O bom atendimento ao consumidor é um dos aspectos fundamentais para o sucesso de todo e qualquer negócio. Não é à toa que “o jeito Disney de encantar clientes” é um sucesso no mundo corporativo, pois é uma forma de vender ideias e adicionar valor a um produto ou serviço. Nesse contexto, fica a pergunta: o que você sabe sobre software CRM?
Esse tipo de sistema é de grande ajuda à organização em vários setores, principalmente aos departamentos comercial e de marketing. Sua popularização entre as empresas ocorre na era digital por causa da crescente utilização da tecnologia em operações, rotinas e metodologias laborais.
O software CRM acaba sendo especialmente interessante durante a quarentena para manter as vendas e o bom funcionamento do negócio em tempos de transformação nas relações de consumo.
Ainda, mantém o empreendimento a todo vapor aproximando a equipe em trabalho remoto do consumidor em potencial, ponto positivo para a captação de leads. Siga na leitura e veja como esse sistema pode impulsionar os resultados da sua empresa, benefício que pode ser aproveitado, inclusive, após o fim da quarentena.
O que é um software CRM e para que serve?
CRM é sigla do inglês para Customer Relationship Management. Logo, esse sistema promove a gestão de relacionamento com o cliente por meio de ações como a captação de dados do consumidor e a inserção deles em um banco unificado.
Em tempos de era digital em que informação é poder, ela fica armazenada em uma plataforma confiável e pode ser processada de diversas formas para ajudar em decisões estratégicas da administração, no posicionamento da marca e, significativamente, na inteligência de mercado.
O software CRM monitora o comportamento do consumidor na página eletrônica, registrando o histórico de interações e negociações com a empresa. Assim fica mais fácil não apenas converter o lead em cliente, como também otimizar sua experiência de compra e atuar com ações estratégicas para fidelizá-lo com follow ups assertivos.
Como o negócio passa a ter dados sobre a experiência do usuário, é possível melhorar a jornada digital do consumidor. Ainda, o próprio empreendimento também sai ganhando com o processamento estratégico de informação, emissão atualizada de relatórios, documentos em nuvem e planilhas inteligentes.
Qual é a importância no software CRM na era digital?
Um banco de dados unificado torna a administração muito mais eficaz e promove a gestão da carteira de clientes com alta eficácia. Os benefícios desse sistema podem ser muito bem-aproveitados no comércio eletrônico, que faturou R$ 75 bilhões no Brasil em 2019, crescimento de 22,7% em relação ao ano anterior.
A compra e venda online dinamizou as relações de trabalho dentro das empresas e interações de consumo. O e-commercebrasileiro também viu aumento ainda mais expressivo nas vendas com 4 milhões de novos clientes durante a pandemia do Covid-19, despontando o avanço de 3 principais categorias:
- brinquedos (400%);
- artigos esportivos (200%);
- cosméticos (80%).
Em tempos de isolamento social com as lojas físicas fechadas, o consumidor migrou para o ambiente virtual: as aquisições por aplicativo deram um salto de 30%, de acordo com um levantamento do Instituto Locomotiva. Ainda segundo esse estudo, 49% dos entrevistados pretendem ampliar a quantidade de compras realizadas por app.
Nesse contexto de expansão do e-commerce na quarentena, o software CRM se revela não apenas um ótimo instrumento para impulsionar as vendas, como também um recurso capaz de auxiliar nas rotinas dentro do negócio. Continue na leitura para saber mais!
Como um software CRM pode ajudar em momentos de crise?
Vale frisar que o software CRM auxilia nas operações da sua empresa também fora de contextos de crise e que o avanço do e-commerce é tendência a curto, médio e longo prazo. Veja como tal ferramenta pode ajudar o seu negócio!
Continuidade operacional
O sistema de gestão de relacionamento com o cliente pode ser acessado remotamente, facilidade importante durante a quarentena com o home office em alta. As informações no banco de dados unificado garantem que as rotinas de trabalho não sejam afetadas e os consumidores continuem sendo monitorados para a atuação eficaz da empresa.
Alguns softwares de CRM ainda admitem a integração com o planejamento de recursos empresariais ou ERP, plataforma que contém dados de comunicação bancária, relatórios de processos, controle de estoque e emissão de notas fiscais e boletos. Esse funcionamento sistêmico otimiza o gerenciamento de projetos e processos, ponto a favor da produtividade.
Integração da equipe
O acesso remoto ao sistema de gestão de relacionamento com o cliente admite o compartilhamento de dados cruciais para os mais diversos setores, fator importante em época de home office. Assim fica mais fácil adotar estratégias de marketing digital em perfeito alinhamento com o time comercial por causa desse canal de comunicação direta.
A integração da equipe também é promovida pelo software CRM, porque ele torna o trabalho fluido e otimiza o tempo evitando a delonga para encontrar documentos importantes. Ainda, impede o extravio e deterioração da papelada, essencial para melhorar a oferta ao cliente e o cumprimento das obrigações tributárias da empresa.
Personalização da oferta
Que tal adequar perfeitamente a sua solução à demanda do cliente? Recursos como a vitrine digital da OLX propagam esse propósito dando maior visibilidade aos produtos oferecidos pelo vendedor. Essa ação é ainda mais importante já que a concorrência está migrando cada vez mais para o comércio virtual.
Nesse contexto, o software CRM admite a personalização da oferta a partir das informações obtidas na jornada de compra do usuário. Tais dados orientam ações de marketing, a abordagem comercial e a condução desse lead pelo funil de vendas. Consequentemente, as chances de conversão são maiores e seu empreendimento ganha um diferencial.
Por que investir em um software CRM nas empresas?
Manter a continuidade das operações em bom funcionamento nos tempos de quarentena, integrar a equipe em trabalho remoto e personalizar as atividades, tudo isso impulsiona seus resultados e melhora a experiência do usuário.
O software CRM é capaz de alavancar seus resultados monitorando a forma ideal de cultivar a relação com o cliente, mesmo após ele já ter adquirido seu produto ou serviço. A comunicação eficaz fomenta sua competitividade no setor, facilita pesquisas de mercado e traz mais conhecimento sobre o público-alvo.
O sistema favorece a tomada de decisão estratégica, mantendo o alinhamento entre os setores e alimentando uma base de dados confiável, acessível de qualquer lugar e a qualquer momento.
A gestão de relacionamento com o cliente e as operações de quem atua no comércio virtual são otimizadas com o investimento em um software CRM. A plataforma pode ser o diferencial que você precisa para alavancar a produtividade e consolidar seu nome no mercado, ainda mais em época de isolamento social.
Gostou do assunto? Confira mais sobre comunicação com o cliente para impulsionar suas vendas durante e depois da quarentena!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.