Ainda em dúvida sobre como posicionar sua loja de veículos no meio digital? Anunciar carros pela internet pode parecer muito desafiador, considerando toda a estrutura necessária para ter visibilidade nas redes sociais. Estratégias de social media são muito eficazes, se bem executadas, com equipes de design, redação e monitoramento para que o perfil cresça e se torne competitivo diante de tantos concorrentes.
Por isso, muitas revendedoras e concessionárias estão optando por fazer parcerias com sites para anunciar carros, especializados em compra e venda pela internet. Estes portais de venda contam com espaços exclusivos para as lojas exibirem seus estoques, além de ferramentas de gestão e comunicação simplificadas, que possibilitam que o atendimento online não interfira na disponibilidade e na qualidade do atendimento na loja física.
Com as funcionalidades oferecidas pelas plataformas específicas para anunciar carros para vender, o gestor investe sem desperdícios, sem riscos financeiros e com a certeza de que cada anúncio resultará em uma oportunidade de venda.
O que são plataformas de vendas de carros?
Plataforma de vendas de carros é um espaço totalmente dedicado a conectar compradores e vendedores do mercado automotivo. Diferentemente das redes sociais, que têm um espaço de e-commerce, embora o objetivo seja o entretenimento, os sites de vendas são considerados marketplaces, ou seja, totalmente dedicados ao e-commerce, com layout, ferramentas e estrutura para atender às demandas dos lojistas e dos consumidores.
São tão importantes que até mesmo o Facebook, o Instagram e o WhatsApp tiveram que se adaptar para oferecer espaços de e-commerce. Esses espaços funcionam bem para vender comidas, cosméticos, serviços e outros produtos de baixo valor aquisitivo. Quando se trata de anunciar carros, no entanto, o público-alvo é muito mais criterioso na hora de decidir pela compra, por motivos óbvios.
Assim, uma plataforma de vendas de carros que dedica um espaço exclusivo para isso oferece benefícios que atraem o interesse e conquistam a confiança dos clientes. Inclusive, não é por acaso que a OLX, maior plataforma de compra e venda de carros do Brasil, tem mais de 20 milhões de usuários navegando pela vertical de automóveis todo mês e registra a venda de dois carros por minuto.
Como escolher a plataforma ideal para anunciar carros para vender?
Se a intenção é anunciar carros usados, novos ou seminovos de maneira profissional, consolidando um espaço exclusivo e rentável que permita aumentar as vendas e expandir a loja para o meio digital, o primeiro passo é escolher uma plataforma de venda de carros que já tenha grande visibilidade entre os consumidores.
Assim, para definir onde anunciar carros, é importante verificar:
- os feedbacks dos usuários sobre a plataforma, tanto dos consumidores quanto dos vendedores;
- a viabilidade financeira, considerando o gasto com anúncios e a expectativa de retorno;
- a competitividade, analisando se o valor dos veículos que se deseja vender e os benefícios que a loja oferece são compatíveis diante de outros anunciantes;
- os requisitos que a loja deve atender para anunciar pela plataforma;
- as facilidades que a plataforma oferece para o anunciante, a fim de evitar desperdícios de tempo e dinheiro;
- a adesão do público da região em que a loja se encontra, afinal, potenciais compradores de carros buscam na internet vendedores próximos a eles.
Diante disso, o site para anunciar venda de carros deve ter a transparência de entregar todos esses dados para o vendedor, funcionando como um parceiro de negócio que realmente auxilia nas tomadas de decisão.
6 benefícios de anunciar carros na internet
A partir das funcionalidades que a OLX oferece para seus anunciantes profissionais, é possível entender quais são os benefícios de incluir uma plataforma para anunciar carros no planejamento de marketing digital de revendedoras e concessionárias.
1. Capacidade de atrair novos clientes
Cerca de 80% do público do mercado automotivo busca por modelos, marcas e valores na internet antes de optar por entrar em contato com um vendedor, uma porcentagem que aumenta a cada ano. Isso significa que um anúncio bem posicionado no meio digital, por meio de sites para anunciar carros, faz com que os consumidores encontrem a loja com mais facilidade, especialmente em uma plataforma como a OLX, que recebe mensalmente a visita de 2/5 dos internautas brasileiros. É realmente muita oportunidade de venda!
2. Facilidade no acompanhamento dos resultados
O monitoramento dos resultados é muito mais simples, com tudo reunido em um mesmo lugar para consulta. É possível acompanhar as quantidades de visitas, de exibição do telefone e de solicitações de contato, com comparativos entre um período e outro. Isso facilita a tarefa de entender como se dá a jornada do consumidor e a geração de leads (potenciais clientes), permitindo tomadas de decisão assertivas.
3. Aumento e histórico de performance
Há diversas opções de pacotes de funcionalidades para aumentar a performance dos anúncios e tornar a loja mais visível e competitiva, uma mão na roda para o vendedor que visa bater as metas de vendas. Além disso, o histórico de desempenho pode ser acompanhado por meio de gráficos, que apresentam todas as informações necessárias para entender como aperfeiçoar as estratégias.
4. Alta visibilidade no meio digital
A plataforma da OLX já tem grande visibilidade no meio digital, e as lojas de carros conseguem tomar um pouco disso para si ao estruturar, dentro do site, um espaço exclusivo para reunir todos os modelos de carros à venda, o que favorece a experiência do consumidor. Também é possível atualizar e administrar cada anúncio de maneira simples, pela visualização do status de cada publicação.
5. Recursos integrados de atendimento ao cliente
Para atender o cliente de uma maneira consistente e rápida, ter diversos meios de contato (chats, e-mail, telefone e WhatsApp) só atrapalha, já notou? Por isso, um dos benefícios de anunciar carros por plataformas como a OLX é concentrar as solicitações de contato em um só lugar. Por meio de um canal de atendimento exclusivo, o gerenciamento dos clientes em fase de negociação é facilitado. Aliás, um atendimento rápido e personalizado aumenta, e muito, as chances de fechar negócio!
6. Acompanhamento de métricas
Para acelerar as vendas, é importante não só anunciar carros, mas também entender como as estratégias adotadas estão funcionando. Por isso, plataformas especializadas geram relatórios de forma automática e personalizada (por período, tipo de dado e loja), entregando análises preciosas para que as equipes, desde o financeiro até o atendente, possam trabalhar para melhorias, guiadas por dados autênticos.
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Para conhecer todos os recursos e benefícios que os parceiros OLX recebem para impulsionar suas vendas com anúncios de carros especializados, acesse: OLX Pro.
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