Diante da variedade de opções de geladeiras disponíveis no mercado, podem surgir algumas dúvidas e incertezas na hora da compra, principalmente por ter uma infinidade de funcionalidades e novas tecnologias disponíveis no mercado.
Além disso, estamos falando de um bem durável e com custo relativamente alto, por isso, é super importante pesquisar bastante para escolher a melhor opção para suas necessidades e orçamento.
E para te ajudar nessa missão, separamos abaixo os principais tópicos que devem ser levados em consideração no momento de escolher o seu próximo refrigerador. Vamos lá?
Tipos de degelo
Na hora de escolher o tipo de degelo, é importante considerar a rotina da casa e com que frequência está disposto a fazer a manutenção da geladeira. Isso porque alguns modelos requerem mais cuidados com a limpeza e outros já contam com sistemas automáticos, porém são mais caros.
Atualmente, os modelos Frost Free são mais comuns no mercado, mas também é possível encontrar opções com degelo seco, manual ou Cycle Defrost. Saiba mais abaixo:
Degelo manual
Acumulam gelo no freezer e congelador. Por isso, é preciso periodicamente retirar o aparelho da tomada e esperar que ele derreta. Por exigir mais disposição e cuidado na hora da limpeza, são os modelos mais em conta.
Degelo seco ou semiautomático
Mais baratas que as geladeiras com o degelo totalmente automático, as com funcionamento semiautomático são uma boa opção intermediária. Para descongelar, basta apertar um botão para que o descongelamento aconteça, sem que seja preciso retirar o aparelho da tomada.
Cycle Defrost
Ainda que precisem de degelo, são bastante práticas, pois precisam ser descongeladas apenas duas vezes ao ano. Outro ponto positivo a considerar é que são mais baratas que as frost free (totalmente automáticas).
Frost Free
A opção ideal para quem não quer ter trabalho, mas é também a mais cara. O modelo frost free não precisa de degelo, pois têm sistemas de circulação de ar frio capazes de evitar a formação e o acúmulo de gelo no interior do freezer ou do refrigerador.
Capacidade da geladeira
Outro tópico importante a considerar no momento da compra é o tamanho da geladeira, isso porque a capacidade do aparelho influencia não apenas no espaço de armazenamento, mas também o espaço físico do ambiente. Veja abaixo as diferenças, vantagens e desvantagens:
Até 300 litros
São ideais para uma ou duas pessoas, são uma boa opção para quem procura geladeiras pequenas para cozinhas sem muito espaço.
300 a 500 litros
São as consideradas médias e servem de três a quatro pessoas. Vale medir bem o espaço onde ela será colocada, checando a abertura da porta e etc.
A partir de 500 litros
São as indicadas para famílias com mais de cinco pessoas. Por serem grandes, além de ocuparem mais espaço, também gastam mais energia elétrica. Não deixe de validar antes da compra se essa capacidade de armazenamento é realmente necessária.
Tipos de porta
Mais do que uma questão estética, os tipos de portas influenciam na divisão de compartimentos e atendem às diferentes necessidades. Pessoas que moram sozinhas, por exemplo, podem consumir muitas comidas congeladas e por isso optam por ter mais espaço no freezer e etc.
Geladeira de uma porta
Costumam ser as mais baratas do mercado e normalmente são menores (até 300 litros). O congelador fica dentro do refrigerador e normalmente há uma gaveta entre os dois.
Geladeira Duplex
A duplex é a mais tradicional do mercado e está disponível em vários tamanhos. Possuem um ótimo custo-benefício.
Geladeira Inverse
Como a duplex, também possuem duas portas, mas a diferença é que o freezer fica na parte debaixo, deixando os itens de consumo do dia a dia com acesso facilitado.
Geladeira Side by Side
São as mais caras e grandes. Contam com duas portas verticais que ajudam na organização e são ideais para quem usa o freezer com frequência e requer espaço. Requerem atenção com o espaço que ocupam e consumo de energia.
Geladeira branca, inox ou evox?
Assim como a escolha da porta, o acabamento da geladeira é mais que estética e impacta na durabilidade e facilidade de limpeza do eletrodoméstico. Veja abaixo as opções mais comuns do mercado:
- Branca: é a mais tradicional e combina com vários ambientes, no entanto, com o tempo pode descascar ou enferrujar.
- Inox: além de moderno, o acabamento inox garante durabilidade, já que o aço inoxidável não enferruja ou descasca.
- Evox: é o tipo de acabamento feito por três camadas que protege o produto contra as ações do ar, água e produtos de limpeza. Mas não é metal como o aço inox, que são ainda mais duráveis que as geladeiras com acabamento evox.
Tecnologia de economia de energia
As geladeiras de modo geral consomem bastante energia. Então, na hora da compra, sempre verifique a classificação de eficiência energética do aparelho indicada pelo Selo Procel.
Os modelos com Selo Procel A são os mais eficientes e funcionam consumindo o mínimo de energia possível para seu tamanho e funcionalidades.
Funcionalidades extras
Além dos tópicos que mencionamos acima, há ainda outros recursos bastante úteis para você e que recomendamos levar em consideração na hora da compra da sua geladeira.
- Controle de Umidade: esse recurso evita aqueles pinguinhos de água que escorrem ao redor da geladeira na parte externa. Além de economizar energia.
- Fluxo Múltiplo de Ar (Multiflow): bastante comum nos modelos frost free, esse sistema torna a circulação do ar mais homogênea, melhorando o resfriamento.
- Filtro de Água Embutido: comum nas geladeiras que têm dispenser de água e gelo na porta, esse filtro também ajuda a economizar energia.
- Resfriamento Rápido: são compartimentos que ficam normalmente próximos ao freezer e podem ser usados para gelar alimentos ou bebidas mais rápido.
- Iluminação LED: ajudam com a visibilidade interna do refrigerador e são mais econômicas que outras iluminações.
- Compartimento Extra-Frio: compartimentos fechados que têm o resfriamento direcionado, ideal para alimentos delicados.
Leia também:
- Como comprar geladeira usada? Dicas e Guia de Compras
- Melhor geladeira para comprar na Best Friday 2022: confira 5 opções
- Geladeiras mais vendidas da OLX: veja o ranking
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.