Skate usado na OLX: dicas de como comprar o modelo ideal para você

Confira nosso guia de compras e descubra seu modelo ideal de skate.
capa para artigo sobre skate usado na olx

Quer comprar um skate usado na OLX e não sabe por onde começar? Nós preparamos um guia de compras completo explicando o que deve ser analisado e pesquisado antes de comprar um skate. Muitas pessoas podem acabar deixando de lado essa aventura por conta da complexidade na hora de escolher um modelo pronto ou as peças separadas para montar o shape personalizado, mas a gente vai resolver essa questão!

Como a montagem de peças novas sai um pouco mais caro que o modelo pronto, nossa dica é investir em um skate pouco usado ou peças seminovas. Por isso, nosso guia contém descrição e comentários sobre cada parte, assim você pode avaliar um skate completo ou escolher as melhores peças usadas disponíveis. Depois é só pesquisar na OLX quanto vale um skate usado e aproveitar nosso guia na hora de montar e comprar o seu!

Tipos de skate

Separamos 3 dos tipos mais conhecidos de skate: street, cruiser e longboard. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro passo para escolher um skate usado OLX é conhecer os diferentes tipos disponíveis e saber qual deles é mais indicado para a superfície onde você vai praticar o esporte. Os principais modelos são street (ou freestyle), cruiser, longboard e dancing.

Skate Street

Exemplo de skate street. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O modelo mais comum é o street, ou freestyle. Esse skate é indicado para quem deseja praticar em pistas, aprender movimentos radicais ou treinar manobras. Por ser mais largo, esse shape permite maior equilíbrio. Mas lembre-se que andar de skate é perigoso, por isso acessórios de proteção, como capacete e joelheiras, são essenciais e recomendados para evitar acidentes.

Skate Cruiser

O skate cruiser é ótimo para velocidades maiores. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Esse modelo costuma ter o formato do shape mais ovalado, com rodas maiores, e é indicado para quem busca um meio de transporte alternativo na cidade. O skate usado cruiser é bom para alcançar mais velocidade, enquanto garante segurança nas curvas mais fechadas. Ele também está disponível na versão mini, o que torna o transporte desse tipo de skate ainda mais fácil.

Longboard

Exemplo de skate longboard. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O skate longboard usado é aquele modelo com shape e rodinhas maiores que os outros, indicados para passeios sem manobras, ou quem busca andar em altas velocidades nas ladeiras abaixo e terrenos uniformes. A versão downhill do longboard apresenta um shape rebaixado, para maior estabilidade nas altas velocidades. Em alguns casos, suas pontas também são afuniladas e pode ser utilizado para praticar o “longboard dancing”.

Tamanho do shape

Mesmo que você procure um skate usado barato, o tamanho é um fator importante na hora da escolha. Isso acontece porque ele tem que estar de acordo com o tipo de uso que você quer fazer e tem relação direta com a sua altura. Para praticantes altos, os mais indicados são shapes compridos. Por outro lado, se a sua estatura for baixa, invista em um shape mais curto, de 7,66 polegadas ou menor.

No entanto, essa regra vale para quem não pensa em fazer manobras, já que, quanto mais estreito e fino o shape, menos estável e melhor para manobrar flips, ollies, desafios em canos e caixotes, e outras rotações rápidas. Uma dica para iniciantes que não sabem em qual terreno vão deslizar, é procurar por shapes com 8 polegadas de largura e 30 cm de comprimento. Para os skatistas que curtem as ruas, o tamanho indicado é entre 7,5 a 8 polegadas. Já aqueles que preferem skateparks, piscinas e bowls, o indicado é um shape de skate usado com 8 polegadas para mais, que garante velocidade e embalo nas curvas.

Formato do shape

Lembre-se de providenciar uma boa lixa antiderrapante, principalmente para skates usados. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de comprar skate usado não se prenda ao formato do shape, que apresenta diversas opções. Comece pelo formato convencional até chegar no que te agrada mais. A dica é saber que, quanto mais envergadas as laterais curvadas no corpo do shape (chamadas de concaves), que ficam entre a traseira e o bico, mais fácil será o giro no skate.

