Ao escolher comprar um celular, você vai se deparar com duas possibilidades: iOS ou Android. Enquanto o iOS é restrito aos iPhones e iPads da Apple, o Android é mais amplo e comercializado para outros fabricantes utilizarem o sistema da Google.
O sistema da Apple é conhecido pela sua segurança e pelo design característico. Já o Android é conhecido pela possibilidade de personalização e recursos extras. Cada fabricante de smartphone que utiliza o sistema Android pode criar suas interfaces personalizadas e até mesmo recursos extras, por exemplo. Por isso, vamos analisar cada um deles neste artigo.
Interface e Usabilidade
O iOS passou por uma grande atualização, e agora, em sua versão iOS 15, o sistema passou a permitir o uso de Widgets em sua tela inicial. O iOS conta com possibilidade de criação de pastas e organização automática de apps por meio de sistematização.
Já o Android é um sistema mais personalizável. Sempre teve widgets em sua raiz, permite a organização de apps através de pastas, ordem alfabética ou conteúdo. Na sua última versão, o Android 12, o sistema passou a automatizar a cor dos ícones de sistema, tornando-os mais compatíveis com os wallpapers.
Cada fabricante também costuma criar sua própria interface para o Android, como a Samsung, que possui a One UI, traz tantas mudanças estéticas e funcionais que já o deixa parecendo um novo sistema.
Saiba mais: Celulares Samsung mais vendidos em 2021 na OLX
Com isso, podemos chegar a algumas conclusões: o iOS permite maior familiaridade ao usuário. Ao trocar um iPhone por outro, você conhecerá plenamente o sistema. O Android, por outro lado, traz uma experiência de sistema diferente a cada fabricante. Mas de forma geral, o Android permite maior possibilidade de personalização, tornando o usuário mais livre ao usar seu smartphone da maneira que gosta.
Segurança
Em ambos os sistemas, as atualizações mais recentes tiveram grande parte do seu foco voltado para a segurança. No Android, agora é possível conferir em tempo real quando um app utiliza seu microfone e câmera através de um ícone no canto superior. Além disso, as autorizações são revogadas após o app ficar um tempo sem uso.
O iOS permite um funcionamento semelhante, com controle em tempo real do uso destes recursos. O sistema também consegue um controle maior de sua loja de apps, a App Store, tornando muito mais difícil encontrar um aplicativo que contenha agentes maliciosos incluso.
Recursos
Após muitos anos dominando o mercado de software em smartphones, os dois sistemas apresentam soluções muito completas ao usuário, possuindo a grande maioria dos recursos em comum. Vamos passar rapidamente pelos principais e explicar um pouco mais sobre os exclusivos que cada sistema possui.
Ambos contam com soluções para pagamento: o Android com Google Pay e o iOS com o Apple Pay, assim como uma base de apps em comum como galeria de fotos, kit de utilitários, player de música, e-mail, navegador, mapas.
Um dos principais recursos diferenciados do iOS é a integração entre os dispositivos Apple. É possível copiar em um iPad e colar no iPhone, sem contar que os próprios aparelhos Apple como Air Pods e Apple Watch funcionam muito melhor em dispositivos com iOS.
A Apple também possui os Animojis, pacote de figurinhas personalizáveis, Car Key, que permite transformar o iPhone na chave do carro (em automóveis compatíveis) e o app de saúde para acompanhar seu desempenho físico.
Saiba mais: Apple Watch usado na OLX: os 6 modelos mais buscados em 2021
Já no sistema Android podem existir centenas de funções distintas, pois o sistema é de código aberto, e outras fabricantes podem trazer novas ferramentas às suas versões, como é o caso da Samsung Experience. Mas, levando em consideração o Android 12, temos alguns recursos específicos como a personalização de cores de sistema e modo ultra escuro.
Loja de Apps
O Android possui o Google Play Store, e o iOS possui a App Store. Basicamente todo aplicativo de sucesso está disponível para as duas plataformas. Porém, como mencionado anteriormente, o Android possui uma variedade maior devido a sua abrangência. Por isso, também é mais comum encontrarmos aplicativos com possibilidade de terem agentes nocivos (malwares, rastreadores ou os famosos “trava zap”).
A Apple por outro lado, pode oferecer menos opções, mas sua loja é mais segura, quase nunca apresentando apps de procedência duvidosa.
Veja também:
- iPhone na OLX: os modelos mais vendidos em 2021
- Celulares mais vendidos na OLX: confira 10 modelos
- Celular para jogos: os 10 modelos mais vendidos na OLX
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.