Com certeza você já sabe que cada geração apresenta estilos e hábitos diferentes, o que leva a um comportamento também distinto de consumo e de compra em geral. Dentro do marketing, há determinadas subdivisões para que os empreendedores possam dialogar com um público tão segmentado e, principalmente, conseguir vender para geração y.
A geração y representa pessoas que têm uma preocupação muito grande com a sustentabilidade de recursos, além de serem bastante ansiosos, questionadores e impacientes. Utilizam a tecnologia com muita tranquilidade e, como eles têm acesso a uma variada coletânea de informações, normalmente não respeitam os sistemas hierárquicos.
Com um poder de compra muito grande, essa geração não tem nenhuma pressa em gastar os seus recursos com apenas uma empresa. Então, como vender para essa geração millennials? Continue acompanhando o texto para saber quais são as melhores estratégias! Boa leitura!
Entenda a geração y
A geração y, conhecida como geração do milênio, representa aquelas pessoas que nasceram entre os anos 1981 e 1996. Esse pessoal nasceu em uma época de enormes avanços tecnológicos e, por esse motivo, acabam se acostumando com essa tecnologia em todos os dias de sua vida. Foi exatamente essa geração que mudou a forma de fazer comunicação e de consumir conteúdo. Afinal, viver intensamente a era dos aparelhos móveis é uma de suas características.
Os millennials são conhecidos por valorizarem a liberdade política, a democracia e, também, a prosperidade econômica. Geralmente são pessoas muito inquietas, autoconfiantes, independentes, ousados e que desejam, acima de tudo, inovação. Podem ser, também, impacientes, impulsivos e desejarem crescimento e reconhecimento rápido na carreira profissional. Essa geração y é totalmente adepta da instantaneidade e da rapidez.
Podemos afirmar, ainda, que são pessoas que prezam muito por um relacionamento fiel, por isso, é essencial que as marcas mantenham a sua honestidade. Além disso, os millennials não costumam falar por telefone, mas a partir dos aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Não se esqueça de que os membros dessa geração valorizam muito a localização da loja e adoram quando os seus anseios, necessidades e opiniões são ouvidos.
Descubra quais são os hábitos de compra dos millennials
Algo fundamental que deve ser observado nos hábitos de consumo dessa geração é que a maioria ocorre online. Os millennials se baseiam completamente na experiência. Então, se o site de uma loja não apresentar a esses usuários o tipo de experiência adequado, a marca certamente vai perder os clientes.
Todo o processo de compra da sua empresa precisa ser personalizado. Os consumidores da geração y gostam muito de saber que são importantes para a marca. Além disso, é importante destacar que a experiência de compra precisa ser a mesma em diversos dispositivos diferentes. Você não sabe se a pessoa vai comprar pelo smartphone, pelo tablet ou pelo computador, por exemplo.
Quando se fala de compras realizadas em aparelhos móveis, é imprescindível que a experiência seja simplificada ao máximo. Isso quer dizer que você precisa utilizar botões bem grandes, imagens maiores e carregamento móvel contínuo e extremamente fácil.
Quanto ao processo de finalizar a compra, lembre-se de que precisa ser um processo bem simples. Se for possível, é interessante proporcionar aos usuários a compra como convidados. Dessa forma, eles vão poder comprar sem a necessidade de criar uma conta ou de inserir detalhes que não são relevantes.
Se existe algo que influencia a geração y são as mídias sociais. O conteúdo social é essencial para encorajar os millennials a comprarem de uma marca. Afinal, quando se fala de descobrir novos produtos, essas pessoas são completamente influenciadas pelo que veem nas mídias sociais. Veja, a seguir, as melhores dicas para que a sua marca consiga vender para os millennials!
Entenda como essa geração se comunica
Apresentar aos millennials um anúncio padrão com um cativante slogan e um bom sorriso não vai resultar em uma venda. O fator indispensável para uma compra entre as pessoas dessa geração é uma indicação pessoal de familiares ou de amigos ou então uma experiência social gerada por seus pares.
É preciso pensar em como aproveitar da melhor forma possível as conversas privadas se desejar divulgar a sua marca. Segundo uma pesquisa, a geração y prefere se comunicar na seguinte ordem:
- textos ou ainda os apps de mensagens de texto;
- mídia social;
- e-mail;
- interações pessoais.
Procure manter sempre essa hierarquia ao determinar o seu funil de vendas e marketing e, claro, quando for pensar também no suporte ao consumidor. Os portais de autoajuda podem diminuir significativamente os custos gerais de atendimento e, ainda, melhorar as taxas de satisfação do público.
Misture o aspecto emocional
A geração y se preocupa muito com alguns aspectos do que as outras gerações, podemos citar aqui a reciclagem, a contaminação da água, os direitos dos animais, a desigualdade econômica e diversos assuntos socialmente relevantes. Você pode, por exemplo, reuni-los para que se unam por uma causa parecida e, assim, conquistar seu afeto. Mas como fazer isso?
Você pode fazer a partir da narração de histórias, por exemplo. Nesse momento, não se pode ter medo de se tornar pessoal e de expor seus sentimentos. Outra dica é escolher uma causa para apoiar, lembrando que é importante se apoiar sempre em algo com que você realmente se importa e queira ajudar.
Ofereça ajuda e não um discurso de vendas
Dizer que o seu produto ou serviço é o melhor entre a concorrência ou que é o mais em conta não vai levar a sua marca a nenhum lugar. Os millennials não vão comprar apenas por isso, pois eles podem facilmente provar o contrário com uma pesquisa momentânea no Google.
Em vez de fazer isso e deixar os seus consumidores decepcionados, é importante se concentrar em educá-los porque o seu produto ou serviço é a melhor alternativa possível para cada um deles especificamente. Procure falar sobre as suas dores, sobre seus problemas e de que forma a sua empresa pode ajudá-los a resolvê-los.
Seja sempre transparente
A transparência da marca pode ser muito mais relevante para seus compradores do que você imagina. Todos já se cansaram de anúncios oferecendo a pílula mágica, com retargeting de mídia social, preços dinâmicos e demais estratégias de marketing inteligente. Os consumidores estão a todo o momento com o sentimento de que estão sendo enganados e perseguidos pelos anúncios.
Mas, afinal, o que entra nas demandas por transparência de marca? É simples. Uma empresa transparente vai sempre oferecer uma lista completa de todos os produtos; vai listar as reivindicações e as certificações respeitáveis; além disso, a empresa sempre vai apresentar aos clientes como os produtos são fornecidos, manuseados e produzidos.
Enfim, como você pôde ver, vender para geração y pode ser fácil, seguindo essas dicas importantes. O segredo é ser sempre capaz de acessar a mentalidade desses consumidores e aceitar os motivos por trás de todas as suas decisões. É preciso conquistar confiança do consumidor da internet e, para isso, jamais deixe de considerar que vender para esse público-alvo jovem é transmitir os valores de sua marca e deixar a experiência de compra o mais agradável possível.
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