A última edição do NADA Show ocorreu em Dallas, no Texas, entre os dias 26 e 29 de janeiro de 2023, e reuniu profissionais da cadeia automotiva de todo o mundo. A eletrificação, que havia dominado os debates do evento em 2022, entrou em pauta sob um viés diferente, com palestras dedicadas a compreender dados dos novos comportamentos de consumo que devem guiar as escolhas de montadoras e concessionárias na oferta de veículos.
Outro tema que ganhou espaço na programação do NADA Show 2023 foi a digitalização dos processos de compra e venda, um modelo de negócio que avança por meio de iniciativas como a plataforma Carvana, que já tem adeptos nos Estados Unidos. Assim, o evento preocupou-se em mostrar aos dealers soluções alternativas para garantir que concessionárias e revendedoras se mantenham competitivas no mercado.
A jornalista Rafaela Borges participou da edição 2023 do NADA Show como correspondente da OLX e trouxe 7 lições aprendidas no evento que podem ser preciosas para quem atua no segmento no Brasil e quer atualizar as estratégias.
Sete lições do NADA Show 2023
- O carro elétrico é inevitável nos EUA e os dealers estão se preparando para a revolução que esses veículos vão causar em relação ao espaço físico, marketing, relacionamento com clientes e entrega de serviços.
- A redução da receita com serviços é uma consequência da eletrificação que preocupa os dealers, que estão cobrando das montadoras outras fontes para compensar essa perda.
- A Geração Z representa um desafio não apenas como consumidora, mas também como mão-de-obra, pela tendência crescente ao trabalho remoto.
- O carro elétrico passou a ser visto como uma demanda de médio prazo. No curto prazo, a prioridade é a digitalização de processos.
- Empresas como a Carvana, que promovem vendas 100% digitais de usados, são sucesso e têm aprovação do consumidor, deixando de ser preocupação para se tornar inspiração.
- Ante a Carvana, os dealers ainda oferecem como diferencial a possibilidade de ver e testar um carro, de maneira que isso deve ser usado estrategicamente para atrair o cliente.
- O consumidor americano continua comprando carros, com demanda semelhante à antes da pandemia. Só não compra mais porque não há estoque, devido à crise de produção causada pela escassez de semicondutores.
As 7 lições que o NADA Show 2023 nos ensinou possibilitam aplicar soluções e estratégias que coloquem o Brasil um passo à frente rumo ao futuro do setor automotivo. O evento nos fez pensar sobre os desafios de oferta e demanda, novas possibilidades de guiar o consumidor na jornada de compra digital e o interesse crescente por carros elétricos, algo que também já pode ser sentido entre os brasileiros da Geração Z, que buscam saídas sustentáveis e eficientes para a mobilidade urbana de maneira criteriosa.
Leia também:
- NADA Show 2023: saiba quais são as tendências do setor automotivo
- NADA Show 2023 cria novas conexões para o setor automotivo
- Carros PCD 2022: quais modelos atendem à nova legislação
- Site responsivo: por que sua loja de veículos precisa ter um?
- Tráfego pago ou orgânico: por onde começar a acelerar as vendas?
- Social commerce: utilizando as redes sociais a favor do seu negócio
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.