O comércio na web está crescendo muito e todas as revendedoras de veículos precisam se adaptar a fim de continuar alcançando o seu público. As vendas de carros online facilitam a vida dos vendedores e, claro, de quem procura um novo modelo para comprar.
Mas como começar a entender esse mercado, escolher os melhores automóveis para revender, elaborar os anúncios, definir o preço e fazer bons negócios online?
Se você está pensando em vender carros na web e tem essas dúvidas, continue lendo este post!
Hoje, vamos dar algumas dicas essenciais de como anunciar carros online, conseguir bons compradores e deixar a revendedora bem-conceituada no ambiente virtual — que é um excelente lugar para negociar com a segurança e a praticidade que a sua loja e os seus clientes merecem. Acompanhe!
1. Por que sua revendedora deve apostar nas vendas de carros online?
O mundo tecnológico, sem dúvida, revolucionou a comunicação da sociedade. Isso também inclui a maneira de fazer comércio, já que a internet facilita o encontro de compradores e vendedores de determinado produto e permite que eles conversem, tirem dúvidas e até negociem em um ambiente seguro sem precisar sair de casa.
Quem trabalha com automóveis sabe que a tendência para esse segmento é a mesma. Se você ainda não investiu nas vendas online, conheça abaixo alguns motivos para começar a pensar sobre isso hoje mesmo!
1.1. Você atinge um público maior
Já ter uma loja física não elimina a possibilidade de ter também um ambiente virtual favorável para a compra. Pelo contrário: enquanto a loja física atende os clientes da região, que estão dispostos a se locomover até ela, na internet nada é longe: está tudo ali, ao alcance de um clique.
Portanto, você pode vender muito mais, já que na plataforma existe a possibilidade de atingir compradores do Brasil inteiro.
Quando se fala em carros, a web traz visibilidade e a chance de ficar conhecido no país como uma revenda de sucesso.
1.2. Não é preciso esperar para obter as informações
Para os vendedores de carros das lojas físicas, vender exige muita prática e facilidade com a oratória, já que é preciso estar com todas as informações na ponta da língua caso o cliente tenha alguma dúvida.
Na internet, é possível escrever o anúncio com calma, revisá-lo para verificar se falta algo e pronto: basta postar na plataforma.
O cliente já tem acesso a todas as informações necessárias no momento em que faz a pesquisa. E, se ele tiver alguma dúvida mais complexa, você tem tempo de pesquisar um pouco e conferir os dados antes de responder.
1.3. Você tem menos concorrências desleais
É claro que a internet facilitou muito a abertura de e-commerces e que várias lojas já aderiam a esse tipo de venda. Porém, por ser um ambiente mais democrático, há público para todas lojas.
Você precisa apenas oferecer informações consistentes e verídicas sobre os carros disponíveis, convidar o cliente a passar na loja a fim de conferir o modelo pessoalmente e demonstrar credibilidade.
A verdade é que existe espaço para todos no meio virtual, mas poucos se destacam como vendedores confiáveis.
1.4. O ambiente é seguro
Apesar de o pagamento online ainda não ser comum na venda de carros pela internet, conhecer a loja antes de ir até ela torna a relação entre vendedor e comprador mais confiável e passa credibilidade para quem vai fazer uma aquisição que sempre envolve quantias altas.
Porém, o canal de comunicação que se abre online é suficiente para que o comprador fique mais seguro e efetue o negócio. Principalmente se esse canal tem uma comunicação rápida e direta, o que abordaremos adiante.
1.5. É prático e vantajoso para cliente e vendedor
O comprador se sente muito mais seguro em pesquisar o site do vendedor de carros e conferir os modelos. Da mesma forma, a praticidade de acessar a internet quando quiser para fazer essa busca facilita a vida de qualquer pessoa.
Para os vendedores, também é vantajoso vender online, já que não precisam repetir a mesma fala todos os dias diversas vezes, basta escrever um anúncio e publicar.
Quando o cliente chega à loja a fim de fechar a compra, as principais informações sobre o veículo já estão esclarecidas.
2. Como selecionar os melhores automóveis para a revenda online
Na hora de revender online, é preciso ficar atento à qualidade dos modelos escolhidos. Como o comprador não está no local para avaliar os detalhes, é importante que os melhores carros da sua loja estejam disponíveis.
