Como organizar uma mudança residencial? Veja dicas

Confira etapas importantes para evitar problemas durante sua mudança.
capa para artigo sobre mudança residencial, tutorial

Organizar a mudança residencial requer alguns cuidados, seja antes, durante ou depois da ida para a nova casa. Mas fique tranquilo que a OLX consegue te ajudar nesse processo, do início ao fim! É só você seguir nossas dicas abaixo para terminar a mudança sem dores de cabeça e com todos os seus pertences à vista (e intactos, claro).

Mesmo sabendo que cada mudança é diferente, selecionamos dicas para quem quer organizar a mudança para outro estado ou só para o quarteirão ao lado. Por isso começamos com dicas sobre planejamento, desapego e como montar um kit para a primeira semana. Depois te ajudamos a identificar as caixas e jornais, como embalar e, finalmente, transportar suas coisas. Por último, damos algumas dicas para resolver as pendências e desfazer a mudança. Preparado para colocar a mão na massa? Vamos lá!

Planejamento

Comece sua mudança por uma lista de tarefas e lembretes que não podem ser esquecidos durante o processo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O primeiro passo para organizar suas coisas é fazer uma lista de mudança residencial, que vai te acompanhar do início ao fim e pode ser feita no celular, em planilhas, um bloco de notas ou caderno de papel. Só precisa estar à sua disposição para que você marque aquilo que já fez e mantenha o fluxo organizado. Abaixo nós montamos uma lista por ordem de importância, mas ela pode variar de acordo com a sua prioridade, dá uma olhada:

  • Faça orçamentos de frete e transportadoras. Na OLX você encontra esses serviços à sua disposição, na parte de “Transporte/Mudanças“, que fica bem na categoria de Serviços, basta selecionar a sua cidade e fazer algumas chamadas!
  • Saber por onde sua mudança vai sair e por onde vai entrar na casa nova, bem como anotar a medida dos móveis, como sofá, estantes, armários e eletrodomésticos de grande porte, como geladeira, fogão e máquina de lavar. Essa informação é importante quando for pensar em como organizar mudança para apartamento, por exemplo, já que as escadas ou elevadores podem ser espaços limitantes nesse momento. Depois, escolha em qual cômodo da casa nova cada móvel ou eletrodoméstico vai ficar e meça também esses espaços.
  • Tirar fotos de todos os conectores dos fios antes de desligar computadores, TV, aparelho de som e qualquer outro eletroeletrônico da casa! Esse registro vai te ajudar na hora de reconectá-los na casa nova.
  • Anotar todos os serviços que enviam contas para seu endereço e solicitar o desligamento de acordo com a data da mudança. Por exemplo, água, gás e luz deverão ser solicitados no dia da mudança, enquanto outros serviços como telefone, TV a cabo e internet podem ser realizados com antecedência para serem instalados na casa nova à tempo.
  • Por fim, levantar quantas malas e caixas de papelão você tem à sua disposição. Caso não sejam suficientes, peça emprestado à amigos e recolha o máximo de caixas e jornais que conseguir para empacotar seus pertences.

Desapego

O desapego sempre vai ser o carro chefe da OLX e é o segundo ponto na hora de organizar sua mudança! Além de ser uma forma de se desfazer daquilo que não se usa mais ou do que não cabe na casa nova, o desapego é um jeito de fazer uma renda extra na internet. Quem sabe essa graninha não paga a sua mudança e ainda sobra um dinheiro para investir em móveis para a casa nova?

Comece fazendo a limpa em todos os setores da casa: roupas, calçados, livros, aparelhos eletrônicos, domésticos… Em seguida defina um preço para tudo aquilo que você for vender e comece a criar os anúncios. No Dicas OLX a gente te ajuda nessa etapa com um tutorial de como anunciar produtos usados na plataforma! Depois de publicar o anúncio, é hora da negociação e entrega. A dica aqui é não sair da plataforma durante a negociação, assim você tira todas as dúvidas e responde o chat rapidamente, aumentando a chance de venda rápida.

E para facilitar a sua vida e de quem compra seus desapegos, nós recomendamos a OLX Pay. Basta ativar o serviço que você terá acesso à OLX Pay + Entrega, que amplia a possibilidade de venda rápida do seu produto – já que você consegue enviar para o Brasil todo via Correios. Ah, e você também recebe o pagamento à vista, mesmo que a compra tenha sido parcelada em até 12 vezes! É o jeito mais rápido e seguro de levantar um dinheiro extra.

Kit para a primeira semana

Independente de quanto tempo você vai demorar para desafazer toda a mudança, é necessário separar um kit para a primeira semana! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Mesmo que você faça uma mudança super organizada, é importante separar um kit para passar a primeira semana na casa nova. Dessa forma você tem às mãos todos os itens que mais usa e pode desempacotar com calma o resto das coisas. Essa etapa é bem importante se você tem filhos, principalmente crianças pequenas que demandam coisas específicas no cuidado diário.

