Atualmente, no mercado de smart TVs temos duas tecnologias principais: a OLED e a QLED. Embora ambas apresentem padrões similares no quesito qualidade da imagem, há algumas diferenças entre elas que consideramos importante que você conheça antes de trocar o seu aparelho de televisão.
Nas telas com a tecnologia OLED, por exemplo, é possível ter imagens com muitos detalhes e a cor preta pura, de acordo com a LG, enquanto nas que contém a tecnologia QLED, perceberá brilho e contrastes mais acentuados. Nas desvantagens, elas também se diferenciam, por isso, antes de qualquer decisão, confira nossas dicas e conheça mais sobre cada uma das tecnologias.
OLED: o que é e como funciona a tecnologia das TVs LGs

OLED significa Organic Light Emitting Diode. Essa tecnologia utiliza diodos orgânicos para criar as imagens e não depende de um painel de luz traseiro. O resultado? Aparelhos com aspectos mais finos. A tela também se destaca pelo contraste gerado, já que em imagens parcialmente pretas, o pixel é literalmente desligado, deixando assim a cena o mais realista possível. De acordo com a LG, as TVs OLED possuem o “preto puro” e cores que parecem com as reais.
No entanto, com esse tipo de tecnologia, é importante ter um pouco mais de cuidado pois existe o risco de burn-in, que é o desgaste dos LEDs orgânicos que compõem o display, ao deixar uma imagem estática parada muito tempo na TV ligada, fazendo com que fique uma mancha na tela depois de um longo período.
QLED: o que é e como funciona a tecnologia das TVs Samsung

Já a tecnologia QLED significa Quantum Dot Light Emitting Diode, que trabalha com cristais minúsculos que absorvem a luz emitida através deles (backlight) e a re-emitem de forma diferente. Com isso, as imagens ficam bem nítidas, com tons escuros com detalhes e brilho e contrastes bem acentuados.
A desvantagem da QLED é que variam muito em qualidade de imagem e podem decepcionar dependendo do ângulo de visão.
OLED vs QLED: qual é a melhor?
É difícil dizer qual seria a tecnologia ideal para você e sua família, porque além de ser uma escolha pessoal, há outros fatores a serem levados em consideração como orçamento, local de instalação do aparelho e também pelo próprio objetivo do televisor, se é para assistir filmes e séries ou diversão com games, por exemplo.
Em linhas gerais, a tela QLED é um display LED convencional que usa a tecnologia de pontos quânticos para gerar cores mais intensas e vivas. Além disso, são mais fáceis de fabricar e consequentemente mais comuns.
Já a tecnologia OLED não é tão comum e permite que as telas atinjam níveis de intensidade de brilho muito mais altos, sendo a melhor escolha televisores que serão instalados em ambientes muito iluminados, por exemplo.
Agora que você já conhece as últimas tecnologias disponíveis e como cada uma funciona, que tal fazer uma busca na OLX para encontrar a sua próxima televisão?
Leia também:

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
