Mulheres já representam quase 20% das trabalhadoras em montadoras e cerca de 23% no setor de comércio de automóveis. Nesse cenário, é importante conversar sobre a presença feminina no mercado – tanto de trabalho quanto de consumidoras.
Para explorar o assunto e seus desafios, recebemos um painel comandado pela jornalista e apresentadora Kalinka Schutel, que recebe Regina Botter, Diretora Geral de Autos, Goods e Produtos do Grupo OLX; e Renata Navas, General Manager da Cox.
Leia também:
- Influenciadores no mercado automotivo: como usar as redes sociais para encantar clientes
- Conecta Autos 2023: o mercado automotivo na perspectiva dos dados
- Conecta Autos 2023: os desafios para emplacar carros elétricos no Brasil
Presença feminina no mercado de autos hoje ainda é pequena
Renata acredita que o mercado de trabalho automotivo está se abrindo cada vez mais para mulheres, mas que elas também estão se abrindo mais para o setor de carros.
Apesar do aumento, a maioria no setor ainda é de homens e é preciso aprender mecanismos de lidar com os possíveis preconceitos na área.
“Lido com muitos homens e quando você vai se colocar na frente de um homem para falar sobre mercado automotivo, é importante se colocar um pouco mais firme”, comenta.
Além de postura, Renata levanta a necessidade da “mulher precisar ter um conteúdo a mais, precisar saber mais, ser mais informada e se colocar com mais firmeza” para serem mais respeitadas. Um movimento necessário para que elas ocupem ainda mais o mercado automotivo.
Veja também: A presença feminina no mercado automotivo
OLX tem o compromisso de acelerar e aumentar as lideranças femininas da empresa
A OLX assinou o Pacto Global da ONU para atingir paridade de gênero na alta liderança até 2030 com o compromisso de ter 30% de mulheres em cargos de liderança.
Na prática, hoje a empresa já bateu 36% de mulheres na alta liderança (38% no geral) e cerca de 49% de mulheres compondo o quadro geral de colaboradores.
A iniciativa, segundo Regina, faz parte de um compromisso maior com diversidade e foi alcançada com diversas ações, desde programas de formação e aceleração de lideranças femininas até a contratação de mais mulheres estagiárias.
Além de influentes, mulheres são decisoras de compras
Hoje, 47% dos tomadores de decisão na hora de adquirir um automóvel já são mulheres. Elas saíram da posição de influenciadoras no processo de compra do carro da família, ganharam independência e estão tomando decisões. Nesse cenário, é importante entender as particularidades e dificuldades deste público durante a jornada de compra.
Segundo dados da OLX, numa pesquisa feita com mais de 5 mil usuárias e compradoras:
- Mais de 40% das compradoras preferem carros hatch, pela praticidade no uso urbano.
- Em segundo lugar vem a busca por sedãs, também proporcionando mais espaço e conforto.
- SUVs representam 20% das buscas, seguidos de pick ups para uso profissional.
- As principais características buscadas são segurança, conforto e tecnologia.
- Destaque para tecnologias de alerta em manobras com sensores.
Sobre as maiores dificuldades, Regina levanta a falta de um atendimento que entregue informações com paciência e transparência – especialmente para as compradoras que não têm profundidade no assunto.
“Há uma sensação de desconforto e insegurança na hora da negociação. ‘Será que serei ouvida? Vou ser enrolada? Vão pagar mal na troca ou me empurrar um carro mais caro?’”, comenta.
Daí a importância de uma venda com dados, transparente e que fidelize.
Para adereçar esses desafios, Renata Navas pontua a necessidade de ter um treinamento da força comercial, além da contratação de mais vendedoras mulheres.
Para ela, não é necessário um tratamento especial condicionado pelo gênero, mas sim uma atenção e uma abordagem que considera perfis de compradores e suas dores. Renata também destaca o caráter diferente de uma compra automotiva, possivelmente menos emocional, mais prática e mais propensa ao online.
Além disso, ela também traz a perspectiva de que mulheres tendem a ser mais fiéis a lojas e vendedores em quem confiam, sendo também um ótimo público para oferecimento de serviços adjacentes à compra do carro. Serviços que deem conveniência e praticidade.
Como estar mais preparado para receber as mulheres nesse mercado
Regina Botter – Diretora Geral de Autos, Goods e Produtos do Grupo OLX
O público feminino tem um alto poder de consumo e decisão. Para recebê-las, é preciso ter uma equipe bem treinada a ouvir, explicar e concretizar não apenas a venda do automóvel, mas também fidelizar este cliente.
Renata Navas – General Manager da Cox
É preciso olhar cada consumidor de forma diferente, não por gênero, cor ou aparência. Para Renata, essa é uma receita para o fracasso.
Além de qualificar sua força profissional, é interessante rentabilizar outros serviços agregados, diversificando seu modelo de negócio e trazendo ainda mais valor para a jornada de compra.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.