Primeiro coloque numa caixa utensílios de cozinha e limpeza, como papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas, copos e pratos. Depois, escolha uma mala pequena para colocar sua roupa íntima, roupa de cama, pijamas, toalha e algumas combinações de roupas de trabalho. Escreva nessa caixa uma legenda para informar que esse é o seu “kit primeira semana” e identifique também a mala.

Identificar as caixas

Identifique todas as embalagens que utilizar. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Essa é uma dica chave de como organizar mudança rápido e sem dores de cabeça: identificando as caixas e tudo o que for usar para embalar suas coisas! Tenha em mãos muitas caixas de papelão, jornais, plástico bolha e sacos plásticos. Lojas e supermercados sempre descartam caixas de papelão e caixotes para reciclagem, por isso fique atento quando for sair de casa e garanta aqueles que achar pela frente.

Feito isso, é hora de reunir as canetas para etiquetar todas as embalagens e fita crepe para fechá-las. O ideal é fazer o empacotamento cômodo a cômodo, assim você saberá onde deve ficar cada caixa na nova casa. E para facilitar ainda mais na hora de desempacotar, descreva na etiqueta o que vai dentro de cada compartimento, mas sem ser generalista. Outra dica prática é não usar caixas de papelão para tudo, já que eles ocupam muito espaço. Você pode substituí-los sacos de lixo para itens leves ou de tecidos como travesseiros, almofadas, bichos de pelúcia, cobertores, lençóis e cortinas.

Embalar e transportar

Separe os itens mais delicados e de maior valor para irem junto com você na hora da mudança. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Agora que você reuniu todas as caixas, jornais e canetas necessárias para organizar as mudanças e fretes, é hora de embalar todos os seus pertences. Embora muitas empresas de frete e transportadoras disponibilizem esse serviço, vale a pena você começar antes para adiantar o processo e ter mais controle na hora de desempacotar. Usar malas e sacos plásticos é uma boa maneira de organizar roupas para mudança. Separe também os itens mais delicados e de maior valor para irem com você. Para objetos maiores ou pequenos e delicados, nós separamos algumas dicas:

Objetos grandes

Móveis, eletrodomésticos e quadros são itens grandes que não precisam de caixas para serem transportados. No entanto, vale pensar em maneiras de protegê-los para não sofrerem danos como arranhões ou manchas. Nossa dica é revestir esses itens maiores com um cobertor ou plástico bolha, e cortar pedaços de papelão para fixar nas extremidades. Eles podem ser fixados com uma fita adesiva ou barbantes resistentes que prendam o cobertor.

Objetos pequenos e delicados

Louças, utensílios de cozinha e itens de decoração são objetos menores e muitas vezes delicados, por isso devem ser revestidos com jornal ou plástico bolha antes de serem colocados dentro de caixas ou sacolas. Organize tudo de forma que não fiquem soltos dentro da caixa para evitar estilhaços e, se restarem muitos espaços vazios, vale a pena preencher com algodão ou um tecido. Escreva “FRÁGIL” nessas caixas e sacolas de maneira que fique visível para qualquer um. É uma boa maneira de indicar aos funcionários da transportadora sobre a fragilidade de cada pacote.

Resolvendo as pendências

Aproveite que a casa antiga está vazia e realize todos os reparos necessários antes de entregar as chaves. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Depois de esvaziar a casa antiga, prepare-se para resolver as pendências finais antes de entregar as chaves. Primeiro, verifique se todos os serviços essenciais já foram cancelados, como internet, água, luz, telefone, assinaturas de revistas e jornais, entre outras contas fixas que você e sua família mantém no endereço antigo. Em seguida, resolva os reparos na casa, como infiltrações e pintura. Para isso, conte com o serviço de profissionais experientes e competentes, disponíveis na OLX:

  1. Selecione a categoria “Serviços“;
  2. Selecione a subcategoria “Reparação/Conserto/Reforma“;
  3. Agora busque na sua cidade quem pode realizar esse tipo de reparo com rapidez, eficiência e segurança.

Depois de resolver as pendências da casa antiga, já entre em contato com os profissionais que vão montar o mobiliário na casa nova! Equipamentos como ar-condicionado, TV à cabo e internet precisam de profissionais especializados para essa instalação – e também podem ser encontrados na OLX.

Desfazendo a mudança

Chegou o momento de desempacotar suas coisas na nova residência! Se você seguiu todas nossas dicas para organizar a mudança, essa última etapa será rápida e sem dores de cabeça. Com todas as caixas identificadas e colocadas nos devidos cômodos, basta separar um tempinho todos os dias para retirar os itens e colocá-los na nova moradia aos poucos. Nossa dica é começar pelas prioridades, que são os itens do banheiro, da cozinha e do quarto.

Se você morar sozinho, nós sugerimos que convide seus amigos e familiares para tornar a tarefa mais divertida, já que toda ajuda é bem vinda nesse momento.

Veja também:

Receba nossos conteúdos em seu e-mail