Para ajudá-lo a definir os modelos, listamos abaixo alguns automóveis com maior valor de revenda no país, segundo uma pesquisa feita pela agência Autoinforme e publicada no site da revista Exame.
Nesse estudo, foi comparado o preço de um seminovo com o de um carro zero no valor de venda, sem levar em conta a quantia estabelecida pela tabela Fipe:
- 5º: Volkswagen Up! – depreciação de -9,4%;
- 4º: Land Rover Discovery Sport – depreciação de -9,3%;
- 3º: Chevrolet Onix – depreciação de -8,3%;
- 2º: Jeep Renegade – depreciação de -6,4%;
- 1º: Honda HRV – depreciação de -4,5%.
O campeão que levou o posto de Maior Valor de Revenda de 2016 foi o Honda HRV, que ganhou seu primeiro selo desse prêmio em 3 anos de participação. O Chevrolet Onix, que ficou em 3º lugar, alcançou a posição nos dois primeiros anos, com desvalorização de 7,6% em 2015 e de 8,5% em 2014.
A taxa de desvalorização dos veículos é um dos principais fatores que incentivam a compra, já que quem quer fazer negócio sempre pensa em perder pouco dinheiro, principalmente quando se trata de automóveis.
Pensando nisso, divulgar esses veículos na internet é uma boa maneira de chamar a atenção do público, já que tais modelos podem ser a preferência dos compradores.
3. Como fazer a precificação correta dos carros
Quem trabalha com revenda de automóveis deve ficar atento aos muitos detalhes que devem ser levados em consideração na hora de colocar um preço final no anúncio.
Para não sair no prejuízo e nem cobrar mais do que um modelo vale de verdade, é preciso fazer algumas contas. A seguir, você confere por que é indispensável precificar da maneira adequada e como fazer isso.
3.1. Por que colocar o preço correto é tão importante?
Entre os inúmeros motivos que fazem com que esse tópico seja tão importante, os mais relevantes são: a relação de confiabilidade criada com o cliente e, claro, seu lucro sobre a venda.
Você não pode colocar o preço que desejar sobre o veículo por motivos óbvios: provavelmente, quem está pesquisando online tem dezenas de abas abertas, buscando o mesmo produto em lojas diferentes.
Não vai demorar para ele saber que o modelo que está procurando é bem mais barato em outra loja.
Por outro lado, se você baixar demais o preço, o seu lucro vai a praticamente zero, e a pessoa pode desconfiar de que há alguma coisa errada com o carro.
Lembre-se de que é preciso ter um retorno suficiente a fim de manter a loja funcionando e pagar os funcionários. Por isso, cobrar muito barato pensando em atrair a clientela pode não trazer bons frutos em longo prazo.
Ao definir o preço adequado, você estabelece uma relação de confiança com o comprador, que saberá que sua empresa é honesta e cobra valores justos. Além disso, vai ser possível manter seu negócio funcionando e garantir uma clientela fiel.
3.2. Como fazer a precificação da maneira certa?
É possível precificar os veículos usando dois conceitos diferentes: ou você se baseia no custo que cada automóvel significa para a loja, ou pode analisar a concorrência e o mercado em que atua.
Entretanto, a maneira mais eficaz de precificar o automóvel é unir essas duas estratégias e chegar a uma quantia bom para todos.
Por exemplo, se você se basear somente nos seus custos com os veículos, pode obter um valor muito acima dos que são praticados no mercado normalmente.
Por outro lado, ao pensar apenas no mercado e na sua concorrência, você pode tentar equiparar os valores e sair no prejuízo, oferecendo um preço mais baixo, mas que não atende às necessidades de manutenção do seu negócio.
Veja abaixo como agir:
- 1º passo: Calcule o preço de custo do veículo para a loja, ou seja, quanto você pagou por ele;
- 2º passo: Meça os gastos variáveis do automóvel, como a comissão do funcionário que conseguir vendê-lo e o imposto sobre a venda;
- 3º passo: Calcule as despesas fixas. Leve em conta o espaço que está ocupando, o salário de cada funcionário e os custos administrativos em geral;
- 4º passo: Estabeleça um lucro para a venda, que deve ser baseado na dificuldade em vender o modelo específico e nas necessidades da sua loja;
- 5º passo: Some as quantias desses quatro passos e você terá o valor final do veículo.
