O sucesso de qualquer loja de veículos depende de uma gestão de estoque bem estruturada e alinhada ao plano de negócios, pois a falta de controle e atualização cria problemas no cotidiano de toda a equipe, gerando desperdícios financeiros e dificultando a rotina de trabalho.
O controle de entradas e saídas impacta o fluxo de caixa do setor financeiro, o sistema de reposição de modelos, a estratégia para escoar aqueles veículos que estão há muito tempo parados, os planejamentos de marketing e a personalização do atendimento ao cliente. Afinal, se ninguém sabe exatamente o que tem no estoque da loja de veículos, fica difícil tomar decisões práticas e abre-se muita margem para erro.
Acompanhe este artigo para conferir as dicas de gestão de estoque que a OLX preparou para você melhorar a eficiência do seu negócio!
O que é gestão de estoque?
A gestão de estoque de loja de veículos é um conjunto de práticas a serem estabelecidas pelo setor administrativo a fim de garantir que automóveis e outros produtos à venda estejam disponíveis nas quantidades adequadas, de acordo com a capacidade operacional do negócio, com a capacidade de armazenamento do espaço e com as possibilidades do fornecedor.
Assim, o objetivo da gestão de estoques é fazer um controle das compras e das vendas, ajustando a disponibilidade de modelos conforme a demanda, o capital de giro e o contexto da cadeia de suprimentos. Com isso, é possível aumentar a rentabilidade do negócio através de um bom atendimento e organização interna eficiente.
Importância de fazer a gestão do estoque de veículos
Se você se pergunta qual a importância da gestão de estoque, provavelmente já foi surpreendido por aquele carro parado na garagem por meses, que todo mundo esqueceu, perdendo a chance de propor uma ação de marketing para finalmente encontrar um comprador.
Ou ainda passou pela situação de comprar diversas unidades de um mesmo modelo que nem vendeu tão bem assim na última temporada, enquanto a marca mais procurada está em falta na sua vitrine. Problemas como esses são reflexos da falta de equilíbrio entre a composição do estoque da loja de veículos e a realidade da demanda do público consumidor.
Ter a gestão de estoque sob controle evita transtornos como esses e entrega diversos benefícios para todo o time, tais como:
- assertividade nas ordens de compra para reposição;
- insights para a equipe de marketing definir ações que melhorem o fluxo de vendas;
- dados estruturados para facilitar tarefas do setor financeiro, principalmente do fluxo de caixa;
- controle do histórico da loja por período, facilitando tomadas de decisão para criação de campanhas promocionais, feirões, entre outros;
- alinhamento da equipe de vendas para atender o cliente com excelência, com margem para negociações e a certeza de oferecer com agilidade o veículo que se encaixa ao perfil de cada comprador;
- diminuição de gastos com limpeza, manutenção e espaço de armazenamento.
Enfim, saber como fazer gestão de estoque melhora a eficiência operacional dos colaboradores e permite atualizar o plano de negócios a partir de uma administração guiada por dados internos.
5 dicas para fazer uma gestão de estoque de veículos eficiente
A maneira de fazer a gestão de estoque depende muito do porte da loja, do tipo de negócio (físico ou digital) e dos objetivos e metas de vendas, mas há algumas práticas universais importantes para quem quer aplicar melhorias de imediato e começar a proteger a rentabilidade da empresa.
1. Padronize os processos
É imprescindível que o modelo de registro de entradas e saídas seja fácil e acessível para todos os funcionários, por isso, é preciso padrões bem estabelecidos que facilitem o cotidiano e não gerem complicações no momento de atender o cliente. Daí a importância de treinar as equipes a partir desse planejamento operacional e da rotina da empresa, mantendo sempre todos na mesma página, o que facilita, inclusive, a adaptação de novos colaboradores.
2. Adote um sistema digital
A gestão de estoque fica muito mais fácil no meio digital, com uma plataforma integrada que permita registrar a quantidade de veículos por marca e modelo e que atualize os dados automaticamente a cada nova venda. Assim, todos têm visibilidade de quais modelos estão disponíveis, quais precisam de reposição e por quanto tempo os veículos ficam estocados até que as negociações se realizem.
3. Antecipe a demanda
Deixar faltar aquele veículo que tem bons índices de saída é um erro que pode fazer a loja perder oportunidades de vendas. Por isso, a gestão de estoque também deve incluir uma antecipação da demanda de acordo com o perfil do consumidor, a análise da concorrência e as tendências do mercado. Essa também é uma maneira de manter o negócio alinhado às novidades.
4. Registre todas as informações dos veículos
É importante não somente contabilizar os veículos disponíveis, mas também registrar informações completas sobre eles no sistema de gestão de estoque. Organizando dados como cor, quilometragem, ano, data de aquisição, quantidade de donos, histórico de manutenção (para além de marca e modelo), o vendedor tem mais facilidade e agilidade em atender às expectativas do cliente.
5. Tenha fornecedores parceiros
Para manter o estoque da loja de veículos sempre em dia e evitar déficits, é ideal ter um fornecedor parceiro, disponível para suprir sua demanda caso haja fluxos de saídas acima do esperado. Ter um fornecedor fixo, ou melhor, mais de um, melhora o controle de estoque e garante flexibilidade para atender agilmente aquele comprador que se diferencia do público comum da loja. Contatos de suprimentos não só de veículos, mas também de peças, serviços de manutenção, acessórios e tecnologia automotiva são importantes de se ter na manga.
Leia também:
Para concluir, vale ainda ressaltar a importância de o estoque estar atualizado de acordo com o contexto do mercado e as tendências do consumidor. Para isso, acompanhe o nosso blog OLX Autos, que sempre entrega conteúdos atuais para acelerar o seu negócio.
A Equipe OLX é composta por pessoas reais que conhecem e escrevem sobre as diferentes categorias e universos que compõem o Dicas OLX.