Nada mais frustrante do que preparar aquele lanche rápido ou esquentar o jantar e perceber que o micro-ondas não esquenta. Esse é um problema comum que pode ter várias causas, mas não se preocupe!
Muitas vezes, elas podem ser simples, como uma porta mal fechada ou acúmulo de sujeira, por exemplo. No entanto, também existem outros problemas que podem ser um pouco mais complicados e necessitam de uma ajuda técnica.
Neste conteúdo, vamos explicar as possíveis razões e oferecer soluções práticas para você voltar a utilizar seu micro-ondas sem preocupações.
Quais são as causas comuns quando o micro-ondas não esquenta?
Confira as causas mais comuns que impedem que o micro-ondas não esquente:
Porta mal fechada
Uma porta bem fechada é essencial para o funcionamento de qualquer eletrodoméstico, e não seria diferente com o micro-ondas.
Um dos motivos mais simples e comuns para o micro-ondas não esquentar é a porta não estar devidamente fechada.
O sistema de segurança integrado impede que o aparelho seja ativado sem que a porta esteja completamente selada. Isso evita acidentes, já que o micro-ondas emite ondas de rádio que podem ser perigosas se expostas diretamente aos usuários.
Além disso, pode haver sujeira ou resíduos que impeçam o fechamento completo ou algum dano físico no fecho ou na vedação da porta.
Muitas vezes, uma pequena limpeza resolve o problema. Caso contrário, talvez seja necessário substituir alguma peça para garantir um fechamento seguro.
Fusível queimado
Os fusíveis são componentes essenciais que protegem os aparelhos contra picos de energia. Quando um fusível queima, ele interrompe o circuito elétrico, fazendo com que o micro-ondas pare de funcionar. A boa notícia é que, muitas vezes, essa é uma solução simples e barata.
Para checar, você precisará desconectar o micro-ondas da tomada e abrir o painel, geralmente na parte traseira do aparelho. Atenção: isso deve ser feito apenas por quem tem experiência com eletrônicos, já que envolve riscos de choque elétrico. Se o fusível estiver queimado, será necessário substituí-lo.
Sempre use fusíveis recomendados pelo fabricante, já que itens não homologados podem causar mais danos.
Problema no magnetron
O magnetron é o coração do micro-ondas, responsável por gerar as ondas que aquecem a comida. Se ele estiver com defeito, seu aparelho pode até ligar, mas não esquenta nada.
É um problema sério, geralmente manifestado por ruídos anormais ou mesmo um silêncio incomum enquanto o aparelho está ligado.
A substituição do magnetron não é uma tarefa para amadores. Requer trabalho especializado e, muitas vezes, é mais econômico considerar a compra de um novo micro-ondas, dependendo da idade e do modelo do seu aparelho.
Placa eletrônica com defeito
Quando a placa eletrônica não está funcionando corretamente, pode causar incapacidade de esquentar alimentos. Problemas na placa podem ser causados por umidade, falhas de fabricação ou desgaste natural.
Para diagnosticar problemas na placa eletrônica, pode ser necessário procurar um técnico para fazer uma avaliação precisa e um possível reparo.

Leia também:
- Micro-ondas da Philco é bom? Confira dicas para fazer a escolha ideal
- Como limpar micro-ondas? 5 dicas de limpeza e produtos
Tensão da tomada não é compatível com o aparelho
A tensão elétrica é medida em volts e representa a força com que a eletricidade flui por um circuito.
Cada aparelho eletrônico é projetado para funcionar em uma faixa específica de tensão. Se a tensão da tomada for muito alta ou muito baixa em relação à especificação do aparelho, podem ocorrer problemas, como superaquecimento e queimar o micro-ondas.
Além disso, também pode ocorrer sobrecarga elétrica e causar um curto-circuito, que pode gerar faíscas e até mesmo incêndio.
Quais são as soluções quando o micro-ondas não esquenta?
Quando ocorre um dos problemas que mencionamos anteriormente, é possível resolver com algumas soluções.
Confira a seguir:
- Porta mal fechada: limpe a vedação da porta e verifique se não há nenhum objeto atrapalhando o fechamento. Se identificar uma peça quebrada, procure um substituto compatível;
- Fusível queimado: troque o fusível por um modelo igual ao original. Atenção: consulte um técnico e só tente trocar se tiver segurança e conhecimento em eletrônica;
- Problema no magnetron: chame um técnico especializado para realizar a troca do magnetron;
- Placa eletrônica com defeito: a troca da placa eletrônica é um serviço mais complexo e geralmente requer a mão de um profissional.
Evite realizar consertos complexos por conta própria para não agravar o problema e comprometer a segurança do aparelho.
Quando chamar um técnico?
Se a resolução dos problemas simples não corrigir o defeito, é hora de chamar um profissional. Especialmente em casos que envolvem magnetron e placa eletrônica, o olhar de um especialista é fundamental para evitar riscos maiores.
Sempre opte por técnicos qualificados e, se possível, autorizados pelo fabricante.
Dicas para aumentar a vida útil do micro-ondas
Confira algumas dicas para aumentar a vida útil do micro-ondas:
- Limpe regularmente: a limpeza regular do interior e exterior do micro-ondas ajuda a prevenir a acumulação de gordura e sujeira, o que pode causar mau funcionamento;
- Evite sobrecarregar: não coloque recipientes metálicos ou alimentos muito grandes dentro do micro-ondas;
- Verifique a voltagem: certifique-se de que a voltagem da tomada seja compatível com a do seu micro-ondas;
- Não ligue o micro-ondas vazio: ligar o micro-ondas vazio pode danificar o magnetron;
- Uso adequado: siga as orientações do manual para aquecer diferentes tipos de alimentos e evitar sobrecarga;
- Proteção contra picos de energia: use protetores de surto para proteger os componentes elétricos do micro-ondas.

Caso precise trocar o micro-ondas, não esqueça de acessar o site da OLX que tem vários modelos e tamanhos, além de outros eletrodomésticos.
Confira as ofertas de micro-ondas no site da OLX!
Conclusão
Como você viu, o problema de um micro-ondas que não esquenta pode parecer complicado, mas muitas vezes as soluções estão ao nosso alcance.
Desde ajustes simples na porta até a substituição de fusíveis, muitas correções podem ser feitas com um pouco de paciência e cuidado.
Para questões mais complexas, nunca hesite em buscar ajuda profissional. Cuidar bem do seu micro-ondas não só resolve problemas imediatos, mas também contribui para uma vida útil mais longa, garantindo que você sempre possa contar com ele para suas necessidades diárias.
Leia também:
- Prato do micro-ondas não gira: saiba motivos e o que fazer
- O que não pode colocar no micro-ondas? Confira 15 itens proibidos
- Como tirar cheiro de queimado do micro-ondas? Confira 5 dicas práticas

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
