É inegável que a tecnologia está presente o tempo todo em nosso dia a dia. Desde atividades mais simples às mais complexas, pois precisamos de algum recurso que facilite nossas realizações — e transformação digital nas concessionárias segue a mesma lógica.
E engana-se quem pensa que essa evolução é coisa recente. Desde o fordismo, com a produção em massa, a racionalização dos processos e as linhas de montagem semiautomáticas, as indústrias automobilísticas têm investido em práticas com a finalidade de acelerar a produtividade e diminuir a burocracia nas atividades.
A consequência é um maior número de mercadorias em menos tempo, além da otimização dos serviços, oferecendo boas experiências aos consumidores. Ficar fora desses avanços é deixar ser ultrapassado pela concorrência. Acompanhe o artigo e conheça os desafios e as oportunidades para sua empresa progredir!
Afinal, o que é transformação digital?
Esqueça aqueles filmes de ficção que dizem que os robôs vão dominar o mundo. Transformação digital também não é a adoção massiva de ferramentas tecnológicas, da mesma forma, não é uma simples presença da marca nas redes sociais.
Transformação digital é uma revolução na forma de fazer o negócio. É a melhoria do desempenho, o crescimento da produtividade, o aumento do alcance e a entrega de melhores serviços e produtos, a partir do uso inteligente dos recursos. Esse conceito ainda remete à entrega de boas experiências e facilidades aos usuários.
Quando a transformação digital é implementada, podemos ter como consequência a mudança na cultura, a criação de leis e a alteração das estruturas econômicas.
Qual o impacto da transformação digital nas concessionárias e indústrias automotivas?
Um dos maiores mitos quando abordamos esse tema é pensar que ele cabe apenas a empresas de TI. Qualquer negócio que queira otimizar suas entregas pode se beneficiar da transformação digital — concessionárias e indústrias automotivas não fogem à regra. Confira!
Indústria 4.0
A indústria 4.0 define os sistemas de produção inteligentes, a partir de princípios como:
- operações em tempo real: aquisição e tratamento de dados de forma instantânea, permitindo uma tomada de decisões em tempo real. A utilização do Big Data é um exemplo dessa aplicação;
- descentralização: os módulos das fábricas e indústrias automotivas podem trabalhar com informações descentralizadas, fornecendo dados sobre o ciclo de trabalho. É possível fazer análise preditiva antecipando necessidades;
- virtualização: envolve o uso de simulações, que deixam os processos de definição, testagem, melhoria e implementação ainda mais otimizados;
- orientação a serviços: com o uso de internet das coisas, os veículos podem se conectar a outros dispositivos, fazendo o intercâmbio de dados;
- modularidade: mais flexibilidade nas produções, que podem ser efetivadas de acordo com as demandas.
Carros autônomos
Além da comodidade entregue aos consumidores, esses tipos de veículos conseguem gerar enorme quantidade de dados, que podem ser usados para melhor conhecimento do perfil do usuário. Outros serviços, como um seguro, ficam mais personalizados, entregando apenas o que cada consumidor precisa. Também é possível fazer diagnósticos remotos, monitorar a vida útil e esclarecer dúvidas, de longe.
Automóveis elétricos
Usando energia para recarregar baterias, em vez de gasolina, é possível contribuir para a sustentabilidade, com a economia de recursos e a diminuição de gases poluentes. Seu desempenho também é superior ao comum, proporcionando uma experiência mais agradável ao consumidor.
Vendas online
A tendência é a facilidade no momento da aquisição. Outros tipos de empreendimentos, como e-commerces, já estão mais adaptados a vendas pela internet. Automóveis também começam a ser comercializados a distância, o que implica às concessionárias que se adaptem às novas necessidades. A utilização de realidades virtual ou aumentada podem auxiliar o processo, sendo um adendo aos testes-drives.
Car as a service
Serviços como Uber, 99Pop e o compartilhamento de carros também mudam a relação das montadoras com o mercado. As inovações transformam a mobilidade nas cidades, sendo uma oportunidade para o setor automotivo.
Como sua concessionária pode de adequar à era da transformação digital?
Além de conhecer o que já tem sido implementado, a transformação digital nas concessionárias exige uma adequação aos serviços e processos. Não basta apenas investir financeiramente em tecnologias, todos precisam estar preparados para encará-las.
Facilite os processos
Aceite a transformação digital como algo necessário para evoluir e continuar no mercado. É preciso se adaptar às exigências, a fim de se tornar uma empresa forte. Ter ferramentas é imprescindível para que as estratégias sejam colocadas em prática.
Os dados de uma empresa são essenciais para que ela entregue serviços de qualidade e consiga transformar o modo de atuação. Investir em Big Data e armazenamento em nuvem são os primeiros passos para quem pensa em uma evolução. Ferramentas de CRM — Customer Relationship Management — e de comunicação ─ como chats online e chatbots ─ facilitam a relação com o consumidor.
Outros recursos, como de machine learning e realidade virtual também tornam a concessionária uma empresa mais inovadora. Inclusive, ter essas informações disponíveis pode facilitar a venda para aqueles clientes indecisos.
Crie uma cultura de colaboração
Para que a empresa consiga efetivar seus investimentos nos recursos, é necessário que todos os colaboradores e departamentos estejam integrados e abertos às mudanças. Deve haver parceria nos serviços e compartilhamento de informações, portanto, é interessante que todos percebam a relevância que a tecnologia pode trazer na produtividade. Os funcionários também precisam estar preparados para a utilização dos sistemas, assim, gaps em habilidades devem ser preenchidos.
Pense na satisfação do seu cliente
A satisfação do consumidor deve ser colocada em primeiro plano, já que sem ele as vendas não existem. Atualmente, fala-se muito sobre a importância da experiência de compra, que deve ser sentida em todas as fases de uma aquisição. Assim, não tenha receio de experimentar novos recursos que possam proporcionar mais contentamento aos usuários.
Às vezes, pequenas iniciativas, com pesquisas sobre opiniões e sugestões, podem ajudar a colocar em prática as mudanças dentro do negócio.
A transformação digital nas concessionárias não é coisa do futuro, mas sim uma urgência atual, a fim de tornar os produtos e serviços mais alinhados com as necessidades da vida. Quem não acompanhar as mudanças corre o risco de abrir espaço para a concorrência passar na frente.
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