestras, webinars e cursos. Mesmo que não sejam materiais de sua autoria, é possível divulgá-los (dando os devidos créditos) para também auxiliar na jornada de compra.
Invista no video marketing
Você sabe como produzir vídeos? Pois chegou o momento de investir nessa estratégia! De acordo com dados da Video Brewery, das pessoas que assistem a essas produções, 80% se lembram de ter visto anúncios nos 30 dias anteriores à pesquisa. Delas, 46% tomaram uma decisão de compra a partir do anúncio.
Formas criativas de anunciar produtos têm engajado clientes cada vez mais. Então, por que ficar de fora dessa, não é mesmo? Para começar, pode fazer vídeos mais simples, de modo a testar que tipos de conteúdo causam melhor reação no seu público. Posteriormente, invista ainda mais nesses anúncios!
Desenvolva o atendimento online
Agora mais do que nunca, manter um bom atendimento online é essencial, tendo em vista que as medidas preventivas contra o novo coronavírus incluem o distanciamento social. Muitos clientes podem estar em grupos de risco ou mesmo não se sentirem à vontade para deixar suas casas. Por isso, invista nos canais digitais.
Uma boa ideia é fazer uma vitrine digital em um marketplace. Dessa forma, os seus consumidores podem pesquisar os produtos à vontade, sem sair do conforto de suas casas. Para quaisquer dúvidas que tiverem, terão um canal de atendimento direto com você, a exemplo das redes sociais de mensagens.
Flexibilize pagamentos, se possível
No período de crise, muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram sua renda diminuída. De fato, é um momento em que honrar com dívidas pode não ser uma prioridade para seus clientes. Atentar a essas questões é mais uma oportunidade de encantá-los e oferecer um serviço além do esperado.
Se não for prejudicar o orçamento do negócio, experimente ampliar o vencimento de boletos por alguns dias — talvez seja o que os consumidores precisam para reunir os valores.
Apresente as ações realizadas
Está fazendo uma ou mais dessas ações? Então, não deixe de divulgá-las. Faça comunicados sobre o andamento das estratégias, reforce os seus impactos e como elas podem beneficiar os clientes. Mas lembre-se de manter uma comunicação empática e informar que a sua marca está presente para ajudar no que for possível, certo?
São momentos difíceis para todos. Mas, como vimos, não é por isso que se deve deixar o relacionamento com o cliente de lado durante a pandemia, certo? Use esse período para reforçar seus bons serviços e produtos, mostrando-se presente para auxiliar sempre que possível. Assim, terá consumidores fidelizados, o que é um passo concreto rumo ao fortalecimento da marca.
Gostou das dicas de relacionamento com o cliente durante a pandemia? Nossa contribuição está longe de acabar. Confira agora boas dicas de marketing digital para ajudar neste momento.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.