Para quem tem procurado se reinventar no mercado, trabalhar com carros sempre foi — e será — uma alternativa interessante e repleta de oportunidades.
Afinal, hoje, além do transporte de pessoas e cargas, o automóvel agrega inúmeras outras possibilidades de trabalho, que vão desde a prestação de serviços específicos até a criação de uma concessionária digital.
E antes mesmo de começar, só para ter uma ideia, uma pesquisa recente aponta que o comércio de veículos usados cresceu consideravelmente durante a pandemia. Inclusive, boa parte dessas negociações foi fechada para fins profissionais de pessoas que pretendem investir no carro como uma fonte de trabalho.
Ou seja, é uma oportunidade para quem vende e para quem compra! E para mostrar quais são essas inúmeras possibilidades de investir no automóvel como fonte de renda, nós destacamos 8 sugestões interessantes. Confira e boa leitura!
1. Motorista de aplicativo
Com muitas opções para escolher, ser motorista de aplicativo se tornou uma alternativa bastante viável para trabalhar com carros. Afinal, só é preciso possuir um veículo que atenda às exigências da empresa, baixar o app e ter uma conta para transferir o dinheiro.
Por se tratar de um mercado em grande ascensão e até já bastante saturado (cerca de 5,5 milhões de profissionais no Brasil em 2019), a busca por diferenciais e melhor atendimento é crucial para o sucesso na atividade.
Outra vantagem de trabalhar com carros nessa modalidade é a grande variedade de apps disponíveis, o que aumenta as demandas de trabalho e permite atuar com diferentes empresas.
2. Motorista particular
Uma das alternativas para trabalhar com carros de forma autônoma e fora dos aplicativos é como motorista particular. Segundo estudos, essa modalidade é cada vez mais comum entre a classe média nas grandes cidades, especialmente por conta do aumento da violência e outros problemas urbanos.
Nesse caso, a dica é investir em um veículo adequado para as necessidades do público que você busca atingir e apostar em publicidade. Ou seja, um cartãozinho de visita bem-feito, panfletos e anúncios em plataformas de serviços são bem-vindos.
Como motorista particular, é possível ampliar a gama de oportunidades e, por exemplo, trabalhar com viagens, eventos, públicos específicos (idosos, pessoas com locomoção reduzida etc.).
3. Fretes, cargas e entregas
Além de trabalhar em aplicativos especializados para entregas de documentos, comida e encomendas, você pode se especializar como motorista autônomo e realizar serviços desse tipo por conta própria.
Há uma infinidade de empresas e apps, plataformas e sites específicos que conectam esses profissionais a clientes que precisam de qualquer tipo de transporte.
Porém, para expandir ainda mais o leque de oportunidades, reforçamos a ideia de investir na publicidade própria, como cartão de visita, anúncios de serviços e panfletos. Você pode, até mesmo, oferecer diretamente os seus serviços na porta de empresas e estabelecimentos comerciais.
4. Motorista escolar
Ainda para quem pretende trabalhar com carros como motorista profissional, a opção de levar e buscar crianças na escola tem se tornado uma alternativa interessante e bastante lucrativa em muitas regiões.
Por se tratar de uma atividade de extrema responsabilidade, a primeira dica é buscar uma formalização adequada, regularizar uma empresa na cidade, investir em carros específicos e adequados (vans, microônibus etc.) e entrar em acordos com as escolas e pais. Também é fundamental prezar pela qualidade e segurança da atividade.
Nesse caso, há a oportunidade, inclusive, de tentar buscar negócios diretamente com as escolas, oferecendo o serviço aos pais de alunos em nome da própria instituição. Para isso, pesquise, prepare uma boa apresentação e elabore uma proposta atrativa para reitores e diretores.
5. Serviços automotivos
O mercado automotivo é gigantesco, e não há limites para as oportunidades a serem trabalhadas nele. Como prova disso estão os inúmeros serviços automotivos que surgem e inovam a cada dia.
Vale destacar como sugestão:
- estética automotiva;
- limpeza e higienização;
- customização;
- detailing;
- pintura e polimento;
- espelhamento de pintura.
6. Mecânica automotiva
Para quem tem conhecimento sobre mecânica ou pensa em investir nesse tipo de capacitação profissional, montar uma oficina mecânica se insere como uma excelente alternativa para trabalhar com carros.
E, assim como a variedade de serviços destacados no tópico anterior, a área de manutenção e reparação automotiva também é extensa e muito versátil, agregando muitas opções de especializações. Alguns exemplos são:
- manutenção;
- elétrica;
- borracharia;
- sistemas específicos (freios, suspensão, alinhamento etc.)
7. Marketing automotivo
Como o mercado automotivo está sempre em alta, as novas ferramentas digitais fizeram surgir um nicho de trabalho com carros: o marketing automotivo.
E nesse mercado também há uma série de oportunidades que você pode explorar. Elas vão desde influenciadores digitais especializados no setor até serviços de propaganda e publicidade para estabelecimentos automotivos. Cabe aí explorar a criatividade!
8. Vendedor de carros
Para finalizar nossa lista de dicas sobre como trabalhar com carros, quem pretender investir no mercado de compra e venda de seminovos e usados pode estar no caminho certo. Isso porque o setor tem crescido a cada ano e, ao longo da pandemia especialmente, a procura por veículos usados e seminovos teve um incremento significativo.
Além disso, com o advento de plataformas e marketplaces específicos para a venda de carros, é possível contar com uma estrutura completa para anunciar e fazer bons negócios, mesmo se você não tiver uma loja física.
É o caso das concessionárias digitais, tendência que vem crescendo no Brasil e tem permitido que profissionais alcancem públicos mais direcionados, o que amplia a gama de oportunidades de vendas. A OLX oferece planos diversos para quem quer iniciar a carreira de vendedor com mais visibilidade, estrutura e garantias de bons negócios na internet.
Essas são algumas das principais dicas sobre como trabalhar com carros de forma autônoma para conseguir aproveitar as oportunidades que o mercado proporciona atualmente.
Além disso, independentemente das suas escolhas, lembre-se de prezar pela qualidade, transparência e seriedade de seu negócio, investindo em capacitação profissional e um atendimento de primeira. Também verifique de que tem uma Carteira de Habilitação (CNH) da categoria adequada e com a devida formalização para exercer atividade remunerada.
Curtiu as dicas? Quer saber mais sobre como se tornar um revendedor profissional de automóveis? Então, se inscreve já no OLX Ensina, o curso 100% gratuito e online preparado por quem mais vende carros no Brasil.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.