Porém, o estudo de precificação ainda não acabou! O passo final é analisar os preços dos concorrentes e ver se a quantia estipulada está dentro dos padrões pedidos pelos outros revendedores.
Se estiver muito acima do mercado, é preciso reavaliar tanto o valor pedido quanto as questões administrativas da sua empresa.
4. Como criar anúncios para a venda de carros online
Criar os anúncios dos veículos para vender na internet é uma das partes mais importantes do processo, e merece atenção especial. Nenhum detalhe pode faltar nessa etapa e o conteúdo precisa ser prático e objetivo, porém completo.
Confira nossas dicas abaixo de como fazer anúncios atrativos e eficazes!
4.1. Conheça o público-alvo
Pesquise a média de idade de quem entra em seu perfil, verifique o gênero, as preferências e os costumes desse tipo de público.
Fazer esse estudo é essencial para conhecer a pessoa que está do outro lado da tela e fazer com que ela se interesse e leia o texto até o final.
A internet é um excelente ambiente para divulgar e vender, mas também traz muitas distrações. Por isso, um anúncio bem-feito e focado no público-alvo é fundamental para que o cliente não se disperse durante a leitura do conteúdo.
4.2. Não deixe informações incompletas
Quem vai comprar um carro já tem em mente o valor que deseja pagar e em alguns casos até o modelo que prefere. Porém, as especificações do veículo fazem toda a diferença na hora de divulgar um anúncio na internet.
Escreva todas as características do automóvel, mas deixe de lado os adjetivos para que o texto fique direto e de fácil compreensão. Não se esqueça de informar cor, marca, modelo de fabricação, quilometragem, número de portas e opcionais do veículo.
Depois, faça uma revisão e veja se algum dado foi esquecido ou se há erro de digitação.
4.3. Capriche nas fotos dos veículos
Imagine que seu cliente leu a descrição do automóvel e ficou ansioso para ver as fotos. Certamente ele vai ficar frustrado se encontrar imagens em baixa resolução ou apenas uma única foto da parte externa.
Se não quiser não desanimar seus possíveis compradores, monte um álbum completo: tire fotos das partes frontal, lateral e traseira, dos bancos dianteiros e traseiros e dos painéis.
De preferência, faça as fotos durante o dia, fora de garagens e estacionamentos cobertos. Assim, as imagens não ficam escuras.
No local indicado da plataforma, poste as fotos com boa resolução, para que a ampliação não fique com aspecto embaçado e mostre todos os detalhes com nitidez.
4.4. Coloque-se à disposição
Os consumidores sempre ficam mais à vontade e confiantes quando sentem que podem contar com a pessoa que está do outro lado da tela.
Por isso, disponibilize seu e-mail e um número de telefone para contato direto (por ligação ou até por WhatsApp), e esteja sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
4.5. Não esconda defeitos
Esse é um dos maiores erros que um anunciante pode cometer. Tentar enganar o cliente pode destruir uma relação amigável com ele e até prejudicar sua reputação online.
Se o carro tem algum problema grave, é essencial deixar isso claro e bem visível nas fotos ou no texto (nada de usar as famosas letrinhas pequenas!).
No caso de arranhados, amassados pequenos e outras avarias de menor importância, você pode até deixar para falar com cliente somente quando ele quiser saber mais detalhes sobre o produto, embora não seja o ideal.
O essencial é deixá-lo ciente da situação real do modelo antes que ele descubra por conta própria e acabe desconfiando de que outras informações também foram omitidas.
5. Como interagir com alguém interessado em carros online
Se um comprador entrou em contato, certamente ele ficou interessado no seu anúncio. Isso já é uma ótima notícia, já que significa que você fez um bom trabalho e a sua divulgação foi efetiva. Mas como se comunicar com esse cliente em potencial?
5.1. Entenda quais são os perfis de consumidor
Antes de saber como interagir com seu cliente em potencial, é necessário estar ciente de que existem alguns perfis diferentes de pessoas que podem entrar em contato com você.
É importante saber de que forma tratar cada uma delas para que se sintam bem, a fim de construir confiança entre sua empresa e o comprador.
Existem aqueles que entram em contato apenas por curiosidade, para pesquisar o mercado, os que estão dispostos a negociar e a fazer muitas perguntas antes de fechar a compra, além de clientes que preferem tratar tudo por telefone ou pessoalmente. Saiba detectar o perfil e tente se adaptar ao jeito que funcione melhor para ele.
