Além de alarmes e cercas elétricas, as câmeras de segurança estão cada vez mais comuns em casas ou escritórios de consumidores preocupados com a segurança do dia a dia. A tecnologia tem sido uma importante aliada na hora de contribuir com ambientes mais seguros e é possível encontrar no mercado dezenas de equipamentos com diversas funcionalidades e formas de utilização.
No entanto, diante de tantas opções, pode ser complicado escolher a melhor câmera para sua necessidade. Por isso, listamos abaixo algumas dicas do que considerar no momento da compra. Confira abaixo!
Formatos de câmeras: analógica, IP e WI-FI
Câmeras com tecnologia analógica
Câmeras com tecnologia analógica são as mais simples e por isso têm menor custo. Nestes equipamentos, as imagens capturadas são transmitidas por cabos até um dispositivo gravador DVR, que converte o sinal e salva as gravações.
Câmeras com tecnologia IP
Mais modernas que as analógicas, as câmeras com tecnologia IP usam cabos de rede do tipo PoE (Power over Ethernet), que fazem a alimentação de energia e a transferência de dados ao mesmo tempo, simplificando a instalação. As imagens são guardadas em um gravador digital de vídeo.
Câmeras com função IP permitem ainda a criação de um endereço de acesso remoto para as imagens, onde você pode monitorar o ambiente mesmo que à distância.
Câmeras com Wi-Fi
As câmeras com Wi-Fi são as mais tecnológicas e versáteis, pois não precisam de cabos de rede ou gravadores. Basta um cabo de alimentação de energia e a conexão com a rede de Internet sem fio.
Além disso, os modelos com conexão Wi-Fi permitem que você acesse e controle o equipamento pela TV, computador e até mesmo no celular, dependendo do fabricante. Alguns possuem ainda sensor de movimento e oferecem a opção de gravar 100% do tempo (em formato digital) ou apenas quando captarem algo.
A mobilidade é outro benefício em câmeras com WI-FI, sendo possível instalá-las nas paredes, tetos, móveis e mudá-las facilmente de lugar sempre que necessário.
Tipos de câmeras de segurança
Bullet
Bullet é o tipo mais comum, recebem esse nome por conta do seu formato, que lembra uma bala de arma de fogo. São indicadas para espaços externos, onde se deseja evidenciar a presença do equipamento no ambiente, reforçando a sensação de segurança.
Dome
Dome são câmeras mais compactas e discretas. Geralmente são instaladas no teto e na parede de espaços internos de comércios, recepções e elevadores. Costumam oferecer uma imagem quase panorâmica.
Speed Dome
Speed Dome é a opção mais indicada para a vigilância profissional em espaços movimentados ou por centrais de segurança. Normalmente possuem zoom óptico em tempo real, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota.
Pinhole
O nome Pinhole é um derivado do inglês que significa “buraco de alfinete” e é assim chamada porque a captura da imagem se dá pela passagem da luz por um orifício bem pequeno. São os modelos mais discretos e ideais para filmagens escondidas.
Como escolher a câmera certa?
Na hora da escolha da câmera de segurança, deve-se levar em consideração as necessidades e principalmente o ambiente em que o equipamento será instalado. Veja abaixo outros aspectos importantes a considerar:
- uso do aplicativo e funcionamento do acesso às gravações;
- resolução das imagens (HD, HD+, Full HD, 2K e até 4K);
- tempo de armazenamento de gravação no cartão de memória e o custo do serviço de nuvem ou armazenamento nos servidores da fabricante;
- se possui sensor de movimento, gravação noturna ou com infravermelho;
- se possui áudio bidirecional para comunicação pela câmera, por exemplo, para você falar com alguém no seu portão e/ou chamar atenção de algum animal em casa;
- se possui proteção contra água e poeira, para ser instalada em ambientes externos;
- integração com assistentes virtuais.
Veja mais:
- Como decorar sua casa com móveis usados? Confira dicas!
- Para sua casa OLX: os itens mais vendidos no 1º semestre de 2021
- iOS 16: confira as novidades do novo sistema operacional da Apple
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.