Atualmente, convivemos com aplicativos e os usamos para atividades cotidianas, como pedir um carro de transporte, encomendar o jantar ou verificar como está o trânsito. Mas você já parou para pensar que até pouco tempo atrás isso não existia? Ou, então, como esses recursos – que facilitam tanto a nossa vida – foram criados?
É isso que você vai descobrir agora, com esse artigo sobre o Android Studio, ferramenta gratuita utilizada para a criação de aplicativos em dispositivos com sistema operacional Android. Quem sabe você não se anima e cria o seu próprio app! Já pensou?
Android Studio: o que é?
O Android Studio é um programa de computador que reúne as características e ferramentas de apoio para a criação de aplicativos para dispositivos móveis para Android.
Pode ser chamado também de Ambiente de Desenvolvimento Integrado (ou IDE, sigla em inglês para Integrated Development Environment).
Para quem é indicado?
O programa é indicado para desenvolvedores, mas não há restrições, já que é disponibilizado gratuitamente pelo Google.
A ferramenta é super importante e usada no mundo inteiro para desenvolver diversas soluções para dispositivos móveis. Ou seja, para quem pensa em entrar no mercado de desenvolvimento de apps é essencial.
Como funciona o Android Studio?
De maneira bastante resumida, podemos dizer que o Android Studio funciona em grandes 5 etapas:
- Configurar seu espaço de trabalho: Se você já não tiver um projeto aberto, crie um novo clicando em ‘Start a new Android Studio project’ na tela inicial do Android Studio. Agora, se você tiver um projeto aberto, crie um novo selecionando File > New > New Project no menu principal. Depois, selecione o tipo de projeto que você quer criar usando as categorias de formatos de dispositivo, mostradas no painel “Templates”.
- Programar o app: Depois de configurar o espaço de trabalho, você pode começar a programar seu app. O Android Studio inclui uma variedade de ferramentas e inteligência para ajudar você a trabalhar com mais rapidez e programar códigos de qualidade.
- Criar e executar: Durante a fase de construção e execução, você cria seu projeto em um pacote APK depurável que pode ser instalado e executado no emulador ou em um dispositivo Android
- Testar e corrigir: É nesta fase em que você pode eliminar bugs e otimizar o desempenho do app que está sendo criado. Aproveite para ver e analisar várias métricas de desempenho, como uso de memória, tráfego de rede, impacto na CPU, entre outras.
- Publicar: Para preparar o app para lançamento, crie um Android App Bundle, assine-o com uma chave de segurança e pronto! Basta publicar na Google Play Store.
Vantagens do Android Studio
O Android Studio é gratuito e fornece aos usuários uma série de modelos de código “prontos” para acelerar o desenvolvimento da criação. Esses templates criam automaticamente uma Activity e os arquivos XML necessários.
Você pode usá-los para criar um aplicativo Android básico, que pode executar em um dispositivo ou no emulador (aplicativo que simula as condições de funcionamento).
Além disso, existem Codelabs que são tutoriais curtos e individualizados que abrangem tópicos específicos. A maioria dos codelabs inclui orientações sobre o processo de criação de um pequeno app ou mostra como incluir uma nova funcionalidade em um app já existente. Há também cursos com treinamentos guiados que ensinam a criar apps Android.
Leia também:
- Como colocar modo escuro? Veja o tutorial para diferentes aplicativos
- Melhor celular Android 2022: confira 5 modelos
- iOS vs Android: qual é melhor? Veja as diferenças!
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.