O que é Economia Circular?

A OLX é a maior representante da Economia Circular no Brasil; saiba mais.
mão segurando o símbolo economia circular

A economia circular é um conceito que nos faz repensar velhos hábitos de consumo que não contribuem com o futuro que queremos. O modelo circular, muito valorizado aqui na OLX, é uma maneira de reverter a escassez de recursos naturais gerada pelo modelo de economia linear. Ou seja, ela busca aumentar o ciclo de vida dos produtos para não termos que recorrer às energias não-renováveis, as levando até o ponto de serem extinguidas, impactando a vida das próximas gerações. 

A boa notícia é que a OLX é a maior representante dessa ideia no Brasil atualmente. Isso porque estimulamos uma cultura de consumo consciente, conectando pessoas na nossa plataforma para que elas possam comprar e vender de forma colaborativa e rápida. Quer saber mais como esse ciclo fomenta a construção de um futuro mais sustentável? Confira abaixo tudo sobre o modelo de Economia Circular!

Economia Circular: o que é?

A Economia Circular é um modelo de sistema econômico que garante o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais, desde o design dos produtos até a comercialização. Nela, o planejamento e a escolha correta de matérias primas durante o processo do produto – desde a embalagem até a maneira de consumir – são cruciais para definir o destino correto desses materiais após o uso.

Na sua essência, é a busca por reinvenção e sustentabilidade com foco nas gerações futuras e na manutenção dos ecossistemas para um equilíbrio socioambiental. Esse método circular é importante porque também busca reduzir o descarte precoce e indevido de produtos e materiais que causam o desequilíbrio ambiental e social (como o aquecimento global, por exemplo), além de evitar o consumo irresponsável de energias e recursos não-renováveis. Em resumo: desperdício não tem vez!

Saiba mais: Fast Fashion x Slow Fashion: como consumir de forma mais consciente?

Qual o objetivo da Economia Circular?

Símbolo da reciclagem em fundo laranja

O modelo de Economia Circular tem como objetivo aumentar o ciclo de vida dos produtos para evitar a extração de recursos naturais, como a água, o petróleo e o gás natural. É um dos caminhos para diminuir o impacto do consumismo desenfreado e da poluição no contexto social e ambiental.

Além de ter impactos positivos no meio ambiente, a prática traz benefícios para a sociedade. Isso ocorre na maneira como ela repensa os modelos de produção e negociação, através do incentivo às trocas e vendas de produtos usados e a reciclagem de resíduos, gerando renda e contribuindo para o dia a dia de muitas famílias, inclusive. 

Saiba mais: Anunciar na OLX: tutorial de como vender produtos usados na plataforma

Economia Circular: exemplos e como praticar

lixeiras recicláveis em fundo laranja

Algumas atitudes capazes de implementar a Economia Circular no seu dia a dia incluem:

  • Reusar e compartilhar materiais
  • Fazer a manutenção de produtos danificados (mas que têm conserto)
  • Restaurar e reciclar
  • Conhecer sobre a origem e processo de produção dos produtos antes de comprar
  • Descartar lixos de maneira correta, respeitando a separação dos materiais
  • Aproveitar ao máximo os alimentos
  • Oferecer carona ou reduzir o uso de veículos particulares (quanto menos carros na rua, melhor!)
  • Comprar e vender produtos seminovos ou usados

Por isso, nossa plataforma é um ótimo exemplo de como se fomenta a Economia Circular. Estimulando uma cultura de consumo consciente e na expectativa de um mundo melhor, criamos uma comunidade na qual milhões de pessoas se conectam de maneira colaborativa para passarem adiante um produto que ainda pode ter muita vida pela frente.

É assim, que influenciamos o aumento do ciclo de vida de carros, eletrônicos, roupas, eletrodomésticos, instrumentos, e tantos outros. Além disso, representamos uma alternativa para todas as pessoas que precisam repensar seus hábitos e construir uma nova forma de agir. Empoderamos brasileiros para que seus problemas sejam resolvidos com facilidade e segurança, e promovemos um tipo de empreendedorismo que fomenta a construção de um futuro mais sustentável. Afinal, cada pessoa que tem sucesso na sua compra ou na sua venda, acaba trazendo mais valor para sociedade em que vive, pois acreditamos que, além de possibilitar benefícios financeiros, contribuímos para o bem-estar das pessoas e do meio ambiente. Ou seja: com a OLX todo mundo ganha!

Veja também:

Receba nossos conteúdos em seu e-mail