Dica importante: lembre-se que você está comprando um skate usado e que a superfície do shape pode estar desgastada devido ao uso. No entanto, uma boa lixa antiderrapante é que vai manter os seus pés no lugar onde você deseja, por isso não esqueça de perguntar para o anunciante sobre o estado em que se encontra a lixa. Se for necessário, invista nas lixas emborrachadas, que são resistentes à água. Elas podem ser encontradas na OLX em diferentes cores, estampas e até mesmo transparentes.

Roda

Equilíbrio, velocidade e capacidade de controle são fatores importantes na hora da escolher as rodas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de escolher as suas rodinhas, é importante levar em conta a dureza e o diâmetro para garantir equilíbrio, velocidade e controle na hora da diversão. A maioria das rodinhas disponíveis no mercado são fabricadas de poliuretano, e variam conforme a dureza do material. As classificações vão de 75A até 99A, da mais macia para a mais dura e resistente. Nossa dica é lembrar que os longboards usam rodas grandes e macias, enquanto skates de rua (street ou freestyle) usam rodas pequenas e duras:

  • 75A a 85A: para longboard ou cruiser, sem manobras. Elas amortecem as vibrações do asfalto, aumentando o rendimento em velocidade
  • 80A a 85A: para aderência nos slides
  • 90A e 97A: para quem gosta de fazer um pouco de tudo
  • 97A ou mais: half pipes, bowls, mini ramps, piscinas, ruas, asfalto ou calçadas
  • 99A a 102A: superfícies de cimento granilite, mais utilizadas por profissionais

Quanto ao diâmetro das rodinhas, vale relembrar que as mais largas rendem mais aceleração, enquanto as menores são indicadas para a execução de manobras. Dá uma olhada na faixa de diâmetro indicada para cada modalidade:

  • Diâmetros entre 49mm e 59mm: para ruas, pistas, bows e half pipes
  • Acima de 60mm: para longboard, pois garantem bons speeds e slides

Rolamento

Se os rolamentos estiverem limpos e lubrificados, eles vão durar muito mais. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os rolamentos são 2 anéis de metal que vão em cada roda. Eles acompanham entre 7 a 9 bolas dentro, protegidas por discos finos. Essas peças podem garantir um giro mais suave e silencioso, com mais rapidez e precisão quando lubrificadas e limpas – já fica a dica.

Os rolamentos são classificados no código ABEC 1-9 (1, 3, 5, 7 e 9), e variam de acordo com a velocidade de rotação. Apesar de serem mais caros, aqueles com bolas de cerâmica são os que tem maior durabilidade, além de não precisarem ser lubrificados com frequência. Isso acontece porque a cerâmica não absorve tanto calor quanto as de aço, o que melhora a performance. Quando for comprar um skate usado na OLX, descubra qual o material e a quantidade de bolas que acompanham o rolamento, bem como o estado de conservação em cada uma das rodas.

Truck (ou eixos)

Trucks são os eixos responsáveis por prender as rodas ao shape. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os trucks são os eixos responsáveis por prender as rodas ao shape. Eles são feitos a partir de uma liga de alumínio e utilizam 8 parafusos de base e 4 porcas. O comprimento não pode ultrapassar 25 centímetros, e a largura do shape deve encaixar com os trucks. Ou seja, para um shape de 7,5, o ideal é um truck de 7,5. Ah, e bem no parafuso central é onde encaixam as molas de amortecimento. As mesmas molas devem ser conferidas no skate usado, para saber qual a conservação do truck.

Freio

Os freios, ou breakeboards, são um conjunto de trucks invertidos, compostas basicamente de alumínio e aço inoxidável. O sistema funciona assim: quando o pedal é acionado, um material abrasivo nas extremidades de contato sofrem um atrito, frenando as rodas traseiras até o skate parar.

O sistema de freios é mais indicado para quem usa o longboard nos centros urbanos, para ir na padaria, mercado, faculdade e coisas do tipo. É o método mais seguro para quando um carro aparecer de surpresa, ou o sinal fechar e você precisar frear com urgência. Nossa dica é investir em um sistema de frenagem seminovo, para garantir que os mesmos estejam conservados e funcionando nas horas de apuro.

Tentou andar de skate mas não se adaptou? Crie um anúncio na OLX e ganhe uma grana extra, aqui te ajudamos nessa tarefa com um tutorial completo de como vender na plataforma, confira!

Receba nossos conteúdos em seu e-mail