5.2. Responda o mais rápido que puder
Sempre fique ligado nos seus anúncios online e verifique com frequência se alguém entrou em contato com você.
Para um cliente que pesquisa e compra pela internet, o tempo é precioso! Demorar dias para responder uma pergunta simples pode significar a perda de uma venda.
O ideal é que as respostas sejam dadas dentro de 24 horas depois que o comprador procurou a loja. No final da mensagem, nunca se esqueça de deixar um número de telefone ou e-mail para contato rápido.
5.3. Seja direto, mas simpático
Ser direto demais pela internet pode deixar sua mensagem sem tom e até ser interpretada como mal-educada pelo cliente. Por isso, é preciso muito cuidado para responder com objetividade.
Você já sabe que a conversa e as informações pela internet precisam ser expostas de maneira direta, mas nunca seja rude ou sucinto demais em suas conversas com possíveis compradores. Cumprimente-o em todas as mensagens, pergunte se ele está bem, e só então comece a responder o que ele perguntou.
Ao final, sempre reafirme que está à disposição para tirar outras dúvidas. Essa comunicação é essencial à construção de uma boa relação com seu cliente.
5.4. Ouça a proposta do cliente com atenção
Você calculou o preço seguindo nossas dicas dos tópicos anteriores e chegou a uma quantia que é boa para sua empresa e que você considerava boa também para o comprador. Porém, ele leu seu anúncio e resolveu fazer uma proposta, com um valor mais baixo ou com outra forma de pagamento.
Antes de negar o pedido do cliente, avalie muito bem se a proposta dele é mesmo inviável ou se vale a pena aceitá-la ou até fazer uma contraproposta. Essa negociação cria uma boa relação entre vocês e também deixa o consumidor à vontade.
Se sua contraproposta não for aceita e a proposta inicial for de fato ruim, explique que não é possível aceitá-la, mas que você está disposto a encontrar um preço ou condições com as quais os dois concordem, a fim de fechar o negócio.
6. O que é preciso para ter sucesso na revenda de veículos online?
A revenda online de veículos é uma excelente maneira de fazer girar o mercado e aumentar sua clientela, por isso investir nela é fundamental.
Porém, para ter sucesso nesse segmento, é importante criar uma cultura que respeite o comprador. Veja algumas características que precisam ser desenvolvidas!
6.1. Comprometimento
Não é porque você está distante do seu cliente que os processos são mais lentos. Pelo contrário: a internet é veloz e os vendedores devem acompanhar isso.
Esteja sempre comprometido a agilizar tudo para o consumidor, desde a resposta a alguma dúvida até a documentação na hora da compra.
6.2. Divulgação
A divulgação é a alma do seu negócio, já que na internet é preciso estar visível entre milhares de anúncios disponíveis do mesmo produto.
Seja criativo, estude novas possibilidades de como ser visto e consolidar sua marca na web.
6.3. Confiabilidade
A confiança demora a ser construída. Mas, principalmente na internet, as chances de fidelização são muito mais altas quando um vendedor é confiável, já que os clientes sabem que podem contar com aquela loja sempre que for preciso.
Agir com transparência em todos os processos, cumprir prazos e esclarecer as dúvidas dos consumidores são fatores que fazem da sua revenda online um local confiável.
6.4. Equipe treinada
Treinar os funcionários para que o atendimento seja personalizado e sempre com a mesma qualidade exige disposição de todos. Mas os resultados nas vendas são muito melhores com uma equipe alinhada e bem-preparada.
Crie uma cultura de atendimento e estabeleça um limite de horas que os funcionários podem demorar para responder as mensagens. Incentive que eles estudem os detalhes dos veículos que estão à venda e entendam sobre o mundo do automobilismo. Esse treinamento transforma sua loja virtual em um negócio muito mais profissional e solidifica seu nome no mercado.
É preciso investir em vendas de carros online nesses tempos em que a internet é uma das maiores provedoras de negócios de todos os tipos.
O mundo tecnológico é um aliado e tanto! O seu empreendimento só tende a ganhar com a visibilidade virtual, que abrange um maior número de consumidores e pode ajudar a alavancar suas vendas.
E então, está preparado para revender veículos na web? Se você deseja ficar sempre por dentro do mundo de vendas online, assine nossa newsletter e receba todas as novidades diretamente por e-mail!
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