Levantar uma grana extra no orçamento é bom em qualquer época do ano, principalmente quando reforçamos uma economia mais sustentável através da venda de roupas usadas. Nós já até falamos da importância e dos benefícios do Slow Fashion por aqui, uma forma de consumir que aumenta o ciclo de vida da peça e colabora para uma compra mais consciente.
Pensando nisso, nós montamos um tutorial sobre como vender roupas usadas na OLX, com o passo a passo para ter seu anúncio completo e disponível para o Brasil todo na internet. Assim, se você não sabia onde vender roupas usadas, agora sabe: aqui! Olha só!
Separe as roupas

O primeiro passo para vender roupas usadas na internet é separar as que podem ser vendidas e as que valem doar, já que o estado da roupa deve ser o critério principal que define se ela pode ser repassada e a que preço. Comece separando o grosso, ou seja, tirando todas as peças que você não usa há meses (ou anos), as que não te fazem mais feliz e as que não te cabem mais. Se você tem filhos que já cresceram, pode aproveitar e vender roupas de bebê na OLX também.
Agora é hora do pente fino: separe em 5 categorias que vão facilitar os próximos passos:
- Roupa nova/com etiqueta
- Roupa de marca
- Roupa vintage/única
- Roupa atemporal/clássica
- Roupa danificada (ou que não será vendida) – categoria que vai definir quais devem ir para doação, quais podem passar por um conserto e quais devem ser encaminhadas para a reciclagem
Defina os preços

Depois de selecionar as roupas para venda, é hora de definir os preços. Nesse caso, o estado da peça, bem como a marca, influenciam no valor. Por isso, pesquise a faixa de preço das peças por categoria (aquelas descritas no primeiro passo). Vale destacar que peças consideradas “vintage”, por exemplo, podem valer um pouco mais também. E se você achar, na OLX, roupas baratas demais, dê uma olhada na descrição para saber o real estado da peça.
Faça reparos ou reformas em algumas roupas

Esse passo é muito importante para as roupas que estão na categoria “danificadas”. Pequenos defeitos, como botões perdidos, pequenos rasgos, buracos, e manchas podem ser consertados antes de serem vendidos, o que pode aumentar o valor da peça. Caso o conserto não seja sua praia, é só recorrer à costureira da família e dividir o valor da venda com ela, claro.
Outra opção criativa de como reaproveitar roupas usadas é reformar/restaurar algumas peças, dando um toque único à vestimenta. Em ambos os casos é indicado mencionar os reparos no anúncio, para que o comprador conheça todos os detalhes do produto que está no seu bazar de roupas usadas.
Tire boas fotos
Uma boa parte do interesse por roupas vem das fotos, enquanto a outra parte é da visibilidade de como elas ficam no corpo. Por isso, vale a pena se esforçar para criar um cenário improvisado para boas imagens, mesmo que você aplique a edição depois para melhorar a luz e o contraste – mas nada que mude a aparência do que está sendo vendido, ok?
- Encontre um lugar da casa que tenha boa iluminação, de preferência com um fundo claro e organizado
- Monte o espaço com uma decoração interessante, pode acrescentar algumas plantas pequenas ou grandes, por exemplo
- Escolha os melhores cabides para pendurar a roupa
- Tire fotos de vários ângulos para depois selecionar as melhores
- Tire fotos da roupa no corpo, se for possível. Se quiser preservar sua identidade ou da criança basta enquadrar a foto do pescoço pra baixo (isso também pode ser feito com um manequim)
Crie um anúncio na OLX

Criar um anúncio na OLX é fácil e rápido, tanto pelo computador quanto pelo celular. Você deve seguir essa sequência:
- Escolher a região onde você está
- Incluir as fotos
- Preencher o título
- Selecionar a categoria
- Descrever com todos os detalhes a roupa que está anunciando.
Para um anúncio ser completo ele deve conter todas as informações necessárias, inclusive os pontos negativos e/ou de atenção, como remendas, consertos, furos ou manchas. Vale caprichar no título e escolher palavras chamativas, com informações relevantes, como o ano que comprou a roupa ou a marca.
Na OLX, roupas usadas tem um limite de 40 anúncios gratuitos por mês. Mas, se você deseja anunciar uma quantidade maior de roupas, pode escolher entre pagar o anúncio extra ou conferir nossos pacotes de Planos Profissionais, que variam conforme a necessidade de cada anunciante.
Saiba mais: Anunciar na OLX: tutorial de como vender produtos usados na plataforma
Lave as peças

Quem não gosta de comprar roupas cheirosas e passadas? Esse detalhe passa despercebido, mas faz toda a diferença na hora das fotos e da entrega. O que acontece é que muitas vezes a roupa passou um bom tempo guardada e pode apresentar aquele cheiro de guardado bem conhecido por todos. Para não comprometer a saúde de quem vai adquirir sua roupa usada é só seguir essa dica, principalmente para roupas de bebê na OLX. Se você entregar a roupa com cheiro de amaciante e sem sinais de amassado, o comprador com certeza ficará ainda mais feliz.
Negociação e entrega

Depois que o anúncio for aprovado pela equipe da OLX, é hora de ficar atento ao chat da plataforma para responder quaisquer dúvidas que venham a surgir. O chat é o espaço mais indicado e seguro para quem anuncia na OLX, já que mantém um histórico da troca de informações e pode ser útil caso ocorra algum imprevisto durante a negociação. Lembre-se de responder com educação e paciência às dúvidas, sempre que tiver um tempo livre para não perder a venda.
A boa notícia é que a venda de roupas usadas na OLX ficou ainda mais fácil e segura com o pagamento online com garantia OLX. .Os principais benefícios para quem escolhe ativar esse serviço são a entrega para todo o Brasil por meio dos nossos parceiros logísticos e o recebimento do valor integral da venda, mesmo que a compra tenha sido parcelada em até 12 vezes. Para saber mais sobre como comprar e vender na OLX, acesse nosso artigo clicando aqui.
Saiba mais: Vantagens de comprar e vender 100% online na OLX
Veja também:
- Como anunciar na OLX: confira dicas para desapegar
- Quais são os tipos de entrega OLX e como escolher?
- Como ganhar dinheiro na internet: R$500 ou mais vendendo itens usados

A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.
